O que está por trás do currículo em movimento do Distrito Federal? Uma análise sobre as concepções de ciência e conhecimento nas disciplinas escolares Ciências da Natureza e Biologia

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Lizandra Costa Pereira Brandt
Thalita Quatrocchio Liporini

Resumo

Nesta pesquisa objetivou-se investigar os pressupostos teóricos dos currículos escolares do DF sobre a concepção de ciência e conhecimento nas disciplinas de Ciências da Natureza (EFII) e Biologia (EM). Além disso, também intencionou-se analisar se tais concepções trazidas pelo CMDF e pelo CMNEMDF estão em concordância com os princípios da PHC, uma vez que tal documento afirma estar fundamentado à luz dessa teoria pedagógica contra-hegemônica. Caracterizada como uma pesquisa de análise documental, partiu-se das categorias analíticas concepção de conhecimento e concepção de ciência, orientadas por meio da categoria marxista totalidade. Os resultados obtidos inferem discordância entre o embasamento teórico dos currículos e o que é defendido pela PHC, ocasionando uma pluralidade teórico-metodológica.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Brandt, L. C. P., & Liporini, T. Q. (2023). O que está por trás do currículo em movimento do Distrito Federal? : Uma análise sobre as concepções de ciência e conhecimento nas disciplinas escolares Ciências da Natureza e Biologia. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(nesp.1), 557–576. https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.1062
Seção
Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia
Biografia do Autor

Lizandra Costa Pereira Brandt, SESI Lab - CNI (Confederação Nacional da Indústria)

Licenciada e Bacharela em Ciências Biológicas - Universidade de Brasília (UnB) Brasília, DF - Brasil. Educadora - SESI LAB. Brasília, DF - Brasil.

Thalita Quatrocchio Liporini, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação para a Ciência - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Bauru, SP - Brasil. Professora Adjunta - Universidade Federal do Tocantins (UFT). Porto Nacional, TO - Brasil.

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