Tendências da produção acadêmica em ensino de biologia no Brasil um panorama fundamentado na análise de dissertações e teses
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Relatamos investigação envolvida na análise de dissertações e teses em Ensino de Biologia, defendidas entre 1972 e 2016. A análise foi norteada pelos seguintes descritores: evolução quantitativa da produção; instituições de origem; titulação; autores e viés de sexo ou gênero; nível escolar; focos temáticos; gêneros de trabalho acadêmico. Nos resultados, descrevemos brevemente detalhes sobre a base institucional sustentadora desses trabalhos; depois centramos foco nas tendências que marcam esses estudos, sobretudo em relação aos contextos de ensino privilegiados, às linhas temáticas de investigação e alguns elementos de natureza metodológica. Sob fundamentação dos achados da pesquisa, na parte final do artigo tecemos reflexões sobre os rumos dessa produção acadêmica e suas conexões com o campo mais amplo de Educação em Ciências.
Downloads
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
ABELL, S. K.; LEDERMAN, N. G. (Org.). Handbooks of research on science education. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associations, 2007.
ALVES, K. S. G. A didática das ciências no Brasil: um olhar sobre uma década (2003-2012). Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil, 2016.
ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: desafios contemporâneos. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 1, n. 1, 2006, p. 43-57.
ANDRÉ, M.; PRINCEPE, L. O lugar da pesquisa no mestrado profissional em educação. Educar em Revista, v. 63, 2017, p. 103-117.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: MEC/SEB, 1996.
CACHAPUZ, A.; PRAIA, J.; GIL-PÉREZ, D.; MARTÍNEZ-TERRADES, F. A emergência da didáctica das ciências como campo específico de conhecimentos. Revista Portuguesa de Educação, v. 14, n. 1, 2001, p. 155-195.
CARVALHO, I. C. M.; FARIAS, C. R. O. Um balanço da produção científica em educação ambiental de 2001 a 2009. Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 46, 2011, p. 119-134.
CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Porto Alegre, RS, Penso, 2014.
DELIZOICOV, D. Pesquisa em ensino de Ciências como Ciências Humanas Aplicadas. In: NARDI, R. (Org.). A pesquisa em Educação em Ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007, p. 413-449.
DELIZOICOV, D.; SLONGO, I. I. P. S.; LORENZETTI, L. Um panorama da pesquisa em educação em ciências desenvolvida no Brasil de 1997 a 2005. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 12, n. 3, 2013, p. 459-480.
DUARTE, M. C. O estado da arte na pesquisa em Educação em Ciências em Portugal. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 1, 2002, p. 5-24.
EL ANDALOUSSI, K. Pesquisas-ações: ciências, desenvolvimento, democracia. São Carlos, SP: Ed. UFSCar, 2004.
EYBE, J.; SCHMIDT, H.-J. Quality criteria and exemplary papers in chemistry education research. International Journal of Science Education, v. 23, 2001, p. 209-225.
FENSHAM, P. J. Defining an identity: the evolution of science education as a field of research. Dordrecht: Kluwer Academic, 2004.
GATTI, B. A produção da pesquisa em educação no Brasil e suas implicações socio-político-educacionais: uma perspectiva da contemporaneidade. In: CONFERÊNCIA DE PESQUISA SÓCIO-CULTURAL, 3., 2000. Anais... Campinas, SP, 2000.
GIL-PÉREZ, D. Diez años de investigación en didáctica de las ciencias: realizaciones y perspectivas. Enseñanza de las Ciências, v. 12, n. 2, 1994, p. 154-164.
GIL-PÉREZ, D.; CARRASCOSA, J.; MARTÍNEZ TERRADES, F. El surgimiento de la didática de las ciencias como campo específico de conocimientos. Revista Educación y Pedagogía, v. 25, p. 15-65, 1999.
KRASILCHIK, M. Os caminhos do ensino de ciências no Brasil. Em Aberto, v. 11, n. 55, p. 3-8, 1992.
LEE, M.‐H.; WU, Y.‐T.; WU; TSAI, C-C Research trends in Science Education from 2003 to 2007: a content analysis of publications in selected journals. International Journal of Science Education, v. 31, n. 15, p. 1999-2020, 2009.
LUCAS, A. M. Tendencias en la investigación sobre la enseñanza/aprendizaje de la Biologia. Enseñanza de las Ciencias, v. 4, n. 3, p. 189-198, 1986.
MACEDO, E.; SOUSA, C. P. A pesquisa em educação no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 43, p. 166-176, 2010.
MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo, SP: Cortez, 2009.
MARTÍNEZ TERRADEZ, I. La didáctica de las ciencias como campo específico de conocimientos. Génesis, estado actual y perspectivas. Tesis Doctoral. Valéncia: Universitat de Valéncia, 1998.
MEGID NETO, J.; CARVALHO, L. M. Pesquisas de Estado da Arte: fundamentos, características e percursos metodológicos. In: ESCHENHAGEN, M. L.; GUERRERO PINO, G.; VÉLEZ CUARTAS, G.; MALDONADO, C. (Org.). Construcción de problemas de invstigación: diálogos entre el interior y el exterior. Lisboa: Romano Torres, 2019.
MEGID NETO, J. Origens e desenvolvimento do campo de pesquisa em Educação em Ciências no Brasil. In: NARDI, R.; GONÇALVES, T. V. O. A pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil. São Paulo: Livraria da Física, 2014. p. 98-139.
MEGID NETO, J.; CARVALHO, L. M. Pesquisas de Estado da Arte: fundamentos, características e percursos metodológicos. In: ESCHENHAGEN, M. L. et al. (Org.). Construcción de problemas de investigación: diálogos entre el interior y el exterior. Medellin, Colômbia: Universidade Pontifícia Bolivariana, 2018, p. 97-113.
NARDI, R. A pesquisa em ensino de ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo, SP: Escrituras, 2007.
QUEIROZ, C. O gênero da Ciência: diálogo com teorias feministas abre novas frentes de investigação em distintas áreas do conhecimento. Pesquisa Fapesp, n. 289, 2020, p. 18-25.
ROMANOVSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006.
SALEM, S. Perfil, evolução e perspectivas da pesquisa em Ensino de Física no Brasil. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo, 2012.
SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Disciplina escolar Biologia: entre a retórica unificadora e as questões sociais. In: MARANDINO, M. et al. (Ed.). Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói, RJ: EdUff, 2005. p. 50-62.
SEVERINO, A. J. Mestrado profissional: mais um equívoco na política nacional de pós-graduação. Revista de Educação, v. 21, 2006, p. 9-16.
SOARES, M. B. Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento. Brasília, DF: INEP/REDUC, 1989.
SOARES, M. B.; MACIEL, F. Alfabetização. Brasília, DF: MEC/INEP/COMPED, 2000.
TABER, K. S. Science education as a field of scholarship. In: TABER, K. S.; AKPAN, B. (Ed.). Science Education: an international course companion. Rotterdam: Sense Publishers, 2017. p. 3-18.
TABER, K. S.; AKPAN, B. Science Education: an international course companion. Rotterdam: Sense Publishers, 2017.
TEIXEIRA, P. M. M. Pesquisa em Ensino de Biologia no Brasil (1972-2004): um estudo baseado em dissertações e teses. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2008.
TEIXEIRA, P. M. M. A temática da formação de professores: uma análise baseada em trabalhos acadêmicos da subárea de ensino de Biologia. In: AUGUSTO, T. G. S.; LONDERO, L. (Org.). Formação de professores em Ciências da Natureza: percursos teóricos e práticas formativas. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018. p. 223-250.
TEIXEIRA, P, M, M. Produção acadêmica em ensino de Biologia: análise sobre dissertações e teses e derivações reflexivas para a área de educação em ciências. Revista Brasileira de Educação, v. 26, e260097, 2021, p. 1-25.
TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID NETO, J. Pós-Graduação e pesquisa em ensino de Biologia no Brasil: um estudo baseado em dissertações e teses. Ciência & Educação, v. 17, n. 3, 2011, p. 559-578.
TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID NETO, J. O estado da arte da pesquisa em ensino de Biologia no Brasil: um panorama baseado na análise de dissertações e teses. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 11, n. 2, p. 273-297, 2012.
TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID NETO, J. A produção acadêmica em ensino de Biologia no Brasil - 40 anos (1972-2011): base institucional e tendências temáticas e metodológicas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. 2, p. 521-549, 2017.
TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID NETO, J. Uma proposta de tipologia para pesquisas de natureza interventiva. Ciência & Educação, v. 23, n. 4, p. 1055-1076, 2017a.
TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID NETO, J. Sobre a pesquisa-ação nas dissertações e teses em ensino de Biologia (1972-2011). Alexandria: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 283-308, 2018.
TERRAZZAN, E. A. Inovação escolar e pesquisa sobre formação de professores. In: NARDI, R. (Org.). A pesquisa em ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo, SP: Escrituras, 2007, p. 145-192.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo, SP: Editora Cortez, 2011.
TSAI, C.-C.; WEN, L.M.C. Research and trends in science education from 1998 to 2002: a content analysis of publication in selected journals. International Journal of Science Education, v. 27, 2005, p. 3-14.
VILLANI, A.; PACCA, J. L. A. Como avaliar um projeto de pesquisa em Educação em Ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 6, n. 1, p. 7-28, 2001.