Ensino de Biologia sob as lentes da Educação CTS uma análise crítica dos cadernos de apoio à aprendizagem do estado da Bahia
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A educação CTS objetiva formar cidadãos capazes de estabelecer relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Diante disso, os objetivos desta pesquisa são analisar as possibilidades e as limitações para se trabalhar as relações CTS no ensino de Biologia a partir dos Cadernos de Apoio à Aprendizagem. Para tanto, os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo e organizados em duas categorias: Potencialidades e Limitações das estratégias didáticas na articulação com os pressupostos CTS. A partir dos dados, foi observado que os cadernos apresentam potencial de diálogo com CTS. Entretanto, os documentos não se mostraram sensíveis ao contexto pandêmico no qual foram formulados. Ademais, as estratégias didáticas encontradas precisam ser aprimoradas para que se fundamentem nas relações CTS.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
ASSIS, J. G. de A.; GALVÃO, R. F. M.; CASTRO, I. R. de; MELO, J. F. de. Plantas Alimentícias Não Convencionais na Bahia: uma rede de consolidação. Agriculturas, v. 13, n. 2, p. 16-20, 2016. Disponível em: https://aspta.org.br/revista/v13-n2-plantas-alimenticias-nao-convencionais/plantas-alimenticias-nao-convencionais-na-bahia-uma-rede-em-consolidacao/. Acesso em: 03 fev. 2023.
BAHIA. Secretaria de Estado da Educação. Cadernos de Apoio a Aprendizagem - Biologia. Salvador: SEC-BA, 2021. Disponível em: http://www.educacao.ba.gov.br/midias/documentos/ensino-medio-biologia. Acesso em: 10 abr. 2022.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo, SP: Edições 70, 2016.
BEZERRA, J. S.; MAGNO, M. E. D. S. P.; MAIA, C. T. Desinformação, antivacina e políticas de morte: o mito (d) e virar jacaré. Revista Mídia e Cotidiano, v. 15, n. 3, p. 6-23, 2021. Disponível em: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/50944. Acesso em: 27 abr. 2023.
CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D.; CARVALHO, A. M. P. D. E.; PRAIA, J.; VILCHES, A. A Necessária renovação do ensino das Ciências. São Paulo: Cortez, 2005.
CAMPOS, F. R. Ciência, Tecnologia e Sociedade. Florianópolis: IF-SC, 2010.
CARVALHO, A. M. P. de. Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2017.
CAVALCANTI, D. B.; COSTA, M. A. F.; CHRISPINO, Á. Educação Ambiental e Movimento CTS, caminhos para a contextualização do Ensino de Biologia. Revista Práxis, v. 6, n. 12, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.25119/praxis-6-12-646. Acesso em: 27 abr. 2023.
CONRADO, D. M.; NUNES-NETO, N. Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas [online]. Salvador: EDUFBA, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.7476/9788523220174. Acesso em: 03 fev. 2023.
FLEURY, S.; MENEZES, P. Pandemia nas favelas: entre carências e potências. Saúde em debate, v. 44, p. 267-280, 2021.Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-11042020E418. Acesso em: 28 jan. 2023.
GOMES, N. L. Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag3.pdf. Acesso em: 27 abr. 2023.
LOPES, W. M.; CUNES, K. E. S.; DUTRA, B. K.; WOLLMANN, E. M. Construção dos saberes docentes e identidade docente de residentes no ensino remoto. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 13, n. 5, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.26843/rencima.v13n5a06. Acesso em: 27 abr. 2023.
MAIA, P.; JUSTI, R.; SANTOS, M. Aspects About Science in the Context of Production and Communication of Knowledge of COVID-19. Science &Education, v. 30, p. 1075-1098, 2021.Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11191-021-00229-8. Acesso em: 08 mar. 2023.
MARTINS, I. P. Revisitando orientações CTS| CTSA na educação e no ensino das ciências. APEduC Revista-Investigação e Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia, v. 1, n. 1, p. 13-29, 2020. Disponível em: https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/article/view/63/1. Acesso em: 27 abr. 2023.
MENDONÇA, M. H. M.; SILVA JUNIOR, A. G.; CUNHA, C. L. F.; LATGÉ, P. K. A pandemia COVID-19 no Brasil: ecos e reflexos nas comunidades periféricas. APS em Revista, v. 2, n. 2, p. 162-168, 2020.Disponível em: https://doi.org/10.14295/aps.v2i2.124. Acesso em: 28 jan. 2023.
MORENO-RODRÍGUEZ, A. S.; DEL PINO, J. C. Propostas didáticas com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS): Rumo à coerência epistemológica do trabalho docente. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 22, n. 1, p. 146-170, 2023.Disponível em:http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen22/REEC_22_1_7_ex1783_501.pdf. Acesso em: 27 abr. 2023.
PINHEIRO, M. M. Resistência à vacina: as polêmicas do passado e do presente. RECIMA21- Revista Científica Multidisciplinar, v. 4, n. 2, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2835. Acesso em: 06 mar. 2023.
REIS, R. F.; QUINTELA, B. M.; CAMPOS, J. O.; GOMES, J. M.; ROCHA, B. M.; LOBOSCO, M.; SANTOS, R. W. Characterization of the COVID-19 pandemic and the impact of uncertainties, mitigation strategies, and underreporting of cases in South Korea, Italy, and Brazil. Chaos, Solitons&Fractals, v. 136, n. 1, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.chaos.2020.109888. Acesso em: 27 abr. 2023.
RODRIGUES, V. A. B.; VON LINSINGEN, I.; CASSIANI, S. Formação cidadã na educação científica e tecnológica: olhares críticos e decoloniais para as abordagens CTS. Educação e Fronteiras, v. 9, n. 25, p. 71-91, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.30612/eduf.v9i25.11012. Acesso em: 10 mar. 2023.
SANTOS, V. T. dos. O ensino de Biologia de forma remota e a desconstrução de fakenews em tempos de Covid-19: relato de uma intervenção. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 247-267, 2020. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/368. Acesso em: 26 abr. 2023.
SILVA, A. M. (Não) é só uma gripezinha: argumentação e realidade forjada nos pronunciamentos de Jair Bolsonaro sobre a covid-19. Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, v. 2, n. 20, p. 4-28, 2020. Disponível em: http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2736. Acesso em: 27 abr. 2023.
SILVA, M. A. A. Ciência, tecnologia e sociedade, experimentação e formação inicial de professores de química: explorando possibilidades. 2016. 418 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2016. Disponível em: http://www2.uesb.br/ppg/ppgecfp/wp-content/uploads/2017/03/Mara-A-Alves-da-Silva.pdf. Acesso em: 28 Jan. 2023.
VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: Projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização. 10 ed. São Paulo: Editora Libertad, 2002.
VALLADARES, L. Scientific Literacy and Social Transformation. Science &Education, v.30, p. 557-587, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11191-021-00205-2. Acesso em: 08 fev. 2023.