Ensino de biologia e racismo representações de corpos negros em coleções didáticas de ciências da natureza e suas tecnologias
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo objetiva caracterizar a representação imagética de corpos negros em quatro coleções de livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, aprovadas no PNLD-EM/2021. Os critérios para aprovação das coleções têm íntima relação com a lei 10.639/03, que representa um compromisso com a educação das relações étnico-raciais e o combate ao racismo. A metodologia da pesquisa teve caráter quanti-qualitativo para analisar as coleções segundo o número total e o tipo de imagens em categorias analíticas. Os resultados indicam a ínfima presença de imagens de corpos negros, representando 12% das imagens totais. Os impactos que esta sub-representação negra causará na população estudantil precisam ser creditados à omissão dessas coleções, pois não mostram comprometimento com o combate do racismo.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
ALMEIDA, Silvio. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018.
AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues; FERRARO, Nicolau Gilberto; PENTEADO, Paulo Cesar Martins; TORRES, Carlos Magno; SOARES, Júlio; CANTO, Eduardo Leite do; LEITE, Laura Celloto Canto. Moderna Plus: ciências da natureza e suas tecnologias: manual do professor. São Paulo: Moderna, 2020.
BENVENUTO, Fabiana; AYRES, Ana. Cléa. Moreira. Currículo de Ciências e relações étnico-raciais: uma relação em construção. Revista da SBEnBio, v.7, p.1899-1910, 2014.
BOLSANELLO, Maria Augusta. Darwinismo social, eugenia e racismo “científico”: sua repercussão na sociedade e na educação brasileiras. Educar em Revista, v.12, p.153-165, 1996.
BRASIL. Decreto nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Diário Oficial da União, Brasília, 19 jul. 2017b. Seção 1, p. 7.
BRASIL. Decreto-Lei nº 91.542, de 19 de agosto de 1985. Institui o Programa Nacional do Livro Didático, dispõe sobre sua execução e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 20 ago. 1985. Seção 1, p. 12178.
CAVALCANTI, Erinaldo. Livro didático: produção, possibilidades e desafios para o ensino de História. Revista História Hoje, v.5, v.9, p.262-284, 2016.
CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e pesquisa, v. 30, n. 3, p. 549-566, 2004.
FARIAS, Eric Vinaud de Melo de; PEREIRA-FERREIRA, Cristiane; AZEVEDO, Hugo José; BARROS, Renanda. Paiva da Silva; COSTA, Elaine Cristina Pereira. 20 anos de Enpec: um levantamento sobre livros didáticos em Ciências Biológicas e Naturais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12., 2019. Atas do XII ENPEC, Natal, RN, 2019.
FERREIRA, Márcia Serra. S.; SELLES, Sandra Escovedo. Análise de livros didáticos em Ciências: entre as ciências de referência e as finalidades sociais da escolarização. Educação em Foco (Juiz de Fora), v.8, n.1-2, p. 63-78, 2004.
FREITAS, Neli Klix; RODRIGUES, Melissa Haag. O livro didático ao longo do tempo: a forma do conteúdo. DAPesquisa, v.3, n.5, p.300-307, 2008.
GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: HENRIQUES, R. (Org.). Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03. Brasília: Secad/MEC, 2005. p. 39-62.
GOULD, Stephen Jay. A falsa medida do homem. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
LEVY, Raquel Santos; SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Márcia Serra. Examining the ambiguities of the human race concept in biology textbooks: tensions between knowledge and values expressed in school knowledge. In: HAMMAN, M.; REISS, M.; BOULTER, C.; TUNNICLIFFE, S. D. (Org.). Biology in Context: Learning and teaching for the twenty-first century. Londres: Institute of Education University of London, 2008. p. 338-346.
LOPES, Mario Olavo da Silva. Representação étnico-racial nos livros didáticos de ciências da natureza. 2016. 73 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016.
LOPES, Sônia; ROSSO, Sergio. Ciências da Natureza. São Paulo: Moderna, 2020.
MARTINS, Isabel. Quando o objeto de investigação é o texto: uma discussão sobre as contribuições da Análise Crítica do Discurso da Análise Multimodal como referenciais para a pesquisa sobre livros didáticos de Ciências. In: Nardi R (Org.), A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. p. 95-116. São Paulo: Escrituras, 2007.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
MUNAKATA, Kazumi. O livro didático como mercadoria. Pro-Posições, v. 23, n.3, p. 51-66, 2012.
OLIVEIRA, Ana Carolina Pereira. Finalidades da Disciplina Escolar Biologia nas Políticas Curriculares (1996-2018). 2021. 93 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ: UFF, 2021.
PRALON, Lúcia. Imagem e produção de sentido: as fotografias no livro didático. In: MARTINS, I.; GOUVÊA, G.; VILANOVA, R. O livro didático de Ciências: contextos de exigência, critérios de seleção, práticas de leitura e uso em sala de aula. Rio de Janeiro, 2012.
PINHEIRO, Regiane Machado de Souza; ECHALAR, Alda Daniele Lima; QUEIROZ, José Rildo. As políticas públicas de livro didático no Brasil. Educar em Revista, 37: e81261, 2021.
ROSA, Marcelo Daquino; MEGID NETO, Jorge. Livro didático de Ciências, Programa Nacional do Livro Didático e Indústria cultural: alguns elementos para reflexão. Revista da SBEnBio, v.9, p.1346-1357, 2016.
SANTOS, Kelly Cristina dos. Diálogo: ciências da natureza e suas tecnologias: manual do professor. São Paulo: Moderna, 2020.
SANTOS, Lucas Santiago; TOLENTINO NETO, Luiz Caldeira Brant. De que forma pessoas negras têm sido representadas em livros didáticos de Ciências utilizados em escolas públicas de Santa Maria- RS? Research, Society and Development, v. 7, n. 9, p. 1-16, 2018.
SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Márcia Serra. Influências histórico-culturais nas representações sobre as estações do ano em livros didáticos de Ciências. Ciência & Educação, v.10, n. 1, p.101-110, 2004.
SEPULVEDA, Claudia; LIMA, Diego de Brito; RIBEIRO, Mariléa Gonçalves; ARTEAGA, Juan Manuel Sánchez. Variabilidade humana, raça e o debate sobre cotas raciais em universidades públicas: articulando ensino de genética à educação em direitos humanos. In: TEIXEIRA, P. P.; OLIVEIRA, R. D. V. L.; QUEIROZ, G. R. P. C. (Org.). Conteúdos cordiais: biologia humanizada para uma escola sem mordaça. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2019. p. 85-105.
SILVA, Ingrid Letícia Pinto Marinho; AYRES, Ana Cléa Moreira. Diversidade e ensino de ciências: análise da produção envolvendo as relações étnico-raciais em periódicos nacionais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12., 2019. Atas do XII ENPEC, Natal, RN, 2019.
SILVA, Ana Célia A discriminação do negro no livro didático. 2. ed. Salvador: Edufba, 2004. 112p.
SILVÉRIO, Florença Freitas; MOTOKANE, Marcelo Tadeu O corpo humano e o negro em livros didáticos de Biologia. Contexto & Educação, Ano 34, nº 108, p. 26-41, maio/ago. 2019.
SOUZA, Bárbara Cristina Morelli; AYRES, Ana Cléa Moreira. Questões étnico-raciais no ensino de Ciências: um panorama dos trabalhos publicados em eventos e revistas da área. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2018. Anais...Belém, PA: IEMCI, UFPA, 2018. p.3969-3978.
THOMPSON, Miguel; RIOS, Eloci Peres; SPINELLI, Walter; REIS, Hugo; SANT’ANNA, Blaidi; NOVAIS, Vera Lúcia Duarte de; ANTUNES, Murilo Tissoni. Conexões: ciências da natureza e suas tecnologias: manual do professor. São Paulo: Moderna, 2020.
TRIVELATO, Silvia. Que corpo/ser humano habita nossas escolas? In: MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA M. S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2005.
VALIENTE, Carine; SELLES, Sandra. Representação de corpos humanos em livros didáticos de Ciências em perspectivas históricas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11., 2017. Atas do XI ENPEC, Florianópolis, SC, 2017.
VALIENTE-VIANNAY, Carine Costa. O corpo humano e o ensino de ciências: analisando os livros didáticos sob uma perspectiva sócio histórica. 2016. 186 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro . São Gonçalo, RJ: UERJ, 2016.
VERRANGIA, Douglas. Criações docentes e o papel do ensino de Ciências no combate ao racismo e a discriminações. Educação em Foco (Juiz de Fora), v. 21, n.1, p.79-103, 2016.
WADE, Peter. Raça: natureza e cultura na ciência e na sociedade. In: HITA, M. G. (Org.). Raça, racismo e genética: em debates científicos e controvérsias sociais. Salvador: EDUFBA, 2017. p. 47-80.