Denúncias e anúncios na temática biomas nos livros didáticos de ciências da natureza interlocuções decoloniais

Conteúdo do artigo principal

Raíza Padilha Scanavaca
Suzani Cassiani
Carolina Cavalcanti do Nascimento

Resumo

O artigo tem o objetivo de partilhar resultados da análise da temática biomas em didáticos de ciências da natureza. Buscamos investigar possíveis reproduções da colonialidade do saber, através do ensino de biomas na educação formal. Partimos do princípio que o conceito é muito importante na discussão e busca de soluções para a crise ambiental, e que carece de consenso entre ecólogos, sobre a distribuição pela América do Sul. Analisamos que além da heterogeneidade na identificação dos biomas nos livros didáticos, há fundamentos da ideologia neoliberal e racismo. Anunciamos através dessa análise a necessidade de uma educação que se coloque junto à luta pela terra das populações indígenas e tradicionais para a formação de pessoas capazes de agir pelas questões socioambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Scanavaca, R. P., Cassiani , S. ., & Nascimento, C. C. do. (2022). Denúncias e anúncios na temática biomas nos livros didáticos de ciências da natureza: interlocuções decoloniais. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(nesp.2), 872–887. https://doi.org/10.46667/renbio.v15inesp2.737
Seção
Dossiê Temático - Relações Étnico-raciais e o Ensino de Biologia
Biografia do Autor

Raíza Padilha Scanavaca, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Educação Científica - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil. Doutoranda - Universidade Federal da Bahia, BA, Brasil.

Suzani Cassiani , Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Campinas, SP - Brasil. Professora Titular - Universidade Federal de Santa Catarina.  Florianópolis, SC - Brasil.

Carolina Cavalcanti do Nascimento, Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina

Doutorado em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC - Brasil. Professora contratada - Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina - Centro de Educação de Jovens e Adultos / Modalidade Educação Escolar Quilombola. Florianópolis, SC - Brasil. 

Referências

BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política. Brasília, n. 11. p. 89-117, 2013.

BITTENCOURT, Maria. Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar. Tese (doutorado em educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.

CARNEVALLE, Maíra (Org.). Projeto Araribá Ciências 6º ano do ensino fundamental. 4.ed. São Paulo: Moderna, 2014.

CASSIANI, Suzani. Reflexões sobre os efeitos da transnacionalização de currículos e da colonialidade do saber/poder em cooperações internacionais: foco na educação em ciências. Revista Ciência e Educação. Bauru, v. 24, n. 1, p. 225-244, 2018.

CASTRO-GÓMEZ, Santiago. Ciências sociais, violência epistêmica e o problema da ‘invenção do outro’”. In: LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: Eurocentrismo e Ciências Sociais, perspectivas latino-americanas. CLACSO: Buenos Aires, 2005.

CLEMENTS, Frederic Edward. Dynamics of vegetation. New York: H.W. Wilson Co., 1949.

COUTINHO, Leopoldo Magno. O conceito de bioma. São Paulo, USP: 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/abb/a/RhxPXykYPBPbCQCxz8hGtSn/?format=pdf. Acesso em: 25 jan. 2022.

DIEGUES, Antonio Carlos. O mito da natureza moderna. São Paulo: Hucitec, 2001.

DUSSEL, Enrique. Europa, modernidade e eurocentrismo. In: LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais, perspectivas latino-americanas. Buenos Aires : CLACSO, 2005.

ESPINOSA, Yuderkys. Una declaracion feminista autonoma. El desafío de hacer comunidad en la casa de las diferencias. In: ENCUENTRO FEMINISTA AUTÓNOMO. Cidade del Mexico, 2009. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/552272062/Una-Declaracion-Feminista-Autonoma. Acesso em: 15 jan. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 57.ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.

GEWANDSZNAJDER, Fernando. Projeto Teláris 7º ano do Ensino Fundamental. 2.ed. São Paulo: Ática, 2015.

KOPENAWA, Davi; ALBERTO, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. Tradução Beatriz Perrone-Moisés. 5.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

MACEDO, Elizabeth. A imagem da ciência: folheando um livro didático. Revista Educação e Sociedade, v. 25, n. 86, p. 103-129, Campinas, 2004.

MIGNOLO, Walter. Desobediencia epistémica: retórica de la modernidad, lógica de la colonialidad y gramática de la descolonialidad. Buenos Aires: [s.n.] 2010.

MIRANDA, Cláudia; PASSOS, Ana H. Lugares epistêmicos outros para os novos estudos das relações raciais. Rio de Janeiro, 2011.

NASCIMENTO, Abdias. Processo de um racismo mascarado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

OLIVEIRA, Luiz Fernando. O que é uma educação decolonial. Revista Nuevamérica, Buenos Aires, v. 149, p. 35-39, 2016.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Os (des)caminhos do meio ambiente. São Paulo: Contexto, 1989.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais, perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005.

TAIBO, Carlos. Colapso: capitalismo terminal. Transição ecossocial ou ecofascismo. Tradução: Marília Andrade Torales Campos e Andréa Macedônio de Carvalho. Paraná: UFPR, 2020.

USBERCO, João et al. Companhia das ciências 7º ano do ensino fundamental. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

WALSH, Catherine. Interculturalidade crítica e pedagogia Decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In: CANDAU, Vera (Org.). Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 07 Letras, 2009.

Artigos Semelhantes

<< < 24 25 26 27 28 29 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.