Ensino de Biologia sob as lentes da Educação CTS uma análise crítica dos cadernos de apoio à aprendizagem do estado da Bahia

Conteúdo do artigo principal

Thaís Aline da Silva dos Santos
Mara A. Alves da Silva
Marina Rodrigues Martins

Resumo

A educação CTS objetiva formar cidadãos capazes de estabelecer relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Diante disso, os objetivos desta pesquisa são analisar as possibilidades e as limitações para se trabalhar as relações CTS no ensino de Biologia a partir dos Cadernos de Apoio à Aprendizagem. Para tanto, os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo e organizados em duas categorias: Potencialidades e Limitações das estratégias didáticas na articulação com os pressupostos CTS. A partir dos dados, foi observado que os cadernos apresentam potencial de diálogo com CTS. Entretanto, os documentos não se mostraram sensíveis ao contexto pandêmico no qual foram formulados. Ademais, as estratégias didáticas encontradas precisam ser aprimoradas para que se fundamentem nas relações CTS.

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Como Citar
Santos, T. A. da S. dos, Silva, M. A. A. da, & Martins, M. R. (2023). Ensino de Biologia sob as lentes da Educação CTS: uma análise crítica dos cadernos de apoio à aprendizagem do estado da Bahia. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(nesp.1), 754–776. https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.1044
Seção
Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia
Biografia do Autor

Thaís Aline da Silva dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mestra em Ciência Animal - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Cruz das Almas, Bahia - Brasil.

Mara A. Alves da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação - Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador, BA - Brasil. Professora adjunta - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Amargosa, BA - Brasil.

Marina Rodrigues Martins, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, MG - Brasil.  Professora Adjunta - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Amargosa, BA - Brasil.

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