O ensino da Paleontologia por meio de uma aula prática relato de experiência docente

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Franciny da Silva Santos
Giseli da Silva Lucas
Verônica Machado de Oliveira
Jeane Santos de Jesus
Carlos Roberto Pires Campos

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência de uma prática pedagógica sobre Paleontologia, construção de fósseis, com uma turma de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus Vila Velha. De natureza qualitativa, apoiada nos fundamentos da teoria das competências de Philippe Perrenoud, buscou-se, por meio de uma atividade prática, compreender conceitos paleontológicos de forma criativa e lúdica. A aplicação desta atividade prática mostrou-se relevante para trabalhar o tema de fósseis no ensino fundamental como possibilidade de replicação. A proposta permite a participação ativa dos alunos, o desenvolvimento de suas habilidades, da autonomia e do pensamento científico e crítico.

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Como Citar
Santos, F. da S., Lucas , G. da S., Oliveira, V. M. de, Jesus, J. S. de, & Campos , C. R. P. (2023). O ensino da Paleontologia por meio de uma aula prática: relato de experiência docente. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(2), 1279–1296. https://doi.org/10.46667/renbio.v16i2.912
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Franciny da Silva Santos, Instituto Federal do Espírito Santo

Mestranda no programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) - Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Vila Velha, ES - Brasil. Professora de Ciências - Prefeitura Municipal de Alfredo Chaves, Alfredo Chaves, ES - Brasil

Giseli da Silva Lucas , Instituto Federal do Espírito Santo

Mestranda no programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) -  Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Vila Velha, ES - Brasil. Professora de Ciências - Prefeitura Municipal de Marataízes. Marataízes, ES - Brasil 

Verônica Machado de Oliveira, Instituto Federal do Espírito Santo

Mestranda no programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) -  Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Vila Velha, ES - Brasil. Professora de Biologia - Sesi, Cariacica, ES - Brasil 

Jeane Santos de Jesus, Instituto Federal do Espírito Santo

Mestranda no programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) - Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Vila Velha, ES - Brasil. 

Carlos Roberto Pires Campos , Instituto Federal do Espírito Santo

Doutor em História Social - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Docente titular - Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Vila Velha, ES - Brasil. 

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