Cinema e Biologia a utilização de filmes no ensino de invertebrados
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo tem como objetivo propor a utilização de filmes de entretenimento como um recurso didático alternativo para o ensino de Zoologia, particularmente do grupo dos Invertebrados. Tal proposta compreende parte das atividades realizadas pelo Projeto Uirapuru-PIBID-Capes no IFAM, em parceria com escolas públicas de Manaus. A atividade foi desenvolvida em três momentos: 1º) observação e familiarização com a dinâmica da escola; 2º) aula expositiva dialogada sobre as caraterísticas gerais dos invertebrados; 3º) aplicação da atividade avaliativa e do questionário para averiguar as impressões dos alunos sobre a atividade. A proposta de ensino foi bem recebida pelos alunos participantes da pesquisa, os quais relataram terem seu interesse despertado e aprendizagem facilitada a partir da utilização dos filmes.
PALAVRAS-CHAVE: Filme. Ensino de Biologia. Zoologia. Educação básica.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
ANDRADE, A. C. Filmes comerciais como recurso didático no ensino de ciências. 2010. Monografia (Especialização) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2010.
BARBOSA, G. M. et al. Cinema na escola: a utilização de filmes no ensino de ciências. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONEDU, 5., Olinda, PE, 2018. Anais do...Olinda, PE: Realize, 2018. v.1
BARROS, M. D. M.; GIRASOLE, M.; ZANELLA, P. G. O uso do cinema como estratégia pedagógica para o ensino de ciências e de biologia: o que pensam alguns professores da região metropolitana de Belo Horizonte. Revista Práxis, v. 5, n. 10, dez. 2013.
BUENO, A. J. A.; SILVA, S. L. R. O cinema como linguagem no ensino de ciências. ACTIO, Curitiba, v. 3, n. 2, p. 154-172, maio/ago. 2018.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2000.
BRASIL. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, DF: MEC/SEMTEC, 2002.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: ensino médio. Brasília, DF: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.
CANDIDO, C.; FERREIRA, J. F. Desenvolvimento de material didático na forma de um jogo para trabalhar com zoologia dos invertebrados em sala de aula. Cadernos da Pedagogia, São Carlos, Ano 6, v. 6 n. 11, p. 22-33, jul./dez., 2012.
COELHO, R. M. F.; VIANA, M. C. V. A utilização de filmes em sala de aula: um breve estudo no Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da UFOP. Revista da Educação Matemática, v. 1, 2011.
CONSONE, C. F.; NEZ, E. Cinema: alternativa metodológica para o processo de ensino aprendizagem no ensino fundamental. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL “EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE” - EDUCON, 6., São Cristóvão, SE, 2012. Anais do... São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, 2012.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2009.
GIANOTTO, D. E. P.; CARVALHO, F. A. Diário de aula na e sua relevância na formação inicial de professores de Ciências Biológicas. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v.14, n.2, p.131-156, 2015.
GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: ArtMed, 2011.
GIMENO SACRISTÁN, J.; GÓMEZ, A. I. P. Compreender e transformar o ensino. 4.ed. São Paulo: Artmed, 1998.
HILLENBURG, Stephen. Bob Esponja Calça Quadrada. Criação de Stephen Hillenburg. Estados Unidos: Nickelodeon, 1999- .
KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: Ed. USP, 2008.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2.ed. Rio de Janeiro: E.P.U, 2015.
MARIA, D. L.; ABRANTES, M. M. R.; ABRANTES, S. H. F. A zoologia no contexto escolar: o conhecimento de alunos e professores sobre a classe reptilia e a utilização de atividade lúdica na educação básica. Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n. 4, p. 367-392, 2018.
MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2016.
NAPOLITANO, M. Como usar o cinema na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2006. 249 p.
OLIVEIRA, B. J. Cinema e imaginário científico. História, Ciências, Saúde - Manguinhos, v. 13, p. 133-50, out. 2006. (Supl.)
POZO, J. I.; CRESPO, M, A, G. Aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento cientifico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
ROJAS, J. O lúdico na construção interdisciplinar da aprendizagem: uma pedagogia do afeto e da criatividade na escola. Rio de Janeiro: ANPED, 2002.
RUPPERT, E. E.; FOX, R.S.; BARNES R.D. Zoologia dos invertebrados: uma abordagem funcional - evolutiva, 7. ed. São Paulo: Roca, 1145p, 2005.
SANTOS, P. N.; AQUINO, K. A. S. Utilização do cinema na sala de aula: aplicação da química dos perfumes no ensino de funções orgânicas oxigenadas e bioquímica. Química Nova na Escola, v. 33, n. 3, p. 160-167, ago. 2011.
SILVEIRA, P. M. B.; GASTAL, M. L. A. O cinema no ensino de ciências: compreensão de licenciandos em Ciências Biológicas sobre o CTS e o uso de filmes sob essa perspectiva. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - ENPEC, 9. Anais do... Florianópolis, SC., 2017.
SOUSA, É. C. O uso do cinema no ensino de História: propostas recorrentes, dimensões teóricas e perspectivas da Educação Histórica. Escritas: Revista do Curso de História de Araguaína, v. 4, p. 70-93, 2012.
SOUZA, A. M. L. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: aspectos históricos. Revista Exitus, v. 2, n. 1, p. 231-254, 2012.
STANTON, A; UNKRICH, L; WALTERS, G. Procurando Nemo. [Filme-vídeo]. Direção de Andrew Stanton e Lee Unkrich, produção de Graham Walters. Estados Unidos, Estúdios Disney e Pixar, 2003. DVD, 100 min.
TEIXEIRA, M. T.; REIS, M. F. A organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Revista Meta: Avaliação, v. 4, n. 11, p. 162-187, 2012.
VOTTO, R. R.; RODRIGUES, E. F. O cinema no ensino de geografia: proposta de roteiro para trabalho em aula. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 8, n. 15, p. 206-224, jul./dez. 2017.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.