Os manuais didáticos e seu papel na formação de professores uma análise das teorias biológicas por meio da crítica feminista à ciência

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Marilia de Sousa Machado
Rosileia Oliveira de Almeida
Ayane de Souza Paiva

Resumo

Este estudo, fundamentado nas premissas teóricas dos Estudos de Gênero e Feministas, objetivando a análise do discurso adotado na abordagem dos conteúdos de evolução presentes em livros didáticos usados nas disciplinas de Anatomia e Fisiologia Humana no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil. A pesquisa, de caráter qualitativo documental, inclui dados de uma pesquisa de mestrado em andamento. Para essa análise, foram utilizados elementos da análise do discurso a partir da crítica feminista à ciência. Analisando-se quatro obras. Resultados iniciais revelam, estereótipos e assimetrias do gênero expressos nos livros analisados, os quais, caso reproduzidos pelas/os futuras/os docentes, por meio da linguagem, podem abarcar sentidos que reiteram a hegemonia masculina e androcêntrica

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Como Citar
Machado, M. de S., Almeida, R. O. de, & Paiva, A. de S. (2023). Os manuais didáticos e seu papel na formação de professores: uma análise das teorias biológicas por meio da crítica feminista à ciência. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(nesp.1), 430–451. https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.1084
Seção
Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia
Biografia do Autor

Marilia de Sousa Machado, Universidade Federal da Bahia

Licenciatura em Ciências Biológicas - Universidade Estadual de Feira de Santan (UEFS). Feira de Santana, BA - Brasil. Mestranda em Educação - Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador, BA - Brasil. 

Rosileia Oliveira de Almeida, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Campinas, SP - Brasil. Professora Associada  - Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador, BA - Brasil.

Ayane de Souza Paiva, Universidade Federal do Mato Grosso

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências - Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador, BA - Brasil. Professora Adjunta - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Cuiabá, MT - Brasil.

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