Conceitos fundamentais da Ecologia no ensino fundamental: uma análise a partir da Base Nacional Comum Curricular e de entrevistas com especialistas

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Hinan Tsai Sun
Luciana Maria Lunardi Campos

Resumo

Este trabalho objetivou identificar conceitos fundamentais no ensino de Ecologia para os anos finais do ensino fundamental, a fim de contribuir para a reflexão sobre a construção de um currículo que tenha como foco a socialização dos saberes científicos, preconizado pela pedagogia histórico-crítica. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com especialistas da área de estudo da Ecologia e análise da Base Nacional Comum Curricular. Como resultados temos que “interações ecológicas” e “conservação” são conceitos em comum nas duas fontes pesquisadas e em um processo de depuração dos conceitos indicados, entende-se “interações ecológicas” um conceito fundamental dentro do ensino da Ecologia e “conservação” uma consequência do processo de ensino e aprendizagem dos demais conceitos da Ecologia.

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Como Citar
Tsai Sun, H., & Campos , L. M. L. (2023). Conceitos fundamentais da Ecologia no ensino fundamental: uma análise a partir da Base Nacional Comum Curricular e de entrevistas com especialistas . Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(nesp.1), 888–908. https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.1038
Seção
Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia
Biografia do Autor

Hinan Tsai Sun, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestre em Educação para a Ciência - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Bauru, SP - Brasil. Doutoranda em Educação para a Ciência - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Bauru, SP - Brasil. Professora Substituta da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho , Brasil. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Bauru, SP - Brasil. 

Luciana Maria Lunardi Campos , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutora em Educação - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Bauru, SP - Brasil.
Professor Assistente do Instituto de Biociências - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Bauru, SP - Brasil.

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