As imagens fotográficas do filo cnidária em livros didáticos de Biologia do ensino médio um olhar sobre educação em saúde

Conteúdo do artigo principal

Harlan Felix de Souza
Alex Antonio Brandão
Italo Roberto do Nascimento Araújo
Reynan Lucas de Lima Gomes
Ricardo Ferreira das Neves

Resumo

O livro é um recurso utilizado na práxis de ensino da Educação Básica contendo elementos textuais e imagéticos, cuja fotografia expressa uma realidade sem alterações. Os cnidários são animais peçonhentos de importância ecológica, médica e social, cuja imagem fotográfica pode oportunizar olhares específicos quanto aos aspectos e às abordagens presentes nesses manuais de ensino. O estudo objetivou analisar as imagens fotográficas acerca do conteúdo ao Filo Cnidária em Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio para a educação em saúde. Assim,  pesquisa qualitativo-descritiva mediada pela análise Bartheriana, cujos livros apresentaram baixa quantidade de fotografias de acidentes com cnidários, necessita de abordagens sobre causas e efeitos potenciais, de ações preventivas e de cuidados aos banhistas, evitando “ataques” e lesões na pele (queimaduras).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Souza, H. F. de, Brandão, A. A., Araújo, I. R. do N., Gomes, R. L. de L., & Neves, R. F. das. (2024). As imagens fotográficas do filo cnidária em livros didáticos de Biologia do ensino médio: um olhar sobre educação em saúde. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(1), 194–215. https://doi.org/10.46667/renbio.v17i1.1224
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Harlan Felix de Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciado em Ciências Biológicas - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico da Vitória (CAV) Vitória de Santo Antão, PE - Brasil. 

Alex Antonio Brandão, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciando em Ciências Biológicas - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Vitória de Santo Antão, PE - Brasil. Discente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico da Vitória (CAV) Vitória de Santo Antão, PE - Brasil

Italo Roberto do Nascimento Araújo, Universidade Federal de Pernambuco

Bachelor's degree in Biological Sciences - Federal University of Pernambuco (UFPE), Academic Center of Vitória (CAV) Vitória de Santo Antão, PE - Brazil. Student of the Degree in Biological Sciences - Federal University of Pernambuco (UFPE), Academic Center of Vitória (CAV) Vitória de Santo Antão, PE - Brazil

Reynan Lucas de Lima Gomes, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciando em Ciências Biológicas. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico da Vitória (CAV) Vitória de Santo Antão, PE - Brasil. Discente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico da Vitória (CAV) Vitória de Santo Antão, PE - Brasil

Ricardo Ferreira das Neves, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Ensino das Ciências e Matemática - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Recife, PE - Brasil. Docente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico da Vitória (CAV) Vitória de Santo Antão, PE - Brasil

Referências

AMARAL, Fernanda Maria Duarte do. Lesão (queimadura) provocada por contato de banhista com Octocoral Carijoa riisei na praia de Porto de Galinha no litoral de Pernambuco. Enviada via Instagram em 11 ago. 2023.

AQUINO, Gleyce Gabrielle do Espirito Santo.; HADDAD JUNIOR, Vidal.; PIRES, Valéria de Albuquerque. Avaliação dos acidentes ocorridos por cnidários no município de Salinópolis/Pará (Brasil). Biota Amazônia, v. 9, n. 4, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/index.php/biota/article/view/5076/v9n4p37-40.pdf. Acesso em: 27 jul. 2023.

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. 1. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2007.

BARBI, Juliana Silva Pedro.; MEGID NETO, Jorge. A saúde nos anos finais do Ensino Fundamental: uma análise de documentos de referência. In: ENPEC, 11, 2017. Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2017, p. 1-8.

BARCELOS, Mariana de Oliveira. Educação em Saúde nas Escolas: Elaboração de material paradidático sobre doenças viróticas AIDS, dengue e gripe a partir da análise dos livros didáticos de biologia. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.

BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso: ensaios críticos III. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

BELTRÃO, Glenda Gabriele Bezerra.; AGUIAR, José Vicente de Souza. A concepção de saúde-doença nos anos iniciais do ensino fundamental: uma abordagem histórica. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 7, n. 3, set./dez., 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9271/pdf. Acesso em: 27 jul. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2000.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas Transversais - Saúde. Brasília: MEC, 2006.

BRASIL. A promoção da saúde no contexto escolar. Informes Técnicos Institucionais. Rev. Saúde Pública, v. 36, n. 4, ago. 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-89102002000400022. Acesso em: 26 ago. 2023.

BRUSCA, Richard C.; Brusca, Gary J. Invertebrados. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

CRISTIANO, Samanta da Costa. Levantamento de ocorrências e acidentes causados por cnidários pelágicos no município de Imbé, litoral norte do Rio Grande do Sul-Brasil. 2011. 86 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Biológicas). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Imbé, 2011.

GUIMARÃES, Leila Alzira Fava. Acidentes por animais peçonhentos: Identificação dos erros conceituais contidos nos livros didáticos dos ensinos fundamental e médio. 2010. 65 f. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal). Universidade de Brasília, Brasília, 2010.

GRUPO DE PESQUISA EM ANTOZOÁRIOS. Guia Biológico do Litoral de Pernambuco. Ipojuca: Petrobrás, 2015.

HADDAD JUNIOR, Vidal. Animais aquáticos de importância médica no Brasil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 36, n. 5, set./out., 2003. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/rsbmt/a/JMDcJqqfDvLnsPYx9yz7cvv/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 27 jul. 2023.

HADDAD JUNIOR, Vidal.; SZPILMAN, David.; SZPILMAN, Marcelo. Lesões por águas-vivas. Disponível em: http://www.sobrasa.org/new_sobrasa/arquivos/recomendacoes/LESOES%20POR%20AGUAS-VIVAS_Recomendacao_SOBRASA.pdf. Acesso em: 27 de jul. 2023.

HICKMAN JR, Cleveland. P.; ROBERTS, Larry. S.; LARSON, Allan. Princípios integrados de Zoologia. 15. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2016.

LAWLEY, J. W.; LINDNER, A. Olindias sambaquiensis e acidentes com cnidários no estado de Santa Catarina, Brasil. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE CIÊNCIAS DO MAR, 14, 2011, Balneário Camboriú. Anais... Balneário Camboriú: Instituto Kirimurê, 2011.

LUANA, Mayana Mendes e Silva. Distribuição de caravelas (Physalia physalis) e envenenamentos humanos nas praias urbanas de São Luís. 2017. 35 f. Dissertação (Mestrado em Saúde e Ambiente). Universidade Federal do Maranhã, São Luís, 2017.

MEDEIROS, Gilliard Barbosa de. O conceito de doença e a leitura de imagens: uma investigação imagética sobre doenças negligenciadas em Pernambuco em livros didáticos de biologia. 2022. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências). Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022, 104f.

MIRANDA, Vinícius da Rocha. Análise comparativa do conteúdo dos Filos Porífera e Cnidária em livros didáticos do ensino médio utilizados no município de Seropédica – RJ. 2010. 40 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.

AUTOR 1.

AUTOR 2.

OLIVEIRA, João Paulo Teixeira de. A eficiência e/ou ineficiência do livro didático no processo de ensino-aprendizagem. IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, 4, 2014, Porto. Anais... Porto, 2014, p. 1-11.

PECHENIK, jan. Biologia dos invertebrados. 7. ed. Porto Alegre: AMGH, 2016.

PEDROSA, Stella Maria Peixoto de Azevedo.; COSTA, Ana Valéria de Figueiredo da. Fotografia e educação: possibilidades na produção de sentidos dos discursos visuais. Nuances: estudos sobre educação. Presidente Prudente, SP, v. 28, n. 1, jan./abr., 2017. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4828/pdf. Acesso em: 27 de jul. 2023.

PEQUENO, Riane Alves. Avaliação dos conteúdos de biologia abordados em livros didáticos do segundo volume do ensino médio. 2016. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas). Universidade Federal da Paraíba, Areia, 2016.

RUDEK, Karine. Educação em saúde no ensino de ciências: abordagens de saúde em livros didáticos de ciências. 2020. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências). Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo, 2020.

RUPPERT, Edward.; FOX, Richard.; BARNES, Robert. Zoologia dos invertebrados: uma abordagem funcional e evolutiva. 7. ed. São Paulo: Roca, 2005.

AUTOR 3.

SILVA, Anderson Thiago Monteiro da. A Bioarte do Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand: um estudo sobre as contribuições para o ensino e aprendizagem nas ciências biológicas. 2022. 188 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências). Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.

AUTOR 4.

SOUZA, Lúcia Helena Pralon de. As imagens dos livros didáticos de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental e as visões de saúde que veiculam. Horizontes (Braganca Paulista), v. 39, 2019. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/735. Acesso em: 23 jun. 2023.

WESTPHAL, Márcia Faria. Promoção da saúde e prevenção de doenças. In: CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa.; MINAYO, Maria Cecília de Souza.; AKERMAN, Marco.; DRUMOND JÚNIOR, Marcos.; CARVALHO, Yara Maria de. (Orgs.). Tratado de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: Hucitec/Fiocruz, 2006. p. 635-667.

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.