Health and Environment in Science Teaching a case report at the Pedagogical Residency
Main Article Content
Abstract
This work consists in a case report in the Programa Residência Pedagógica, with the objectives of reporting the perceptions of undergraduate students regarding the themes of Health and Environment through the developed activities and show the importance of the supervised internship. The methodology used was active observation. Conversation circles, activities and the production of a finisher element were presented through the activities “Arvore ecológica” and “Princesa Suja”. Through activities, students expanded their vocabulary and learned how to respect the environment and care for personal hygiene. In turn, residents acquired great knowledge in the area of Education, Science and Biology, even though this experience was one of their first contacts with the school environment.
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
References
BERNARDY, Katieli1; PAZ, Dirce Maria Teixeira. Importância do estágio supervisionado para a formação de professores. In: SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 17., 2012; XV MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 15., 2012; MOSTRA DE EXTENSÃO 'CIÊNCIA, REFLEXIVIDADE E (IN)CERTEZAS, 10., 2012. Anais...Disponível em: https://home.unicruz.edu.br/seminario/anais/anais-2012/ccs/importancia%20do%20estagio%20supervisionado%20para%20a%20formacao%20de%20professores.pdf. Acesso em: 26 fev. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#introducao. Acesso em: 24 mai. 2021.
BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. GEO Brasil 2002: perspectivas do meio ambiente no Brasil. Edições IBAMA, 2002. Disponível em: http://www.ibama.gov.br/sophia/cnia/site_cnia/geo_brasil_2002.pdf. Acesso em: 28 mai. 2022.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília, DF: Secretaria de Educação Fundamental, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf. Acesso em: 18 mar. 2021. MEC/SEF.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde. Brasília, DF: Secretaria de Educação Fundamental, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro091.pdf. Acesso em: 18 mar. 2021. MEC/SEF.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde. Brasília, DF: Secretaria de Educação Fundamental, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro092.pdf. Acesso em: 18 mar. 2021. MEC/SEF.
COLOMBO, Irineu Mauro; BALLÃO, Carmen Mazepa. Histórico e aplicação da legislação de estágio no Brasil. Educar em Revista, Curitiba, n. 53, 6, jul./set. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/n53/11.pdf. Acesso em: 20 mar. 2021.
FALKENBERG, Mirian Benites et al. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2014, v. 19, n. 3, p. 847-852. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232014193.01572013. Acesso em: 30 mai. 2022.
FILHO, Agnaldo Pedro. O estágio supervisionado e sua importância na formação docente. Revista Partes. 2010. Disponível em: http://www.partes.com.br/educacao/estagiosupervisionado.asp. Acesso em: 30 mai. 2022.
FREITAS, Mônica Cavalcante de; et al. Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4540. Acesso em: 01 jun. 2022.
KRASILCHIK, Myriam. Prática de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2008. p. 11.
LIMA, Laiane Monteiro de; et al. Contribuição da residência pedagógica no ensino de biologia através do biossário: o jogo das palavras. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS (CONAPESC), 4., 2019. Anais... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/56688. Acesso em: 10 abr. 2021.
MACHADO, Adjane Araújo. Educação Ambiental construindo elos entre saúde e meio ambiente: relato de experiência numa escola pública em João Pessoa (PB). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 13, n. 2, p. 264-281, 2018. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2412. Acesso em: 28 mai. 2022.
MENEGUZZO, Isonel Sandino.; MENEGUZZO, Paula Mariele. Educação Ambiental: possibilidades e desafios no processo ensino-aprendizagem da geografia escolar. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 8, n. 2, p. 10-19, 2014. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1805. Acesso em: 30 maio. 2022.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. História e missão. 2011. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/historia-e-missao. Acesso em: 21 abr. 2021.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa de Residência Pedagógica. 2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em: 22 abr. 2021.
MOHR, Adriana; SCHALL, Virgínia T. Rumos da educação em saúde no Brasil e sua relação com a educação ambiental. Cadernos de Saúde Pública [online]. 1992, v. 8, n. 2, p. 199-203. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-311X1992000200012. Acesso em: 30 mai. 2022.
NEDER, Divina Lúcia de Souza Medeiros; et al. Importância da contação de histórias como prática educativa no cotidiano escolar. Pedagogia em Ação, v.1, n.1, p. 61-64, 2009. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/648/662. Acesso em: 02 jun. 2022.
OLIVEIRA, Cristiano Lessa de. Um apanhado teórico-conceitual sobre a pesquisa qualitativa: tipos, técnicas e características. Travessias. 2010 v. 2, n. 3, p. 1-16, 2010. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3122. Acesso em: 31 mai. 2022.
PASSERINI, Gislaine Alexandre. O estágio supervisionado na formação inicial do professor de matemática na ótica de estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática da UEL. 2007. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática). Programa de Pós-Graduação em Ensino e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília: 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 de abr. 2021.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília: 26 set. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11788.htm#art20. Acesso em: 21 abr. 2021.
SANTOS, Ana Laura Calazans dos; et al. Residência Pedagógica de Biologia: percepção dos residentes sobre as contribuições do programa em sua formação docente, João Pessoa-PB, Brasil. In. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2020. Realize Editora, 2020. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID4109_16082019095622.pdf. Acesso em: 10 abr. 2021.
SCALABRIN, Izabel Cristina; MOLINARI, Adriana Maria Corder. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Revista Científica, Centro Universitário de Araras “Dr Edmundo Ulson” - UNAR, v. 7, n. 1, 2013. Disponível em: http://www.alex.pro.br/estagio1.pdf. Acesso em: 20 mar. 2021.
SOUTO, Kely Cristina Nogueira; SOUZA, Maria José Francisco de. Escrita coletiva na alfabetização. Glossário Ceale - Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE), Faculdade de Educação da UFMG. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/escrita-coletiva-na-alfabetizacao. Acesso em: 29 mar. 2021.