Formação de professores/as de Biologia para a educação das relações étnico-raciais análise curricular de uma licenciatura e da prática docente

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Lara Melo Andrade
Lia Midori Meyer Nascimento

Resumo

Este artigo propõe discutir a importância da educação das relações étnico-raciais no currículo de formação inicial de professores/as de ciências biológicas a partir do relato de uma professora de ciências e da análise curricular de uma licenciatura. Este trabalho trata-se de um estudo de caso, no qual, por meio de uma entrevista semiestruturada e da análise documental com base na Análise Textual Discursiva, os dados foram coletados. As contribuições da professora entrevistada junto à análise curricular evidenciaram um avanço, no caso estudado, na inserção da ERER no currículo, ressaltando a importância da abordagem da ERER na formação docente. Além disso, apontam para a necessidade de investigar de que forma essa abordagem tem impactado a formação de professores/as.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Andrade, L. M., & Nascimento, L. M. M. (2023). Formação de professores/as de Biologia para a educação das relações étnico-raciais: análise curricular de uma licenciatura e da prática docente. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(nesp.1), 493–512. https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.990
Seção
Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia
Biografia do Autor

Lara Melo Andrade, Universidade Federal da Bahia

Licenciada em Ciências Biológicas - Universidade Federal de Sergipe (UFS). Aracaju, SE - Brasil. Mestranda em Ensino, Filosofia e História das Ciências - Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador, BA - Brasil.

Lia Midori Meyer Nascimento, Universidade Federal de Sergipe

Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências - Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador, BA - Brasil. Docente - Universidade Federal de Sergipe (UFS). Aracaju, SE - Brasil.

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