O componente curricular Ciências no currículo Bahia continuidades e rupturas com a BNCC

Conteúdo do artigo principal

Jéssica Gomes das Mercês Costa
Edinaldo Medeiros Carmo
Sandra Lúcia Escovedo Selles

Resumo

Este artigo objetiva compreender a configuração do componente curricular Ciências no Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB), tomando com abordagem teórico-metodológica o ciclo de políticas de Stephen Ball e colaboradores. Destarte, o documento baiano foi comparado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mediante a avalição da escrita, estrutura e discursos materializados na disciplina Ciências. Os resultados apontam que este componente curricular na Base Nacional apresenta uma configuração limitante para a formação integral, com uma estrutura normativa, uma escrita prescritiva e apresenta discursos que cerceiam o processo de ensino e aprendizagem mediante monitoramento dos conhecimentos. No DCRB, a proposta do ensino de Ciências se apresenta mais dialógica e ampla, visto que relaciona o ensino de Ciências com diversas abordagens que visam a formação integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Costa, J. G. das M., Carmo, E. M., & Selles, S. L. E. (2023). O componente curricular Ciências no currículo Bahia: continuidades e rupturas com a BNCC. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(nesp.1), 577–601. https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.1115
Seção
Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia
Biografia do Autor

Jéssica Gomes das Mercês Costa, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Educação - Universidade Federal Fluminense (UFF).  Niterói, RJ - Brasil. 

Edinaldo Medeiros Carmo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação - Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ - Brasil. Professor Adjunto  - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Vitória da Conquuista, BA - Brasil.

Sandra Lúcia Escovedo Selles, Universidade Federal Fluminense

Doutora pelo Center For Science Education - University of East Anglia, Inglaterra. Professor Titular da Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ - Brasil. 

Referências

APPLE, M. W. Para além da lógica do mercado: compreendendo e opondo-se ao neoliberalismo. Trad. Gilka Leite Garcia, Luciana Ache. Rio de Janeiro: DP&A. 2005.

BAHIA. Documento curricular referencial da Bahia para educação infantil e ensino fundamental. Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019.

BALL, Stephen. Educação Global S. A.: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Tradução de Janete Bridon. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2014.

BALL, Stephen. Sociologia das políticas educacionais e pesquisa crítico-social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa em política educacional. Currículo sem Fronteiras, n. 6, v. 2, 10-32, 2006. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol6iss2articles/ball.pdf Acesso em: 04 mar. 2023.

BORBA, Rodrigo Cerqueira do Nascimento; ANDRADE, Maria Carolina Pires de; SELLES, Sandra Escovedo. Ensino de Ciências e Biologia e o cenário de restauração conservadora no Brasil: inquietações e reflexões. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 144-162, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.12957/riae.2019.44845 Acesso em: 04 mar. 2023.

BRANCO, Emerson Pereira; BRANCO, Alessandra Batista Godoi; IWASSE, Lilian Fávaro Alegrâncio; ZANATTA, Shalimar Calegari. O Ensino de Ciências no Brasil: dilemas e desafios contemporâneos. Revista Valore, Volta Redonda, n. 3, Edição Especial, p. 714-725, 2018. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/181/186 Acesso em: 04 mar. 2023.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: Ministério da Educação, Brasília, DF, 2018.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2022: notas estatísticas. Brasília, DF: Inep, 2023.

CAETANO, Maria Raquel. As reformas educativas globais e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Revista Textura, Canoas, v. 22, n. 50, p. 33-53, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-v22n50-5397 Acesso em: 04 mar. 2023.

COMPIANI, M. Comparações entre a BNCC atual e a versão da consulta ampla, item Ciências da Natureza. Ciências em Foco, Campinas, v. 11, n. 1, p. 91-106, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/15027/10086 Acesso em: 23 abr. 2023.

COSTA, Jéssica Gomes das Mercês. Os contextos de influência e produção da base nacional comum curricular: um enfoque na disciplina escolar ciências. 2021. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2021.

FRANCO, Luiz Gustavo; MUNFORD, Danusa. Reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular: Um olhar da área de Ciências da Natureza. Horizontes, Itatiba, v. 36, n. 1, p. 158-170, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i1.582 Acesso em: 04 mar. 2023.

GALIAN, Cláudia Valentina Assumpção. Os PCN e a elaboração de propostas curriculares no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 44, n. 153, p. 648-669, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/198053142768 Acesso em: 04 mar. 2023.

GIROTTO, Eduardo Donizeti. Entre o abstracionismo pedagógico e os territórios de luta: a Base Nacional Comum Curricular e a defesa da escola pública. Horizontes, Itatiba, v. 36, n. 1, p. 16-30, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i1.603 Acesso em: 04 mar. 2023.

GOODSON, Ivor Frederick. Aprendizagem, currículo e política de vida: obras selecionadas de Ivor F. Goodson. Tradução de Daniela Barbosa Henriques. Petrópolis: Vozes, 2020.

GOODSON, Ivor Frederick. Currículo, narrativa pessoal e futuro social. Tradução de Henrique Carvalho Calado. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2019.

GOODSON, Ivor Frederick. Currículo: teoria e história. Tradução de Attílio Brunetta. 15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

GOODSON, Ivor Frederick. A construção social do currículo. Lisboa: EDUCA, 1997.

LAVAL, C. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Trad. Mariana Echalar. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2019.

LEITE, Rosana Franzen; RITTER, Olga Maria Schimidt. Algumas representações de ciência na BNCC – Base Nacional Comum Curricular: área de Ciências da Natureza. Temas & Matize, Cascavel, v. 11, n. 20, p. 1-7, 2017. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/15801/11581 Acesso em: 04 mar. 2023.

LOPES, Alice. Casimiro. Políticas de integração curricular. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008.

LOPES, Alice. Casimiro. Currículo e epistemologia. Ijuí: Ed. Ijuí, 2007.

LOPES, Alice. Casimiro. Políticas curriculares: continuidade ou mudança de rumos? Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 26, p. 109-118, ago., 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782004000200009 Acesso em: 04 mar. 2023.

LOPES, Alice. Casimiro. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.

LOPES, Alice. Cassimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 47-69, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302006000100003 Acesso em: 04 mar. 2023.

MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Márcia Serra. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed., São Paulo: Hucitec-Abrasco, 2014.

NASCIMENTO, Fabrício do, FERNANDES, Hylio Laganá; MENDONÇA. Viviane Melo de. O ensino de Ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 10, n. 39, p. 225-249, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639728 Acesso em: 04 mar. 2023.

PINHÃO, Francine; MARTINS, Isabel. Cidadania e ensino de ciências: questões para o debate. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 18, n. 3, p. 9-29, set.-dez., 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-21172016180301 Acesso em: 04 mar. 2023.

RAMOS, Marise Nogueira. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? 3. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

RICARDO, Elio Carlos. Discussão acerca do ensino por competências: problemas e alternativas. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 140, p. 605-628, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742010000200015 Acesso em: 04 mar. 2023.

SELLES, Sandra Escovedo. A BNCC e a Resolução CNE/CP no 2/2015 para a formação docente: a “carroça na frente dos bois”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 35, n. 2, p. 337-344, ago. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p337 Acesso em: 17 maio 2023.

SELLES, Sandra Lúcia Escovedo; OLIVEIRA, Ana Carolina Pereira de. Ameaças à disciplina escolar biologia no “Novo” Ensino Médio (NEM): atravessamentos entre BNCC e BNC-Formação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação Em Ciências, Belo Horizonte, v. 22, p. 1-34, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u13531386 Acesso em: 17 maio 2023.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed.; 11. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

SOUZA, Rosa Fátima de. Inovação educacional no século XIX: a construção do currículo da escola primária no Brasil. Cadernos Cedes, Campinas, ano XX, n. 51, p. 9-28, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-32622000000200002 Acesso em: 04 mar. 2023.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.