Abordagem temática para o ensino de Biologia o rio formate como espaço para abordar Botânica e Ecologia

Conteúdo do artigo principal

Ana Paula Dutra dos Santos Sampaio

Resumo

A pesquisa discute a promoção do ensino de Biologia, especificamente dos conteúdos de Botânica e Ecologia, a partir da Abordagem Temática no desenvolvimento de uma Sequência Didática e uma aula de campo em um espaço não formal adjacente à escola, o Rio Formate, localizado na comunidade em que está inserida a instituição de ensino referência na pesquisa. Este trabalho focaliza a aplicação de uma Sequência Didática (SD) investigativa para o ensino de Botânica e Ecologia na Educação Básica, com destaque para práticas de campo que favoreçam avanços na perspectiva crítica de olhar o ambiente em que se localiza, incentivando a autonomia e o protagonismo dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa em educação, uma intervenção pedagógica desenvolvida em ambiente escolar, cujos dados foram colhidos no transcurso da intervenção e abordados qualitativamente. Com resultado, destaca-se, no processo de aprendizagem, a sensibilização para ressignificação, apropriação e reconstrução dos conceitos de Botânica e Ecologia, os quais valorizaram e potencializaram os conhecimentos prévios do aluno a respeito do Rio Formate.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Sampaio, A. P. D. dos S. (2022). Abordagem temática para o ensino de Biologia: o rio formate como espaço para abordar Botânica e Ecologia. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(2), 1071–1083. https://doi.org/10.46667/renbio.v15i2.819
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Ana Paula Dutra dos Santos Sampaio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática -  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Vitória, ES - Brasil. Gestora Escolar - Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo (SEDU). Vitória, ES - Brasil.

Referências

CAMPOS, Carlos Roberto Pires; SILVA, Marcelo Scabelo da; FERRAZ, V. V. R.; LOPES, F. P.; CONDE, J. Aula de campo na Floresta Nacional de Pacotuba (ES): aprendizagem colaborativa na formação continuada de professores de Ciências da Natureza. Ensino, Saúde e Ambiente, Niterói, v. 11, n. 3, p. 68-96, 2018. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/21548/16024 . Acesso em: 15 nov. 2019.

LIMA, D. B. O ensino investigativo e suas contribuições para a aprendizagem de Genética no Ensino Médio. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2012.

MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Marcia Serra. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.

SANTIAGO, Izabella Costa. Refazer o caminho da história local: uma possibilidade de ensino a partir da parceria “escola & comunidade”. 2018. 205 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Humanidades) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018. Disponível em: https://repositorio. ifes.edu.br/bitstream/handle/123456789/434/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Refazer_caminho_da_hist%c3%b3ria_local.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 4 jul. 2020.

SECRETARIA DE ESTADUAL DE ENSINO DO ESPÍRITO SANTO. Plano de Retorno às Aulas Presenciais da Rede Pública Estadual de Ensino do Espírito Santo. Espírito Santo: SEDU, 2022.

SENICIATO, Tatiana; CAVASSAN, Osmar. Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências: um estudo com alunos do Ensino Fundamental. Ciência e Educação, Bauru, v. 10, n.1, pp. 133-147, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/d5zfyGJTDgv9nrw6hkWrbZK/?lang=pt. Acesso em: 18 jul. 2020.

SOLINO, A. P.; GEHLEN, S. T. Abordagem temática freireana e o ensino de ciências por investigação: possíveis relações epistemológicas e pedagógicas. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 19, n. 1, pp. 141-162, 2014. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/download/100/71 . Acesso em: 27 ago.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.