Por que não existem vacinas para certas doenças? sequência didática investigativa para alunos de ensino médio
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A pandemia da covid-19 trouxe uma série de dúvidas com respeito à produção de vacinas e sua confiabilidade. Em vista disso, esta sequência didática investigativa (SDI) teve o objetivo de desmistificar algumas “fake news” e esclarecer aos estudantes por que algumas doenças têm suas respectivas vacinas disponibilizadas em um curto período de tempo, enquanto outras são mais demoradas. Inicialmente, trabalhou-se com os alunos as etapas para a produção de uma vacina, e, em seguida, os estudantes levantaram hipóteses e realizaram pesquisas para responder à problemática. Percebeu-se que a SDI pode ressignificar o conhecimento dos estudantes sobre a temática e que eles conseguiram contextualizar os conceitos com a realidade.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
CAPUCHO, José Paiva. Fact Check: covid não existe e pandemia foi combinada em outubro de 2019 no "Evento 201”? 2020. Disponível em: https://observador.pt/factchecks/fact-check-covid-nao-existe-e-pandemia-foi-combinada-em-outubro-de-2019-no-evento-201 Acesso em: 02 mar. 2023.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de Carvalho. Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino por investigação. Revista Brasileira de Pesquisa e Educação em Ciências, Rio de Janeiro, v. 18, n. 3, p. 765-794, 15 dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4852 . Acesso em: 04 mar. 2023.
CHAGAS, Catarina. Três mitos sobre as vacinas da covid-19, contestado por especialistas. 2021. Disponível em: http://coronavirusdc.com.br/2021/03/11/tres-mitos-sobre-as-vacinas-contra-a-covid-19-contestados-por-especialistas/ . Acesso em: 02 mar. 2023.
CRISTALDO, Heloisa; BRANDÃO, Marcelo. Vacinação contra a covid-19 começa em todo o país. 2021. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-01/vacinacao-contra-covid-19-come%C3%A7a-em-todo-o-pais . Acesso em: 02 mar. 2023.
CUNHA, Simone. ‘Vacina com chip’: por que as pessoas acreditam em teorias da conspiração? 2021. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/04/13/por-que-as-pessoas-acreditam-em-teorias-da-conspiracao.htm . Acesso em: 02 mar. 2023.
GALHARDI, Claudia Pereira; FREIRE, Neyson Pinheiro; MINAYO, Maria Cecília de Souza; FAGUNDES, Maria Clara Marques. Fato ou fake? Uma análise da desinformação frente à pandemia da covid-19 no Brasil. 2020. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.25, n.2, out. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-812320202510.2.28922020 . Acesso em: 02 mar. 2023.
LIMA, Thalita. Vacina: etapas de pesquisa e desenvolvimento. [S. l.: s. n.], 9 jan. 2021. 1 vídeo (4 min 52 s). Publicado pelo canal Vida de Farmácia. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gojgI006Qzw . Acesso em: 04 mar. 2023.
PEDASTE, Margus; MÄEOTS, Mario; SIIMAN, Léo A.; JONG, Ton de; RIESEN, Siswa A. N. van; KAMP, Ellen T.; MANOLI, Constantinos C.; ZACHARIA, Zacharias C.; TSOURLIDAKI, Eleftheria. Phases of inquiry-based learning: definitions and the inquiry cycle. Educational Research Review, v. 14, p. 47-61, 2015.
PIERRO, Bruno de. Epidemia de fake news. 2020. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/epidemia-de-fake-news/ . Acesso em: 02 mar. 2023.
SCHRAER, Rachel; GOODMAN, Jack. Ivermectina: como falsa ciência criou crença de remédio milagroso contra covid. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/saude/coronavirus/noticia/2021/10/07/ivermectina-como-falsa-ciencia-criou-crenca-de-remedio-milagroso-contra-covid.ghtml . Acesso em: 02 mar. 2023.
VERLÉDIO, Andreia. Primeira morte no Brasil por covid-19 aconteceu em 12 de março. 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-06/primeira-morte-por-covid-19-no-brasil-aconteceu-em-12-de-marco . Acesso em: 02 mar. 2023.