Conceitos fundamentais da Ecologia no ensino fundamental: uma análise a partir da Base Nacional Comum Curricular e de entrevistas com especialistas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho objetivou identificar conceitos fundamentais no ensino de Ecologia para os anos finais do ensino fundamental, a fim de contribuir para a reflexão sobre a construção de um currículo que tenha como foco a socialização dos saberes científicos, preconizado pela pedagogia histórico-crítica. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com especialistas da área de estudo da Ecologia e análise da Base Nacional Comum Curricular. Como resultados temos que “interações ecológicas” e “conservação” são conceitos em comum nas duas fontes pesquisadas e em um processo de depuração dos conceitos indicados, entende-se “interações ecológicas” um conceito fundamental dentro do ensino da Ecologia e “conservação” uma consequência do processo de ensino e aprendizagem dos demais conceitos da Ecologia.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
ACOT, P. História da ecologia. Rio de Janeiro: Campus, 1990.
ANUNCIAÇÃO, B. C. P. A pedagogia histórico-crítica na formação inicial de professores de química na UFBA: limites e possibilidades no estágio curricular. 2014. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual da Feira de Santana, Salvador, 2014.
BEGON, M.; TOWNSEND, C.R.; HARPER, J.L. Ecologia: de indivíduos a ecossistemas. 4.ed. Porto Alegre: ArtMed, 2007.
BIANCHI, V. A construção dos conceitos sobre as interações ecológicas e suas implicações nas práticas agrícolas. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 1998.
BRANDO, F. et al. A articulação entre os conhecimentos de Ecologia: noções de professores em formação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 8., 2011, Campinas, SP. Anais... Campinas, SP: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, s/p.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, Consed, Undime, 2018.
CAPRA, F. Alfabetização ecológica: o desafio para a educação do século 21. In: TRIGUEIRO, A. Meio ambiente no século 21: 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de conhecimento. Campinas: Armazém do Ipê, 2005.
CÁSSIO, F. L. Base Nacional Comum Curricular: ponto de saturação e retrocesso na educação. Retratos da Escola, Brasília, v. 12, n. 23, p. 239-254, 2018.
CAVALCANTE, J.S. et al. A fotografia como ferramenta no ensino de Ecologia. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 4., 2014, Ponta Grossa, PR. Anais... Ponta Grossa, 2014, sem paginação.
CONTIN, C.; MOTOKANE, M.T. A imagem da Ecologia em alunos do ensino médio do município de Ribeirão Preto. Revista do EDICC (Encontro de divulgação de ciência e cultura), Campinas, v.1., n. 1., p. 58-66, 2012.
DUARTE, N. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos - contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas: Autores Associados, 2016.
FREIRE, C.C.; DE CASTRO, R.F.; MOTOKANE, M.T. O conceito de interações ecológicas em livros didáticos de biologia. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Curitiba, v. 9, n. 2, p. 131-148, 2016.
GAMA, C. N.; DUARTE, N. Concepção de currículo em Dermeval Saviani e suas relações com a categoria marxista de liberdade. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 21, p. 521-530, 2017.
JESUS, G.B. de. Interações ecológicas nos anos iniciais do ensino fundamental: possíveis contribuições para o ensino de Ecologia. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2016.
JÚNIOR, R.M. O estudo de Ecologia no ensino médio: uma proposta metodológica alternativa. 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
KRASILCHIK, M. Prática de ensino de Biologia. 3.ed. São Paulo: Harbra, 1996.
KRIZEK, J. P. O.; MULLER, M. V. D. V. Desafios e potencialidades no ensino de ecologia na educação básica. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, p. 700-720, 2021.
LACREU, L.I. Ecologia, ecologismo e abordagem ecológica no ensino de ciências naturais. In: WEISSMANN, H. (org.). Didática das ciências naturais: contribuições e reflexões. Porto Alegre: ArtMed, 1998. p. 127-152.
LAGO, A.; PÁDUA, J.A. O que é Ecologia. São Paulo: Brasiliense, 1985.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MALANCHEN, J.; ANJOS, R. E. O papel do currículo escolar no desenvolvimento humano: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural. Germinal: marxismo e educação em debate, Campinas, v. 5, n. 2, p. 118-129, 2013.
MALANCHEN, J.; TRINDADE, D. C.; JOHANN, R. C. Base Nacional Comum Curricular e Reforma do Ensino Médio em tempos de pandemia: considerações a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. Momento-Diálogos em Educação, Rio Grande, v. 30, n. 01, 2021.
MANZOCHI, L.H. A participação do ensino de Ecologia em uma educação ambiental voltada para a formação da cidadania: situação das escolas de 2º grau no município de Campinas. 1994. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1994.
MARICATO, F.E.; CALDEIRA, A.M. de A. O conceito de interação biológica/ecológica: contribuição aos estudos em epistemologia da biologia e ao ensino de biologia. Acta Scientiarum. Education, Maringá, v.39, n.4, p. 441-451, 2017.
MARSIGLIA, A. C. G. et al. A Base Nacional Comum Curricular: um novo episódio de esvaziamento da escola no Brasil. Germinal: marxismo e educação em debate, v. 9, n. 1, p. 107-121, 2017.
MARTINS, L. M.; LAVOURA, T. N. Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação. Educar em Revista, v. 34, p. 223-239, 2018.
MATTOS, K. R. C.; AMESTOY, M. B.; TOLENTINO-NETO, L. C. B. O Ensino de Ciências da Natureza nas versões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 18, n. 40, p. 22-34, abr. 2022.
MAYR, E. Isto é biologia: a ciência do mundo vivo. São Paulo: Companhia das letras, 2008.
MELLO, L.M. de. O formalismo entre os discursos das diferentes Ecologias. 2006. Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2006.
MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28.ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
MOTOKANE, M.T.; TRIVELATO, S.L.F. Reflexões sobre o ensino de Ecologia no Ensino Médio. In: In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - ENPEC, 2., 1999, Valinhos, SP. Anais... Valinhos, SP: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências., 1999, sem paginação.
ODUM, E.P.; BARRETT, G.W. Fundamentos da Ecologia. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
QUESADO, L.B.; RIOS, E. dos S. Interações ecológicas nos livros didáticos do ensino médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, - ENPEC, 8., 2011, Campinas, SP. Anais... Campinas, SP: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011.
RAMALHO, C.W.N. A natureza da natureza em Marx. Revista Tomo, São Cristóvão, SE, n. 17, p. 153-181, 2010. Disponível em: https://seer.ufs.br›index.php›tomo›article›download. Acesso em: 13 jul. 2023.
RICKLEFS, R.E. A economia da natureza. 3.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1996.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11.e.d. Campinas: Autores associados, 2012.
SAVIANI, D.; DUARTE, N. A formação humana na perspectiva histórico-ontológica. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, RJ, v. 15, n. 45, p. 422-433, 2010.
SAVIANI, D.; DUARTE, N. Conhecimento escolar e luta de classes. Campinas: Autores Associados, 2021.
SENICIATO, T.; CAVASSAN, O. O ensino de Ecologia e a experiência estética no ambiente natural: considerações preliminares. Rev. Ciência e Educação, Bauru, v. 15, n. 2, p. 393-412, 2009.
SILVA, C.P. Ensino de Ecologia em uma perspectiva crítica: o desaparecimento de abelhas como estudo de caso socioambiental no Ensino Médio. 2018. 118f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
SOUZA, F.A.C. de. A relação natureza-sociedade no modo de produção capitalista. Revista em Pauta, Rio de Janeiro, v. 13, n. 35, p. 153-168, 2015.
TARLAU, R.; MOELLER, K. O consenso por filantropia: como uma fundação privada estabeleceu a BNCC no Brasil. Currículo sem fronteiras, v. 20, n. 2, p. 553-603, 2020.