Contribuições dos preceptores do programa de residência pedagógica para os residentes/licenciandos em Ciências Biológicas do IFSUL CAVG no cenário pandêmico

Conteúdo do artigo principal

Camila Salgado Lemke
Angelita Hentges

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo geral conhecer as percepções dos residentes vinculados ao Programa Residência Pedagógica (PRP) do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - Campus Pelotas Visconde da Graça (IFSul/CaVG) sobre as contribuições dos preceptores do programa durante a pandemia. Metodologicamente optou-se pela investigação de análise qualitativa e análise de conteúdo, a partir das respostas dos estudantes residentes egressos a um questionário enviado por meio digital juntamente com termo de consentimento livre e esclarecido. Constatamos que apesar da pandemia ter impactado o andamento do programa, os estudantes ressaltaram as contribuições dos preceptores no aprimoramento das habilidades dos residentes que foram orientados e motivados diante do ensino remoto, principalmente na utilização de recursos educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Lemke, C. S., & Hentges, A. (2023). Contribuições dos preceptores do programa de residência pedagógica para os residentes/licenciandos em Ciências Biológicas do IFSUL CAVG no cenário pandêmico. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(2), 1509–1521. https://doi.org/10.46667/renbio.v16i2.1037
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Camila Salgado Lemke, Universidade Federal do Rio Grande

Mestra em Educação em Ciências - Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Rio Grande, RS - Brasil. 

Angelita Hentges, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Doutora em Educação - Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pelotas, RS - Brasil. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio-grandense (IFSUL). Pelotas, RS - Brasil. 

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 2016.

BEHREND, Daniele. Monteiro; COUSIN, Claudia; SCHMIDT, Elisabeth. Brandão. A relação interinstitucional entre escola e universidade no contexto dos estágios curriculares supervisionados. Laplage em Revista, v. 5, n. 1, p.85-94, fev. 2019.

BERVIAN, Paula Vanessa; DOS SANTOS, Eliane Gonçalves; PANSERA-DE-ARAÚJO, Maria Cristina. O PIBID como terceiro espaço: elementos para formação de professores de ciências na profissão. Interfaces da Educação, v. 10, n. 29, p. 423-444, 2019.

BRASIL. Edital CAPES 06/2018 que dispõe sobre a Residência Pedagógica. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/01032018-edital-6-2018-residencia-pedagogica-pdf . Acesso em: 27 Jun. de 2022.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2006.

COLLIS, Jill.; HUSSEY, Roger. Pesquisa em administração. Um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

CORRÊA, Raquel Batista; MARQUES, Valéria Risuenho. O papel do preceptor na formação de residentes. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 12, n. 25, p. 187-202, 2020. DOI: 10.31639/rbpfp.v13i25.390. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/390 . Acesso em: 5 jan. 2023.

CYRINO, Marina; NETO, Souza. O estágio curricular supervisionado na experiência brasileira e internacional. Revista Educação em Questão, Natal, v. 48, n. 34, p. 86-115, 2014.

FARIA, Juliana. Batista; PEREIRA, Júlio. Emilio. Residência pedagógica: afinal, o que é isso?. Revista de Educação Pública, v. 28, n. 68, p. 333-356, 2019.

FREITAS, Monica. Cavalcante. Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GONÇALVES, Sheila Maria Santos; SILVA, João Felix da; BENTO, Maria das Graças. Relato sobre o programa de Residência Pedagógica: um olhar sobre a formação docente. Revista multidisciplinar e de Psicologia, v. 13, n. 48, p. 670-683, 2019.

DA SILVA LANA, Luciana De Fátima. O programa de residência pedagógica e o desafio de sustentação como política de formação de professores. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, v. 23, n. 3, p. 472-489, 2021.

LIMA, Luiz Gustavo Silva Crispim de; DAMASCENO, Tâmila Thaiane da Silva. Análise da realidade escolar como forma de direcionar ações do Programa Residência Pedagógica [Resumo].In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE POLÍTICA EDUCACIONAL E EMANCIPAÇÃO (ed.) - As relações entre Estado, Sociedade e Educação, Fortaleza, Brasil, 2018.

MONTEIRO, Jorge Henrique. O programa residência pedagógica: dialética entre a teoria e a prática. HOLOS, v. 3, p. 1-12, 2020.

MOREIRA, J. António; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista uFG, v. 20, n. 26, 2020.

NÓVOA, Antonio. S. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v.47, n.166, p.1106-1133, out./dez, 2017.

PIMENTA, Selma. Garrido. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2012. p. 15-34

PIMENTA, Selma. Garrido.; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 8. ed. São Paulo: Cortez, p. 312, 2017.

SANTOS, Eliane. Gonçalves. A Educação em saúde nos processos formativos de professores de Ciências da Natureza mediada por filmes. Ijuí: UNIJUÍ, 2018. 133f. Tese (Doutorado em Educação nas Ciências). Faculdade de Educação, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande Do Sul. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/handle/123456789/6064 . Acesso em: 29 set. de 2022.

SANTOS, Luiz Anselmo Menezes; DO LIVRAMENTO MELO, Ana Karolliny; DE SOUZA, Fabio Kalil. Estudo descritivo acerca dos efeitos do programa institucional de residência pedagógica/UFS no processo de formação continuada dos professores preceptores. Formação Docente–Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 13, n. 26, p. 201-218, 2021.

SOARES, Renata Godinho. Avaliação das primeiras experiências no trabalho com a residência pedagógica na concepção dos licenciandos do curso de ciências da natureza. Anais do VI CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2019.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Editora Vozes Limitada, 2012.

TARDIN, Heitor Perrud; ROMERO, Luiz Rogério. Formação prática na Residência Pedagógica em tempos de pandemia: reflexões sobre contribuições e aperfeiçoamento. Educação & Formação, v. 7, n. 1, p. 12, 2022.

TAVARES, Andrezza; SOUSA, Karla; CRUZ, Keila. Residência pedagógica e formação docente em debate inicial. Natal: IFRN, 2022.

Artigos Semelhantes

<< < 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.