Currículo de ciências dos três primeiros anos do ensino fundamental o uso de livros de literatura infantil

Conteúdo do artigo principal

Lívia da Silva Queiroz
Maria Margarida Pereira de Lima Gomes

Resumo

Este estudo tem como finalidade compreender que normas e padrões regulam o currículo de Ciências dos três anos iniciais do ensino fundamental a partir do uso de livros de literatura infantil. Entende-se o currículo como construído social e historicamente em decorrência de disputas no interior de comunidades disciplinares (GOODSON, 1997), resultando na valorização de certas formas de saber (POPKEWITZ, 2014). Concebe-se os livros como objetos escolares que carregam vestígios da cultura escolar (BENITO, 2010). Metodologicamente, analisa-se transcrições de entrevistas realizadas com quatro professoras e livros de literatura infantil. Os resultados vêm indicando que o uso desses objetos se articula a práticas subversivas, revelando o caráter inventivo da atuação docente (VIDAL, 2005) para articular textos literários e o currículo de Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Queiroz, L. da S., & Gomes, M. M. P. de L. (2020). Currículo de ciências dos três primeiros anos do ensino fundamental: o uso de livros de literatura infantil. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 13(1), 193–205. https://doi.org/10.46667/renbio.v13i1.306
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Lívia da Silva Queiroz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ - Brasil

Maria Margarida Pereira de Lima Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação - Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ - Brasil. Professora Associada – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ - Brasil  

Referências

BENITO, A. E. A escola como cultura: experiência, memória e arqueologia. Campinas, SP: Alínea Editora, 2017.

BENITO, A. E. Patrimonio material de la escuela e historia cultural. Revista Linhas, v. 11, n. 02, p. 13-28, jul./dez. 2010.

CRONIN, D. Diário de uma minhoca. São Paulo, SP: Companhia das Letrinhas, 2004.

FURNARI, E. Cocô de passarinho. São Paulo, SP: Moderna, 2013.

GOODSON, I. F. A construção social do currículo. Lisboa: Educa, 1997.

GOODSON, I. F. Currículo: teoria e história. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. Literatura infantil brasileira: história & histórias. São Paulo, SP: Ática, 2007.

LOPES, E. M.; SALOMÃO, S. R. O uso da literatura no ensino de Ciências no primeiro segmento do ensino fundamental: desafios e possibilidades. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., Florianópolis, 2009. Anais...Florianópolis: UFSC, 2009.

MORAES, B. G. S. Materiais didáticos como “inovações” curriculares: entre saberes docentes e “tradições” da disciplina escolar Ciências. 129f. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, 2015.

POPKEWITZ, T. S. História do currículo, regulação social e poder. In: SILVA, T. T. (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. 8.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

POPKEWITZ, T. S. Social epistemology, the reason of “reason” and the curriculum studies. Education Policy Analysis Archives, v. 22, n. 22, p. 1-23, abr./ 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14507/eppopkewitzaa.v22n22. 2014. Acesso em: 20/04/2018.

QUEIROZ, L. S. Currículo de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: materiais didáticos utilizados em colégios universitários do Rio de Janeiro.128f. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2019.

VIDAL, D. G. Cultura e prática escolares: uma reflexão sobre documentos e arquivos escolares. In: SOUZA, R. F.; VALDEMARIN, V. T. (Org.). A cultura escolar em debate: questões conceituais, metodológicas e desafios para a pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

Artigos Semelhantes

<< < 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.