Seres imaginários entrelaçando arte ao ensino de literatura e biologia

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Lucio Ribeiro Silverio
Fernanda Müller

Resumo

O texto discute aspectos da interdisciplinaridade no currículo da Educação Básica, a partir de uma experiência que aproximou conteúdos curriculares de Língua Portuguesa e Biologia no Ensino Médio. A atividade envolveu a produção artística de aquarelas e textos descritivos de seres biológicos imaginários em nosso planeta. Dela participaram 100 estudantes/ano de turmas de Segundo Ano de uma escola pública brasileira, ao longo de três anos seguidos (pré-pandemia COVID-19). O trabalho resultou na elaboração de material pedagógico, a Revista dos Seres Imaginários. A avaliação final evidenciou um melhor tratamento do tema, maior compreensão dos conteúdos e engajamento nas atividades, resultado do entrelaçamento entre as linguagens artística, literária e científica e uma compreensão sociohistórica dos processos de classificação e evolução biológica.

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Como Citar
Silverio, L. R. ., & Müller, F. (2021). Seres imaginários: entrelaçando arte ao ensino de literatura e biologia. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 14(2), 798–816. https://doi.org/10.46667/renbio.v14i2.613
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Lucio Ribeiro Silverio, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Florianópolis, SC-Brasil.  Professor - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Colégio de Aplicação. Florianópolis, SC - Brasil.

Fernanda Müller, Colégio de Aplicação/Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Literatura - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC -Brasil;  Professora EBTT  -  Colégio de Aplicação da UFSC. Florianópolis, SC - Brasil. 

Referências

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