Ensino de evolução biológica e formação docente uma análise dos trabalhos publicados no ENPEC e no ENEBIO

Conteúdo do artigo principal

Larissa Lunardi
Keiciane Canabarro Drehmer Marques
Maria Rosa Chitolina Schetinger

Resumo

Nesta pesquisa, foram investigados trabalhos publicados no ENPEC e no ENEBIO relacionados ao ensino de evolução biológica e formação de professores. Identificaram-se 21 trabalhos sobre a temática, que foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Oito categorias temáticas constituíram o foco dos estudos relacionados à evolução biológica: a) concepções conceituais; b) dificuldades no ensino; c) estratégias didáticas; d) possibilidades no ensino; e) cursos de formação; f) epistemologia; g) evolucionismo e religião; e h) importância da evolução biológica. Com isso, percebe-se que as dificuldades e os equívocos relacionados aos conceitos evolutivos são frequentes, e que a formação está diretamente relacionada a esses desafios, pela fragmentação do conteúdo e escassez nas discussões sobre natureza da ciência e crenças religiosas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Lunardi, L., Marques , K. C. D., & Schetinger, M. R. C. (2023). Ensino de evolução biológica e formação docente: uma análise dos trabalhos publicados no ENPEC e no ENEBIO. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(2), 1468–1490. https://doi.org/10.46667/renbio.v16i2.1156
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Larissa Lunardi, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação em Ciências - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS - Brasil. Mestra em Ensino de Ciências - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Chapecó, RS - Brasil. Professora de Biologia na Rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul - Brasil. 

Keiciane Canabarro Drehmer Marques , Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação em Ciências - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS - Brasil. Professora - Universidade Federal de Santa Catarina  (UFSC).  Florianópolis, SC - Brasil.  

Maria Rosa Chitolina Schetinger, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Ciências (Bioquímica) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Curitiba, PA. Pós-doutorado - Albert Einstein College of Medicine/USA Professora titular - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS - Brasil.

Referências

ARAÚJO, Leonardo Augusto Luvison. A compreensão da evolução biológica no Brasil: o triplo problema. In.: ARAÚJO, Leonardo Augusto Luvison. (org.) Evolução Biológica: da pesquisa ao ensino. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2017.

ARAÚJO, Leonardo Augusto Luvison. A evolução como tema central e unificador no ensino de Biologia: questões históricas e filosóficas. Filosofia e História da Biologia, v. 14, n. 2, p. 229-250, 2019. Disponível em: https://www.abfhib.org/FHB/FHB-14-2/FHB-14-02-06-Leonardo-A-L-Araujo.pdf

ARAÚJO, Leonardo Augusto Luvison. Concepções equivocadas sobre evolução biológica: um estudo comparativo entre graduandos em Ciências Biológicas e pós-graduandos. Investigações em Ensino de Ciências, v. 25, n. 2, p. 332-346, ago/2020. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/1837 DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n2p332

ARAÚJO, Leonardo Augusto Luvison; PAESI, Ronaldo Antonio. Parece simples mas não é: equívocos comuns sobre evolução. In: VIEIRA, Gilberto Cavalheiro; ARAÚJO, Leonardo Augusto Luvison (org.) Ensino de Biologia: uma perspectiva evolutiva. Volume I: Interdisciplinaridade & Evolução. Porto Alegre: Instituto de Biociências da UFRGS, 2021.

ARAÚJO, Leonardo Augusto Luvison; VIEIRA, Gilberto Cavalheiro. A evolução biológica como eixo integrador do ensino de Biologia. In.: ARAÚJO, Leonardo Augusto Luvison; VIEIRA, Gilberto Cavalheiro (org.) Ensino de Biologia: uma perspectiva evolutiva. Volume II: Biodiversidade & Evolução. Porto Alegre: Instituto de Biociências da UFRGS, 2021, p. 7-11.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BITTENCOURT-DOS-SANTOS, Wellington; EL-HANI, Charbel N. A abordagem do pluralismo de processos e da evo-devo em livros didáticos de Biologia evolutiva e zoologia de vertebrados. Revista Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 15, n. 3, p. 199-216, set./dez. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/Hq6nYXLZKbZ5zFv893n5Ytf/?lang=pt&format=pdf . DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172013150312

CARNEIRO, Ana Paula Netto. A Evolução Biológica aos olhos de professores não-licenciados. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2004. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/87246. Acesso em 03 jan 2023.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; GIL-PEREZ, Daniel. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

COIMBRA, Roberta Lipp; SILVA, Juliana da. Ensino de evolução biológica e a necessidade de formação continuada. VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Anais [...]. Belo Horizonte, Abrapec, 2007.

COLLI, Pedro Leonardo Guarilha; BASTOS, Vinícius Colussi; ANDRADE, Mariana Aparecida Bologna Soares de. O papel da Evolução biológica no ensino de Biologia a partir da visão de professores. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 18, n. 41, p. 237-254, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/13443/9569

FERREIRA, Maíra da Silva Navarro; SILVA, Edson Pereira da. Jogos tipo “Bean Bag” em aulas de evolução. Revista Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v.19, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172017190112%20 Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33331 Acesso em 03 fev. 2023.

FUTUYMA, Douglas J. Evolução, Ciência e Sociedade. São Paulo: Sociedade Brasileira de Genética, 2002.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOEDERT, Lidiane. A Formação do Professor de Biologia na UFSC e o Ensino da Evolução Biológica. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/101549/213161.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em 03 jan 2023.

GOEDERT, Lidiane; LEYSER, Vivian; DELIZOICOV, Nadir Castilho. A Formação do Professor de Biologia na UFSC e o Ensino da Evolução Biológica. Contexto e educação, v. 21, n. 76, jul-dez 2006.

MARTINS, Leonardo de Oliveira. Aceitação da evolução. In: CAMPOS, Rita (ed.) et al.Um livro sobre evolução. CIBIO, Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos. Porto, Portugal, 2013. Disponível em: https://www.academia.edu/17775681/Um_livro_sobre_evolucao. Acesso em 03 jan 2023. p. 22-26.

MAYR, Ernst. O que é a evolução. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.

MEYER, Diogo; EL-HANI, Charbel Niño. Evolução: o sentido da Biologia. São Paulo: Editora UNESP, 2005.

OLEQUES, Luciane Carvalho. A evolução biológica em diferentes contextos de ensino. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde), Universidade Federal de Santa Maria, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/3540

OLEQUES, Luciane Carvalho; BARTHOLOMEI-SANTOS, Marlise Ladvocat; BOER, Noemi. Evolução Biológica: percepção de professores de Biologia. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 10, n. 2, p. 243-263, 2011. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen10/ART2_VOL10_N2.pdf

OLEQUES, Luciane Carvalho; BOER, Noemi; TEMP, Daiana Sonego; BARTHOLOMEI-SANTOS, Marlise Ladvocat. Evolução biológica como eixo integrador no ensino de Biologia: concepções e práticas de professores do Ensino Médio. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Anais [...]. Campinas, Abrapec, 2011.

OLEQUES, Luciane Carvalho; NASCIMENTO, Lucivani; TEMP, Daiana Sonego. Entendendo a seleção natural. Genética na Escola, v. 7, n. 2, p. 78–87, 2012. Disponível em: https://geneticanaescola.com/revista/article/view/142 DOI: https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2012.142

OLIVEIRA, Graciela da Silva; BIZZO, Nelio. Aceitação da evolução biológica: atitudes de estudantes do Ensino Médio de duas regiões brasileiras. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 11, n. 1, p. 57-79, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4124

PAESI, Ronaldo Antonio. Evolução humana nos livros didáticos de Biologia: o antropocentrismo em questão. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 17, n. 1, p. 143-166, 2018. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen17/REEC_17_1_7_ex1176.pdf

PESSOA, Ediko Dominike Cruz; LEITE, Maíra de Paiva; OLIVEIRA, Janaina Lima de. Alelotório: um simulador virtual didático para o ensino de deriva genética. Genética na Escola, v. 16, n. 2, 2021, p. 458–465. Disponível em: https://geneticanaescola.com/revista/article/view/403 DOI: https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2021.403

RUTLEDGE, Michael L; MITCHELL, Melissa A. High school biology teachers’ knowledge structure, acceptance and teaching of evolution. American BiologyTeacher, v. 64, n. 1, p. 21-28, 2002.

SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Marcia Serra. Disciplina escolar Biologia: entre a retórica unificadora e as questões sociais. In.: MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Marcia Serra; AMORIM, Antonio Carlos (org). Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói: Eduff, 2005.p. 50-62.

SEPÚLVEDA, Cláudia; EL-HANI, Charbel Niño. Controvérsias sobre o conceito de adaptação e suas implicações para o ensino de evolução. VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Anais [...]. Belo Horizonte, Abrapec, 2007.

SILVA, Maria Graziélle Bossi da. Um estudo sobre a evolução biológica como eixo norteador do processo de formação do professor de Biologia. (Dissertação de Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências. Universidade Federal da Bahia, Salvador). 2011. Disponível em: https://ppgefhc.ufba.br/pt-br/um-estudo-sobre-evolucao-biologica-como-eixo-norteador-do-processo-de-formacao-do-professor-de Acesso em 03 jan 2023.

TIDON, Rosana; LEWONTIN, Richard C. Teaching evolutionary biology. Genetics and Molecular Biology, v.27, n.1, p.124-131, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/gmb/a/8pwzKNbBJXHNNV9vF8rzrdb/?lang=en&format=pdf

TIDON, Rosana. VIEIRA, Eli. O ensino de evolução biológica: um desafio para o século XXI. ComCiência, Campinas, n. 107, 2009, n. p. Disponível em: http://comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-76542009000300008&lng=pt&nrm=iso

VARGENS, Marta Moniz Freire; NIÑO-EL-HANI, Charbel. Análise dos efeitos do jogo Clipsitacídeos (Clipbirds) sobre a aprendizagem de estudantes do Ensino Médio acerca da evolução. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 11, n. 1, p. 143–168, 2011. Disponível em https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4131

Artigos Semelhantes

<< < 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.