O ensino de Biologia de forma remota e a desconstrução de fake news em tempos de Covid-19 relato de uma intervenção
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A disseminação de fake news pode possuir desdobramentos perigosos. Objetiva-se aqui descrever uma sequência didática realizada durante a pandemia e que contemplou uma intervenção na realidade através da combinação de elementos de ensino de Biologia de forma remota e alfabetização midiática no combate às fake news sobre tratamentos e remédios caseiros que curam COVID-19. Essa abrangeu diagnóstico inicial do problema, pesquisas, elaboração de materiais, intervenção na realidade usando midias sociais e a avaliação dos alunos sobre todo processo. Verificou-se que a sequência possibilitou aos alunos maior contextualização dos conceitos estudados com a realidade e que englobou elementos importantes para a formação de atitude crítica do cidadão que é imprescindível em todos os momentos e em especial no contexto de uma pandemia.
Downloads
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
AHRENS, J. M. Trump e as ‘fakenews’ atacam de novo. El Pais, Washington, 7 de maio de 2017. Disponível em: https://goo.gl/Jqdx3B . Acesso em: 05 de jul. de 2020.
ALVES, J. O lado B das fake news e como combatê-las. Revista Educação, São Paulo, 2 de jun. de 2020. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2020/06/02/fake-news-midiatica/. Acesso em: 05 de jun. 2020.
ARROIO, A. Is media literacy an urgent issue in education for all? Problems of education in the 21st century, Siauliai, v.75, n.5, out. 2017.Disponível em: http://oaji.net/ articles/2017/457-1509895265.pdf . Acesso em: 25 de maio de 2020.
BISCARDI, H. O combate às fake news em tempos de pandemia. Acontece UERJ, Rio de Janeiro, jun 2020. Disponível em: http://www.aconteceh.uerj.br/fcs2013/?page_id=8806. Acesso em: 5 de jul. 2020.
BRASIL. Constituição Federal de 1988, de 5 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituição.htm . Acesso em: 07 de jun. 2020.
BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm . Acesso em: 29 de jun. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais gerais da educação básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. 562p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192 . Acesso em: 05 jun. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/12/BNCC_19dez2018_site.pdf . Acesso em: 20 de jul. 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Coronavírus- Covid-19: Brasília, 2020. Disponível em: https://www.saude.gov.br/component/tags/tag/novo-coronavírus-fake-news . Acesso em: 04 de mar. 2020.
CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D.; CARVALHO, A. M. P.; PRAIA, J.; VILCHES, A. A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005.
CAPONI, S. Covid-19 no Brasil: entre o negacionismo e a razão neoliberal. Estud. av., São Paulo, v. 34, n.99, ago. 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103 . Acesso em: 07 de ago. 2020.
CARVALHO, I. N; NUNES- NETO, N. F; EL- HANI, C. N. Como selecionar conteúdos de Biologia para o ensino médio. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 1, n. 1, ago./dez. 2011. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/1588/774 . Acesso em: 14 de jul. 2020.
CECÍLIO, C. Educação Midiática e BNCC: saiba como aplicar com a sua turma. Nova escola, São Paulo, 8 out. de 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/18420/como-trabalhar-educacao-midiatica-em-sala-de-aula . Acesso em: 14 de jul. 2020.
CRESWELL, J. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2 ed. São Paulo: Artmed, 2007. 248 p.
DELMAZO, C; VALENTE, J. C.L. Fake news nas redes sociais online: propagação e reações à desinformação em busca de cliques. Media & Jornalismo, Lisboa, v.18, n.32, abr. 2018. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S218354622018000100012&lng=pt&nrm=iso . Acesso em: 14 jul. 2020.
FREIRE, P; GUIMARÃES, S. Educar com a mídia: novos diálogos sobre educação. Paz e Terra: São Paulo, 2013.
IANDOLI, R. Trump, ‘fakenews’ e a guerra declarada contra a imprensa. Nexo, São Paulo, 03 jul. 2017. Disponível em: https://goo.gl/sw7Wvq . Acesso em: 10 jul. 2020.
KATO, D. S; KAWASAKI, C. S. As concepções de contextualização do ensino em documentos curriculares oficiais e de professores de ciências. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 1, n. 1, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000100003&lng=en&nrm=iso . Acesso em: 14 jun. 2020.
LESSENSKI, M. Common Sende Wanted: resilience to “post-truth” and its predictors in the news media literacy index 2018. Open Society Institute, mar. 2018. Disponível em: https://www.rcmediafreedom.eu/Publications/Reports/Common-sense-wanted.-Resilience-to-post-truth-and-its-predictors-in-the-new-Media-Literacy-Index-2018 . Acesso em: 25 mar. 2020.
LIBÂNEO, J. C. Didática. Campinas; SP: Papirus, 1990.
MACKINHTOSH, E. Finland is winning the war on fake news: what it’s learned may be crucial to Western democracy.CNN, Helsinki, 23 de maio de 2019. Disponível em: https://edition.cnn.com/interactive/2019/05/europe/finland-fake-news-intl/. Acesso em: 03 de ago. 2020.
NETO M; GOMES TO; PORTO FR; RAFAEL RMR; FONSECA MHS; NASCIMENTO J. Fake news no cenário da pandemia de Covid-19. Revista Cogitare enfermagem, Paraná, v.25, jun.2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v25i0.72627. Acesso em: 20 de set. 2020.
NUNES, F. Ciência contra a desinformação: pesquisadora da UFF explica a importância do combate à anticiência em tempos de coronavírus. Jornal da UFF, Rio de Janeiro, 09 de abril de 2020. Disponível em: http://www.uff.br/?q=notícias/09-04-2020/ciencia-contra-desinformacao-pesquisadora-da-uff-explica-importancia-do-combate. Acesso em: 05 de ago. 2020.
PAULA, L. T.; BLANCO, Y. A.; SILVA, T. R. S. Pós-verdade e fontes de informação: um estudo sobre fake news. Revista Conhecimento em Ação, Rio de Janeiro, v.2, n.1, jan./jun. 2018. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/16764/1122. Acesso em: 11 jun. 2020.
PAULA, L. T.; BLANCO, Y. A.; SILVA, T. R. S. Para especialistas, combate às fake news precisa ser discutido em sala de aula. RBA Rede Brasil Atual, São Paulo, 28 de nov. de 2019. Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2019/11/para-especialistas-combate-as-fake-news-precisa-ser-discutido-em-sala-de-aula/ . Acesso em: 20 de jul. 2020.
SANTOS, B. C.M. R. dos; DE MELO FRANCO, I; SOARES, C. C. Competência em informação: as fakes news no contexto da vacinação. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo-Horizonte, v.1, n.2, nov.2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/16904/13663 . Acesso em: 14 jul. 2020.
SANTOS, W. L. P. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 36, set./out. 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000300007 . Acesso em: 11 jun. 2020.
SCARPA, D. L; CAMPOS, N. F. Potencialidades do ensino de biologia por investigação. Estud. av., São Paulo, v.32, n.94, dec. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300025&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 jun. 2020.
SPINELLI, E. M; SANTOS, J. A. Saberes necessários da educação midiática na era da desinformação. Revista Mídia e Cotidiano, Rio de Janeiro, v.13, n.3, nov. 2019. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/e639/59c70cc4a1b13e8129bd6b3b584bdec8b665.pdf . Acesso em: 05 jun. 2020.
TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.31, n.3, set./dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf. Acesso em: 11 jun. 2020.
UNIBANCO, I. Fake News evidencia a importância da educação para a mídia. Aprendizagem em foco, São Paulo, v. 42, set. 2018. Disponívem em: https://www.institutounibanco.org.br/aprendizagem-em-foco/42/. Acesso em: 14 jul. 2020.
VOGT, C. Cultura científica: desafios. São Paulo: Edusp: Fapesp, 2006.
VOSOUGHI, S; ROY, D; ARAL, S. The spread of true and false news online. Science, v. 359, n. 6380, março 2018. Disponível em: https://science.sciencemag.org/content/359/6380/1146. Acesso em: 10 de maio 2020.