Ensino de zoologia no Brasil investigações acerca do Filo Cnidaria em eventos científicos

Conteúdo do artigo principal

Renato Amorim da Silva
Anderson Thiago Monteiro da Silva
Alzira de Lucena Correia Leite Neta
Ricardo Ferreira das Neves

Resumo

Eventos científicos concentram significativas discussões no Ensino de Ciências e Biologia. Assim, objetivamos analisar a abordagem do Ensino de Zoologia, enfocando o Filo Cnidaria em eventos científicos. Foram verificados os anais de cinco grandes eventos (ENPEC, CONAPESC, ENEBIO, EREBIO NE e CONGREBIO), quantificados na Área da Zoologia e seu Ensino, e identificados os que envolviam Cnidários. Captamos 16.747 trabalhos, sendo 866 da Área da Zoologia e seu Ensino, e 14 contemplando os Cnidários. O ENEBIO deteve maior número relacionado ao Ensino de Zoologia, apresentando também maior quantidade de trabalhos envolvendo Cnidários. Acreditamos que mais pesquisas possam surgir futuramente a respeito desses animais, com trabalhos que possam dar maior ênfase à importância desses organismos.

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Como Citar
Silva, R. A. da ., Silva, A. T. M. da, Leite Neta, A. de L. C., & Neves, R. F. das. (2021). Ensino de zoologia no Brasil: investigações acerca do Filo Cnidaria em eventos científicos. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 14(1), 639–657. https://doi.org/10.46667/renbio.v14i1.374
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Renato Amorim da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Professor da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco (SEDUC).

Anderson Thiago Monteiro da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Professor da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco (SEDUC).

Alzira de Lucena Correia Leite Neta, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Ricardo Ferreira das Neves, Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico de Vitória / Docente do curso de Ciências Biológicas e do Mestrado profissional PROFBIO. Universidade Federal Rural de Pernambuco / Docente colaborador do Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências PPGEC

Doutor em Ensino das Ciências e Matemática - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).  Professor da Universidade Federal de Vitória/PE (UFPE - CAV). Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). 

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