Mudança de lentes e a prática docente o besouro da complexidade ecológica para uma análise paradigmática do componente curricular prática de ecologia na licenciatura em ciências biológicas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A Prática de Ecologia é um componente curricular da licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública de Pernambuco. Uma fundamentação teórica e metodológica embasada nos paradigmas sistêmico, complexo e ecológico e aplicada à Prática de Ecologia criou condições para mudanças na prática docente. Este componente foi analisado na perspectiva da pesquisa temática organizada em torno de uma reflexão paradigmática da ciência com foco na ecologia. Este trabalho conta com descrição analítica do componente, incluído aspectos da construção e prática didático-pedagógica adotada. O relato de experiência permitiu o exercício da complexidade na articulação com métodos, perspectivas e teorias, bem como autoanálise do professor formador sobre sua práxis, contribuindo com os debates sobre a ação pedagógica em ecologia na licenciatura.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
ALMEIDA, Daniel Manzoni de. O desenvolvimento da escrita argumentativa nas aulas de imunologia do ensino superior por metodologias ativas. Revista Compartilhe Docência, v. 1, n. 2, p. 3-19, 2016. Disponível em: http://www.pgbioquimica.icb.ufmg.br/docs/ORIPROD00098.pdf . Acesso em: 15 out. 2023.
ANDRADE-MONTEIRO, Angélica Suelle França; BRAYNER-LOPES, Fernanda Muniz; CARNEIRO-LEÃO, Ana Maria dos Anjos. Mobilizando os saberes docentes: rumo à compreensão dos processos biológicos em uma perspectiva sistêmico-complexa. Ensaio, v. 24, e10426. DOI: https://dx.doi.org/10.1590/1983-21172019210101
BALL, Stephan J. Education reform: a critical and post-structural approach. Buckingham/Philadelphia: Open University Press, 1997. DOI: https://doi.org/10.2307/3121942
BEHRENS, Marilda Aparecida. A prática pedagógica e o desafio do paradigma emergente. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 80, n. 196, p. 383-403, 1999. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.80i196.977
BEHRENS, Marilda Aparecida; OLIARI, Anadir Luiza T. A evolução dos paradigmas na educação: do pensamento científico tradicional à complexidade. Diálogo Educacional, v. 7, n. 22, p. 53-66, 2007. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/de/v07n22/v07n22a04.pdf . Acesso em: 15 out. 2023.
BEHRENS, Marilda Aparecida; RAU, Débora Toniolo; KOBREN, Roseane D.; BRECAILO, Daianne. Paradigmas da ciência e o desafio da educação brasileira. Revista Diálogo Educacional, v. 6, n. 18, p. 183-194, 2006. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/de/v06n18/v06n18a16.pdf . Acesso em: 15 out. 2023.
BEHRENS, Marilda Aparecida; RODRIGUES, Daniela Gureski. Paradigma emergente: um novo desafio. Pedagogia em Ação, v. 6, n. 1, p. 51-64, 2015. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/9233/7685. Acesso em: 03 abr. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 19 mar. 2023.
CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 2006.
CAULFIELD, Jack. How to do thematic analysis. SCRIBBR, 6 set 2019. Disponível em: https://www.scribbr.com/methodology/thematic-analusis/. Acesso em: 14 fev. 2022.
COUTO, Janaína Albuquerque; SÁ, Risonilta Germano Bezerra de; AQUINO, Rafael Santos de; BRAYNER-LOPES, Fernanda Muniz; CARNEIRO-LEÃO, Ana Maria dos Anjos; JÓFILI, Zélia Maria Soares. O modelo das Múltiplas Perspectivas – Pernambuco e a Bioquímica: vivenciando uma alternativa teórico-metodológica durante a formação inicial de professores. Revista da SBEnBio, n. 9, p. 3886-3896, 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf Acesso em: 20 jul. 2023.
DALTRO, Mônica Ramos; FARIA, Anna Amélia de. Relato de experiência: uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisa em Psicologia, v. 19- n. 1, p. 223-237, jan./abr. 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812019000100013. Acesso em: 24 jun. 2021.
DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v 14, n. 1, p. 268-288, 2017. DOI: https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.268-288.404
FARIAS, Carmen Roselaine de Oliveira; GUILHERME, Betânia Cristina; ALMEIDA, Argus Vasconcelos de. A dimensão prática na formação inicial: reinterpretações locais das políticas curriculares para a Licenciatura em Ciências Biológicas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – ENPEC, 9., 2013. Atas do... Águas de Lindóia, SP, 10 a 14 de novembro de 2013. Disponível em: https://abrapec.com/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R1650-1.pdf Acesso em: 20 fev. 2023.
GONZÁLEZ, Enrique Luengo. Las vertientes de la complejidad: pensamiento sistémico, ciencias de la complejidad, pensamiento complejo, paradigma ecológico y enfoques holistas. Guadalajara, México: ITESO, 2018. 220 p. Disponível em: https://biblioteca.clacso.edu.ar/Mexico/cip-iteso/20200713053001/pdf_1795.pdf . Acesso em: 15 out. 2023.
JATOBÁ, Sérgio Ulisses Silva; CIDADE, Lúcia Cony; VARGAS, Glória Maria. Ecologismo, Ambientalismo e Ecologia Política: diferentes visões da sustentabilidade e do território. Sociedade e Estado, v. 24, n. 1, p. 47-87, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/se/a/CSrVxYphhYvHrgcZgRNF8WF/?lang=pt . Acesso em: 04 mai. 2022.
KRIZEK, João Pedro Ocanha; MULLER, Marcus Vinícius D. Vieira. Desafios e potencialidades no ensino de ecologia na educação básica. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 700–720, 2021. DOI: https://doi.org/10.46667/renbio.v14i1.401
KUHN, Thomas Samuel. A estrutura das revoluções científicas. Tradução de Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. 9. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013. Disponível em: https://ppec.ufms.br/files/2020/10/A-estrutura-das-revoluções-científicas-Kuhn.pdf . Acesso em: 15 out. 2023.
LEFF, Enrique. Complexidade, interdisciplinaridade e saber ambiental. Olhar de Professor, v. 14, nº. 2, p. 309-335, 2011.
DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.14i2.0007
MACÊDO, Patrícia Barros de. Significados sistêmico-complexos mediados pela linguagem audiovisual: investigando os fatores bio-sócio-histórico-culturais que permeiam as interações entre “ser humano-ambiente-teia alimentar”. 2019. 286 f. Tese (Doutorado em Ensino das Ciências e Matemática) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, Pernambuco, 2019. Disponível em: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8326 . Acesso em: 15 de out. 2023.
MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educ. Soc. Campinas, v. 27, n.4, p.47-69, jan./abr. 2006.
https://doi.org/10.1590/S0101-73302006000100003
MARIOTTI, Humberto. As paixões do ego: complexidade, política e solidariedade. São Paulo: Palas Athena, 2000.
MORIN, Edgar. A religação dos saberes. 3 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
MARTINAZZO, Celso José; DRESCH, Óberson Isac. O desafio escolar do ensino por disciplina e a necessidade da religação dos saberes. Educação, v. 39, n. 21, p. 289-300, 2014.
DOI: http://dx.doi.org/10.5902/198464449234
NEVES, Camila Ferreira Pinto das. Cursos de graduação em Ecologia no Brasil: paradigmas e perspectivas formativas. 2012. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande, Rio Grande do Sul, 2012. Disponível em: http://repositorio.furg.br/handle/1/4781 . Acesso em: 15 out. 2023.
PIENTA, Ana Cristina G.; BERTICELLI, Danilene D.; GASPAR, Maria Dagmas R.; BEHRENS, Marilda A. Educação, formação profissional docente e os paradigmas da ciência. Olhar do professor, v. 8, n. 2, p. 93-106, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1442 . Acesso em 15 out. 2023.
PINTO-COELHO, Ricardo Motta. Fundamentos em Ecologia. Porto Alegre: Artmed, 2002.
SILVA, Francisca Patrícia Ferreira; FEITOSA, Raphael Alves. A fotografia como ferramenta para o ensino de Biologia no sertão nordestino: narrativas do projeto “Biofotografia”. Experiências em Ensino de Ciências, v. 14, n. 2, p. 335-350, 2019. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID616/v14_n2_a2019.pdf . Acesso em: 15 out. 2023.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3.ed. 6ª. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
SHULMAN, Lee S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 4, p. 4-14, 1986. DOI: https://doi.org/10.2307/1175860
SIQUEIRA, Jéssiklécia Josinalva de; FARIAS, Carmen Roselaine de Oliveira. O movimento cartonero no desenvolvimento de aprendizagens e práticas socioambientais. In: Anais do 4º Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências – CONAPESC, Campina Grande-PB, 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br/edicao/detalhes/anais-iv-conapesc Acesso em: 21 out. 2023.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.