Regulações e sistemas de raciocínio nas políticas de currículo o caso da investigação científica escolar

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Maíra Clasen Massarani
Andre Vitor Fernandes dos Santos

Resumo

O texto se propõe a apresentar uma análise acerca de como o enunciado sobre investigação científica escolar vem sendo veiculado em diferentes momentos históricos no âmbito das disciplinas escolares Ciências e Biologia e nas políticas de currículo contemporâneas. As análises realizadas se baseiam na abordagem discursiva para a produção de uma História do Currículo. Sinalizamos a forma como a investigação científica é retratada na BNCC e no Currículo em Movimento, política curricular do Distrito Federal. Ao apresentar as análises sinalizamos como os princípios são traduzidos no âmbito das formulações curriculares e indicamos a necessidade de se apostar em uma agenda de pesquisa que explore como tais traduções se dão no contexto da prática.

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Como Citar
Massarani, M. C., & Santos, A. V. F. dos. (2023). Regulações e sistemas de raciocínio nas políticas de currículo: o caso da investigação científica escolar. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(nesp.1), 705–727. https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.1093
Seção
Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia
Biografia do Autor

Maíra Clasen Massarani, Universidade de Brasília

Mestre em Biologia Comparada - Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP - Brasil. Mestranda em Educação em Ciências - Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF - Brasil. Professora de Biologia - Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Brasília, DF - Brasil.

Andre Vitor Fernandes dos Santos, Universidade de Brasília

Doutor em Educação - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Professor adjunto - Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF - Brasil.

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