Poesia popular nordestina e ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos

Conteúdo do artigo principal

Anderson Eduardo dos Santos
Marcelo Tadeu Motokane

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) engloba alunos com diversas experiências, ressaltando a importância de práticas educativas que valorizem tais conhecimentos. No ensino de ciências, a abordagem tradicional muitas vezes negligencia essas vivências em favor da ideia da ciência como única fonte de conhecimento. Este estudo explorou a utilização da poesia popular nordestina como recurso pedagógico no ensino de biomas para estudantes da EJA, através de uma sequência didática baseada na Literatura de Cordel. Os cordéis produzidos foram submetidos à Análise Textual Discursiva (ATD). Nossos resultados sugerem que que a atividade pode fornecer subsídios para trabalhar habilidades de escrita e leitura, mas também promover uma compreensão mais abrangente da ciência, valorizando os conhecimentos prévios ancorados nas experiências pessoais dos alunos

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Como Citar
Santos, A. E. dos, & Motokane, M. T. (2024). Poesia popular nordestina e ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(1), 279–299. https://doi.org/10.46667/renbio.v17i1.1220
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Anderson Eduardo dos Santos, Universidade de São Paulo

Mestre em Biologia Comparada (Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo (USP-FFCLRP). Professor de Ciências/Biologia na Rede Estadual de Educação de Alagoas (SEDUC-AL). Maceió, AL - Brasil. 

Marcelo Tadeu Motokane, Universidade de São Paulo

Doutor em Educação - Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP -Brasil.  (2005). Livre docente - Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP - Brasil

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