As imagens fotográficas do filo cnidária em livros didáticos de Biologia do ensino médio um olhar sobre educação em saúde

Conteúdo do artigo principal

Harlan Felix de Souza
Alex Antonio Brandão
Italo Roberto do Nascimento Araújo
Reynan Lucas de Lima Gomes
Ricardo Ferreira das Neves

Resumo

O livro é um recurso utilizado na práxis de ensino da Educação Básica contendo elementos textuais e imagéticos, cuja fotografia expressa uma realidade sem alterações. Os cnidários são animais peçonhentos de importância ecológica, médica e social, cuja imagem fotográfica pode oportunizar olhares específicos quanto aos aspectos e às abordagens presentes nesses manuais de ensino. O estudo objetivou analisar as imagens fotográficas acerca do conteúdo ao Filo Cnidária em Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio para a educação em saúde. Assim,  pesquisa qualitativo-descritiva mediada pela análise Bartheriana, cujos livros apresentaram baixa quantidade de fotografias de acidentes com cnidários, necessita de abordagens sobre causas e efeitos potenciais, de ações preventivas e de cuidados aos banhistas, evitando “ataques” e lesões na pele (queimaduras).

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Como Citar
Souza, H. F. de, Brandão, A. A., Araújo, I. R. do N., Gomes, R. L. de L., & Neves, R. F. das. (2024). As imagens fotográficas do filo cnidária em livros didáticos de Biologia do ensino médio: um olhar sobre educação em saúde. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(1), 194–215. https://doi.org/10.46667/renbio.v17i1.1224
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Harlan Felix de Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciado em Ciências Biológicas - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico da Vitória (CAV) Vitória de Santo Antão, PE - Brasil. 

Alex Antonio Brandão, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciando em Ciências Biológicas - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Vitória de Santo Antão, PE - Brasil. Discente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico da Vitória (CAV) Vitória de Santo Antão, PE - Brasil

Italo Roberto do Nascimento Araújo, Universidade Federal de Pernambuco

Bachelor's degree in Biological Sciences - Federal University of Pernambuco (UFPE), Academic Center of Vitória (CAV) Vitória de Santo Antão, PE - Brazil. Student of the Degree in Biological Sciences - Federal University of Pernambuco (UFPE), Academic Center of Vitória (CAV) Vitória de Santo Antão, PE - Brazil

Reynan Lucas de Lima Gomes, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciando em Ciências Biológicas. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico da Vitória (CAV) Vitória de Santo Antão, PE - Brasil. Discente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico da Vitória (CAV) Vitória de Santo Antão, PE - Brasil

Ricardo Ferreira das Neves, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Ensino das Ciências e Matemática - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Recife, PE - Brasil. Docente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico da Vitória (CAV) Vitória de Santo Antão, PE - Brasil

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