Social gender norms and perspectives of women's participation in the labor market advances and possibilities
Main Article Content
Abstract
With the consolidation of the capitalist system in the nineteenth century, the labor market underwent major transformations. The insertion and growth of female participation was one of the most significant changes that occurred. However, in some activities the presence of women is rare and the discrimination facing great. This work sought to discuss students' perceptions about different career possibilities for women and men, and the role that Biology can play in the deconstruction of this difference. The research was carried out with students aged 16 to 18 from a peripheral school in the interior of São Paulo. It has been observed that cultural learning of gender norms impacts the professional life of women through restrictions based on biological sex
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
References
ALTMANN, H. Rompendo fronteiras de gênero: Marias (e) homens na educação física. Dissertação (Mestrado em educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 1998. 111p. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/FAEC85ZJEJ/1000000292.pdf?sequence=1 . Acesso em: 18 jan. 2019.
ANYON, J. Intersecções de gênero e classe: acomodação e resistência de mulheres e meninas às ideologias dos papéis sexuais. Cadernos de Pesquisa, n. 73. São Paulo, Fundação Carlos Chagas, p. 13-25, 1990. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/1093/1098 Acesso em: 23 de out. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2018: apresentação - guia de livros didáticos - ensino médio. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2017a. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro/livro-didatico/guiado-livro-didatico . Acesso em: 29 maio 2019.
BRUSCHINI, C.; PUPPIN, A. B. Trabalho de mulheres executivas no Brasil no final do século XX. Cadernos de Pesquisa, v.34, n.121, p. 105-138, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v34n121/a06n121.pdf . Acesso em: 11 de out. 2018.
CASAGRANDE, C. Trabalho doméstico e discriminação. Boletim CEDES, Rio de Janeiro, pág. 21-26, 2008. Disponível em: http://www.cedes.iuperj.br. Acesso em: 28 de janeiro de 2018. COSTA, A. A. A. O movimento feminista no Brasil: dinâmica de uma intervenção política. Revista Gênero, v. 5, n. 2, 2005. Disponível em: https://www.mpba.mp.br/sites/default/files/biblioteca/direitos-humanos/direitos-asmulheres/artigostesesdissertacoes/teorias_explicativas_da_violencia_contra_mulheres/o_movimento_feminista_no_brasil.pdf . Acesso em: 17 de nov. 2018.
DINIZ, G. A.; SANTOS, S. P. Discutindo as relações entre os gêneros em livros didáticos de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2011, Campinas. Anais... Campinas, [2011?], 12p. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpecresumos/R0835-2.pdf . Acesso em: 29 maio 2019.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomáz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro. 11.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2011. p. 102.
HIRATA, H.; KERGOAT, D. Novas configurações da divisão sexual do trabalho. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, pág. 595-609, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v37n132/a0537132.pdf . Acesso em: 21 de nov. 2018.
LANDERDAHL, M. C.; VIEIRA, L. B.; CORTES, L. F.; PADOIN, S. M. D. M. Processo de empoderamento feminino mediado pela qualificação para o trabalho na construção civil. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, pág. 306-312, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414- 81452013000200015&lng=em&nrm=iso&tlng=pt . Acesso em: 02 dez. 2018.
LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pósestruturalista. 16.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. 184 p.
MIGUEL, R. B. P. TONELI, M. J. F. De “moça prendada” a “menina superpoderosa”: análise das seções de cartas de leitoras da revista Capricho (1954-2004). História Unisinos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, v. 12, n. 2. p. 168-179, 2008. Disponível em: file:///C:/Users/bianca/Downloads/5427-17077-1-SM%20(1).pdf . Acesso em: 12 abr. 2019.
PANSERA, G. C. Senhores passageiros, aqui quem fala é a comandante...: Os desafios das mulheres pilotos na aviação brasileira. 2014. 134 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/130036 . Acesso em: 27 de jan. de 2019.
PRALON, L. H.; REGO, S. C. R. Imagens em livros didáticos de ciências e as orientações do programa nacional do livro didático. Ensaios Pedagógicos (Sorocaba), v.2, n.3, set./dez., p. 5-15, 2018. Disponível em: http://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/104 . Acesso em: 29 maio 2019.
PROBST, E. R.; RAMOS, Paulo. A evolução da mulher no mercado de trabalho. Instituto Catarinense de Pós-Graduação, v.1, n.1, pág.1-8, 2013. Disponível em: http://www.mobilizadores.org.br/wpcontent/uploads/2014/05/artigo_jan_gen_a_evolucao_da_mulher_no_mercado_de_trabalho.pdf . Acesso em: 07 de nov. de 2018.
ROMANI, P. F.; WINCK, G. E.; STREY, M. N. Consumismo na pós-modernidade: uma questão de gênero? Ciências Sociais Unisinos, v. 49, n. 3, p. 263-268, 2013. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/ciencias_sociais/article/view/csu.2013.49.3.05/3824 . Acesso em: 09 de nov. de 2018.
ROSA, K.; SILVA, M. R. G. DA. Feminismos e ensino de ciências: análise de imagens de livros didáticos de física. Revista Gênero, v. 16, n. 1, p. 83–104, 2015. Disponível em: http://www.revistagenero.uff.br/index.php/revistagenero/article/view/747 . Acesso em: 29 maio 2019.
SCAVONE, L. A maternidade e o feminismo: diálogo com as ciências sociais. Cadernos Pagu, Campinas, n. 16, p. 137-150, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cpa/n16/n1 6a08.pdf . Acesso em: 23 de maio de 2019