Salud y Medio Ambiente en la Enseñanza de la Ciencia reporte de un caso en la Residencia Pedagógica
Contenido principal del artículo
Resumen
Este trabajo consiste en un informe de caso en el Programa Residência Pedagógica, con los objetivos de informar sobre las percepciones de los estudiantes de grado en relación con los temas Salud y Medio Ambiente a través de las actividades desarrolladas y destacar la importancia de la pasantía. La metodología utilizada fue la observación activa. Se presentaron círculos de conversación, actividades y producción de un elemento final a través de las actividades “Arvore ecológica” y “Princesa Suja”. A través de las actividades, los alumnos ampliaron su vocabulario y aprendieron a respetar el medio ambiente y a cuidar la higiene personal. A su vez, los residentes adquirieron grandes conocimientos en el área de Educación, Ciencias y Biología, a pesar de que esta experiencia fue uno de sus primeros contactos con el ámbito escolar.
Descargas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Citas
BERNARDY, Katieli1; PAZ, Dirce Maria Teixeira. Importância do estágio supervisionado para a formação de professores. In: SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 17., 2012; XV MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 15., 2012; MOSTRA DE EXTENSÃO 'CIÊNCIA, REFLEXIVIDADE E (IN)CERTEZAS, 10., 2012. Anais...Disponível em: https://home.unicruz.edu.br/seminario/anais/anais-2012/ccs/importancia%20do%20estagio%20supervisionado%20para%20a%20formacao%20de%20professores.pdf. Acesso em: 26 fev. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#introducao. Acesso em: 24 mai. 2021.
BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. GEO Brasil 2002: perspectivas do meio ambiente no Brasil. Edições IBAMA, 2002. Disponível em: http://www.ibama.gov.br/sophia/cnia/site_cnia/geo_brasil_2002.pdf. Acesso em: 28 mai. 2022.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília, DF: Secretaria de Educação Fundamental, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf. Acesso em: 18 mar. 2021. MEC/SEF.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde. Brasília, DF: Secretaria de Educação Fundamental, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro091.pdf. Acesso em: 18 mar. 2021. MEC/SEF.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde. Brasília, DF: Secretaria de Educação Fundamental, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro092.pdf. Acesso em: 18 mar. 2021. MEC/SEF.
COLOMBO, Irineu Mauro; BALLÃO, Carmen Mazepa. Histórico e aplicação da legislação de estágio no Brasil. Educar em Revista, Curitiba, n. 53, 6, jul./set. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/n53/11.pdf. Acesso em: 20 mar. 2021.
FALKENBERG, Mirian Benites et al. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2014, v. 19, n. 3, p. 847-852. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232014193.01572013. Acesso em: 30 mai. 2022.
FILHO, Agnaldo Pedro. O estágio supervisionado e sua importância na formação docente. Revista Partes. 2010. Disponível em: http://www.partes.com.br/educacao/estagiosupervisionado.asp. Acesso em: 30 mai. 2022.
FREITAS, Mônica Cavalcante de; et al. Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4540. Acesso em: 01 jun. 2022.
KRASILCHIK, Myriam. Prática de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2008. p. 11.
LIMA, Laiane Monteiro de; et al. Contribuição da residência pedagógica no ensino de biologia através do biossário: o jogo das palavras. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS (CONAPESC), 4., 2019. Anais... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/56688. Acesso em: 10 abr. 2021.
MACHADO, Adjane Araújo. Educação Ambiental construindo elos entre saúde e meio ambiente: relato de experiência numa escola pública em João Pessoa (PB). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 13, n. 2, p. 264-281, 2018. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2412. Acesso em: 28 mai. 2022.
MENEGUZZO, Isonel Sandino.; MENEGUZZO, Paula Mariele. Educação Ambiental: possibilidades e desafios no processo ensino-aprendizagem da geografia escolar. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 8, n. 2, p. 10-19, 2014. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1805. Acesso em: 30 maio. 2022.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. História e missão. 2011. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/historia-e-missao. Acesso em: 21 abr. 2021.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa de Residência Pedagógica. 2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em: 22 abr. 2021.
MOHR, Adriana; SCHALL, Virgínia T. Rumos da educação em saúde no Brasil e sua relação com a educação ambiental. Cadernos de Saúde Pública [online]. 1992, v. 8, n. 2, p. 199-203. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-311X1992000200012. Acesso em: 30 mai. 2022.
NEDER, Divina Lúcia de Souza Medeiros; et al. Importância da contação de histórias como prática educativa no cotidiano escolar. Pedagogia em Ação, v.1, n.1, p. 61-64, 2009. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/648/662. Acesso em: 02 jun. 2022.
OLIVEIRA, Cristiano Lessa de. Um apanhado teórico-conceitual sobre a pesquisa qualitativa: tipos, técnicas e características. Travessias. 2010 v. 2, n. 3, p. 1-16, 2010. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3122. Acesso em: 31 mai. 2022.
PASSERINI, Gislaine Alexandre. O estágio supervisionado na formação inicial do professor de matemática na ótica de estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática da UEL. 2007. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática). Programa de Pós-Graduação em Ensino e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília: 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 de abr. 2021.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília: 26 set. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11788.htm#art20. Acesso em: 21 abr. 2021.
SANTOS, Ana Laura Calazans dos; et al. Residência Pedagógica de Biologia: percepção dos residentes sobre as contribuições do programa em sua formação docente, João Pessoa-PB, Brasil. In. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2020. Realize Editora, 2020. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID4109_16082019095622.pdf. Acesso em: 10 abr. 2021.
SCALABRIN, Izabel Cristina; MOLINARI, Adriana Maria Corder. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Revista Científica, Centro Universitário de Araras “Dr Edmundo Ulson” - UNAR, v. 7, n. 1, 2013. Disponível em: http://www.alex.pro.br/estagio1.pdf. Acesso em: 20 mar. 2021.
SOUTO, Kely Cristina Nogueira; SOUZA, Maria José Francisco de. Escrita coletiva na alfabetização. Glossário Ceale - Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE), Faculdade de Educação da UFMG. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/escrita-coletiva-na-alfabetizacao. Acesso em: 29 mar. 2021.