Avaliação da aprendizagem no ensino de Biologia análise das ancoragens das representações sociais de professores

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Diego Mota
Silvana Soares de Araujo Mesquita

Resumo

Esse estudo tem como objeto de análise a construção dos sentidos das práticas avaliativas de professores de Biologia de um contexto educacional. Sob a perspectiva da Teoria das Representações Sociais, são discutidas as ancoragens que fundamentam seus saberes e orientam suas práticas avaliativas. Pretende-se ampliar, com o olhar psicossocial, a interpretação das tensões construídas entre os conhecimentos profissionais e as representações do trabalho do professor. Os resultados anunciam uma rede de significados que destacam a força das normas institucionais sobre o trabalho docente, associada à metáfora de uma engrenagem, sugerindo que essa representação social está ancorada na imagem de um protótipo de escola, em sua representação sobre a cultura escolar e na centralidade dos conteúdos disciplinares em suas práticas pedagógicas.

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Como Citar
Mota, D., & Mesquita, S. S. de A. (2023). Avaliação da aprendizagem no ensino de Biologia: análise das ancoragens das representações sociais de professores. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(1), 163–182. https://doi.org/10.46667/renbio.v16i1.957
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Diego Mota, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutor em Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Rio de Janeiro,RJ -  Brasil. Professor - Colégio Pedro II. São Cris´tóvão, RJ - Brasil.

Silvana Soares de Araujo Mesquita, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, RJ - Brasil. Professora Adjunta Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, RJ - Brasil

 

 

 

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