O terceiro domínio da vida análise do ensino de Archaea em escolas de ensino médio do Distrito Federal, Brasil

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Felipe de Araújo Mesquita
Marlene Teixeira de Souza

Resumo

Historicamente, as semelhanças entre Archaea e Bacteria levaram ao agrupamento desses dois domínios de procariotos na mesma categoria taxonômica (Reino Monera). O objetivo deste estudo foi analisar o ensino sobre Archaea no nível médio em três escolas públicas do Distrito Federal, a partir da perspectiva de professores, estudantes e da análise de livros didáticos. Foram aplicados questionários a docentes e discentes para identificar os aspectos que norteiam o ensino desse tema. Os resultados mostraram que o ensino sobre Archaea ocorre de forma reducionista. Estudantes não reconhecem características básicas desses microrganismos e não discriminam corretamente membros alocados nesses dois domínios. Uma das duas obras didáticas analisadas ainda adota o sistema de classificação dos organismos em cinco reinos e apresenta informações restritas sobre o assunto.

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Como Citar
Mesquita, F. de A. ., & Souza, M. T. de. (2022). O terceiro domínio da vida: análise do ensino de Archaea em escolas de ensino médio do Distrito Federal, Brasil. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(2), 1122–1146. https://doi.org/10.46667/renbio.v15i2.841
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Felipe de Araújo Mesquita, Universidade de Brasília

Graduação em Ciências Biológicas - Universidade de Brasília (UnB) Brasília, DF - Brasil. Mestrando em Biologia Microbiana - Universidade de Brasília (UnB) Brasília, DF - Brasil.   

Marlene Teixeira de Souza, Universidade de Brasília

Doutora em Biologia Molecular - Universidade de Brasília (UnB) Brasília, DF - Brasil. Professora Associada IV da Universidade de Brasília (UnB), Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular. Universidade de Brasília (UnB) Brasília, DF - Brasil. 

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