A prática social como fundamento do ensino-aprendizagem uma proposta para o conteúdo verminoses no ensino médio

Conteúdo do artigo principal

Lucas Martins de Avelar
Lucas Nunes Guimarães
Adrielly Rodrigues Alves
Simone Sendin Moreira Guimarães
Rones de Deus Paranhos

Resumo

O objetivo do artigo é analisar o papel da prática social como fundamento do ensino-aprendizagem. Foi elaborada uma sequência didática sobre o conteúdo verminoses a partir da didática para a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) proposta por Gasparin (2012). Os educandos e educandas trazem aspectos de sua prática social pessoal e coletiva, os quais são ou não apropriados de acordo com a qualidade das relações de ensino-aprendizagem que se dão na educação escolar. O par conteúdo-forma e a afetividade devem ser considerados na atividade pedagógica com vista a ressignificação da prática social dos discentes pelos saberes sistematizados. É importante compreender o docente como organizador do meio social educativo, e da necessidade da inserção da PHC nos cursos de formação de professores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Avelar, L. . M. de, Guimarães, L. N. ., Alves, A. R. ., Guimarães , S. S. M. ., & Paranhos, R. . de D. (2022). A prática social como fundamento do ensino-aprendizagem: uma proposta para o conteúdo verminoses no ensino médio. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(1), 45–66. https://doi.org/10.46667/renbio.v15i1.397
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Lucas Martins de Avelar, Universidade Federal de Goiás

Doutorando e Mestre em Educação em Ciências e Matemática - Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia, GO - Brasil.

Lucas Nunes Guimarães, Universidade Federal de Goiás

Licenciado em Ciências Biológicas - Universidade Federal de Goiás (UFG) - Goiânia, GO - Brasil. Discente -  Pós - Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM - UFG) - Goiânia, GO - Brasil.

Adrielly Rodrigues Alves, Universidade Federal de Goiás

Licenciada em Ciências Biológicas - Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia, GO - Brasil.

Simone Sendin Moreira Guimarães , Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação Escolar - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) -  Araraquara, SP - Brasil. Professora - Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás (ICB/UFG). Goiânia, GO -  Brasil.

Rones de Deus Paranhos, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Professor do Departamento de Educação em Ciências, Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (ICB/UFG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM – UFG). 

Referências

AROUCA, Antônio Sérgio da Silva. O dilema preventviista: contribuição para a compreensão e crítica da medicina preventiva. Campinas, SP, 1975. 261 f. Tese (Doutorado em Medicina Social). Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas.

BANDEIRA, Manuel. Estrela da Vida inteira. 20.ed. Rio de Janeiro, RJ: Nova Fronteira, 1993.

DUARTE, Newton. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? Quatro ensaios crítico-dialéticos em filosofia da educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

FALKENBERG, Mirian Benites.; MENDES, Thais de Paula Lima.; MORAES, Eliane Pedrozo de.; SOUZA, Elza Maria de. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciênc. saúde coletiva [online], v.19, n.3, p.847-852, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232014000300847 Acesso em: 03 mai. 2021.

GALVÃO, Ana Carolina.; LAVOURA, Tiago Nicola.; MARTINS, Lígia Márcia. Fundamentos da didática histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2019.

GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 5.ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

MARCONI, Marina de Andrade.; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 4. ed. São Paulo, SP: Atlas, 1999.

MARTINS, Lígia Márcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar - contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão.; MARTINS, Lígia Márcia. Contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para a formação de professores. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 97-105, dez. 2013. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9702/7090. Acesso em: 13 dez. 2018.

MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão.; MARTINS, Lígia Márcia.; LAVOURA, Tiago Nicola. Rumo à outra didática histórico-crítica: superando imediatismos, logicismos formais e outros reducionismos do método dialético. Revista HISTEDBR, Campinas, SP, v.19, n.1, p. 1-28, mar. 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653380. Acesso em: 10 abr. 2019.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática?. Cad. Pesq., São Paulo, SP, n.94, p.58-73, ago. 1995. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/839/845. Acesso em: 03 mai. 2021.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11 ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

SAVIANI, Demerval.; DUARTE, Newton. Pedagogia histórico-critica e luta de classes na educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

TEIXEIRA, Sônia Regina dos Santos.; BARCA, Ana Paula de Araújo. O professor na perspectiva de Vigotski: uma concepção para orientar a formação de professores. RECC, Canoas, v. 24, n. 1, p. 71-84, mar. 2019. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4584/pdf. Acesso em: 22 mai. 2019.

VIGOTSKI, Lev Semiovitch. A construção do pensamento e da linguagem. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

VIGOTSKI, Lev Semiovitch. Sete aulas de L.S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Rio de Janeiro, RJ: E-papers. 2018.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.