O ensino da Paleontologia por meio de uma aula prática relato de experiência docente
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiência de uma prática pedagógica sobre Paleontologia, construção de fósseis, com uma turma de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus Vila Velha. De natureza qualitativa, apoiada nos fundamentos da teoria das competências de Philippe Perrenoud, buscou-se, por meio de uma atividade prática, compreender conceitos paleontológicos de forma criativa e lúdica. A aplicação desta atividade prática mostrou-se relevante para trabalhar o tema de fósseis no ensino fundamental como possibilidade de replicação. A proposta permite a participação ativa dos alunos, o desenvolvimento de suas habilidades, da autonomia e do pensamento científico e crítico.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
ABAIDE, J. P. Fósseis: riqueza do subsolo ou bem ambiental? Curitiba: Editora Juruá. 2010.
ALMEIDA, C. N; ARAÚJO, C; MELLO, E. F. Geologia nas escolas de ensino básico: a experiência do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Terra e Didática, Campinas, SP, v. 11, n. 3, p. 150-161, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8643643 . Acesso em: 18 ago. 2022.
BACCI, D. de La C. (org.). Geociências e educação ambiental. Curitiba: Ponto Vital Editora, 2015.
BARTZIK, F.; ZANDER, L. D. A importância das aulas práticas de Ciências no Ensino Fundamental. @rquivo Brasileiro de Educação, v. 4, n. 8, p. 31-38, 26 mar. 2017.
BOGDAN, R. C; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Tradução: Maria João Alvarez; Sara Bahia dos Santos; Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto editora, 1994.
BRANCO, P. M. O que são e como se formam os fósseis? SGB Serviço Geológico do Brasil - CRPM, 2014. Disponível em: http://www.cprm.gov.br/publique/SGB-Divulga/Canal-Escola/O-que-sao-e-como-se-formam-os-fosseis%3F-1048.html . Acesso em: 11 ago. 2022.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 18 ago. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)/Diretoria de Avaliação da Educação Básica – SAEB. Plano de Desenvolvimento da Educação: Prova Brasil. Brasília, 2011. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/prova%20brasil_matriz2.pdf . Acesso em: 07 ago. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
COMPIANI, M. Geologia/Geociências no ensino fundamental e a formação de professores. Geologia USP: Publicação Especial, São Paulo, v.3, p.13-30, set. 2005.
CRUZ, L. C. O; MORAES, S. S; CHAVES, R. S. Importância dada à Paleontologia e Geologia no ensino de Ciências Naturais e Biologia: o que mudou?. Terrae Didática, Campinas, SP, v. 15, p. 1 a 13, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8654886 . Acesso em: 18 ago. 2022.
CRUZ, S. F. C. F.; BOSETTI, E. P. A geografia e a paleontologia: perspectivas de inter-relações no ensino fundamental. Revista Terr@ Plural, Ponta Grossa, v. 1, n. 2, p. 129-128, 2007. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/tp/article/viewFile/1158/872 . Acesso em: 09 nov. 2023.
IZAGUIRRY, B. B. D. et al. A Paleontologia na escola: uma proposta lúdica e pedagógica em escolas do município de São Gabriel, RS. Cadernos da Pedagogia, v. 7, n. 13, 2014.
KAUARK, F. S. et al. LAPEC - Laboratório de Práticas de Ensino de Ciências do campus Vila Velha do Ifes: um lugar onde se aprende a ensinar. Editora do Ifes. 2015. Disponível em: https://educimat.ifes.edu.br/images/stories/Publica%C3%A7%C3%B5es/Produtos%20Educacionais/2015-PE-Fabiana-da-Silva-Kauark.pdf . Acesso em: 30 set. 2022.
MORAES, S. S.; SANTOS, J. F.S.; BRITO, M. M. M. (2007). Importância dada à Paleontologia na educação brasileira: uma análise dos PCN e dos livros didáticos utilizados nos colégios públicos de Salvador, Bahia. In: CARVALHO, I. S. et al. (ed.). Paleontologia: cenários da vida. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2007, volume 2, p. 71-75. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/299444406_Importancia_dada_a_Paleontologia_na_educacao_brasileira_uma_analise_dos_PCN_e_dos_livros_didaticos_utilizados_nos_colegios_publcios_de_Salvador_-_Bahia . Acesso em: 18 ago. 2022.
NOVAIS, T. et al. Uma experiência de inserção da paleontologia no ensino fundamental em diferentes regiões do Brasil. Terrae Didática, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 33-41, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637308 . Acesso em: 11 ago. 2022.
PEACOCK, M. The effect of authentic materials on the motivation of EFL learners. ELT Journal, p. 144-1531, abril, 1997.
PERRENOUD, P. Construir competências é virar as costas aos saberes?. Pátio – Revista Pedagógica, Porto Alegre, n. 11, p. 15-19, nov. 1999. Disponível em: http://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_1999/1999_39.html . Acesso em: 07 ago. 2022.
PILETTI, C. (org.). Didática especial. 6.ed. São Paulo: Ática S.A, 1988.
RONQUI, L; SOUZA, M. R. de; FREITAS, F. J. C. de. A importância das atividades práticas na área de biologia. Revista científica da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal – FACIMED. 2009. Cacoal – RO. Disponível em: http://www.facimed.edu.br/o/revista/pdfs/8ffe7dd07b3dd05b4628519d0e554f12.pdf . Acesso em: 09 nov. 2023.
SCHWANKE, C; SILVA, M. A. J. Objetivos e princípios da Paleontologia. In: CARVALHO, I. S. (ed.). Paleontologia. 2.ed. Rio de Janeiro: Interciência. 2004. vol.2, p.123-130.
SILVA, F. K. M. e COMPIANI, M. Análise das imagens geocientíficas em livros didáticos. IV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 4., 2002. Anais... São Paulo, 2002. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/iv-enpec/painel/PNL058.pdf. Acesso em: 05 out. 2022.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.