Ensino de zoologia no Brasil investigações acerca do Filo Cnidaria em eventos científicos

Conteúdo do artigo principal

Renato Amorim da Silva
Anderson Thiago Monteiro da Silva
Alzira de Lucena Correia Leite Neta
Ricardo Ferreira das Neves

Resumo

Eventos científicos concentram significativas discussões no Ensino de Ciências e Biologia. Assim, objetivamos analisar a abordagem do Ensino de Zoologia, enfocando o Filo Cnidaria em eventos científicos. Foram verificados os anais de cinco grandes eventos (ENPEC, CONAPESC, ENEBIO, EREBIO NE e CONGREBIO), quantificados na Área da Zoologia e seu Ensino, e identificados os que envolviam Cnidários. Captamos 16.747 trabalhos, sendo 866 da Área da Zoologia e seu Ensino, e 14 contemplando os Cnidários. O ENEBIO deteve maior número relacionado ao Ensino de Zoologia, apresentando também maior quantidade de trabalhos envolvendo Cnidários. Acreditamos que mais pesquisas possam surgir futuramente a respeito desses animais, com trabalhos que possam dar maior ênfase à importância desses organismos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, R. A. da ., Silva, A. T. M. da, Leite Neta, A. de L. C., & Neves, R. F. das. (2021). Ensino de zoologia no Brasil: investigações acerca do Filo Cnidaria em eventos científicos. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 14(1), 639–657. https://doi.org/10.46667/renbio.v14i1.374
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Renato Amorim da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Professor da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco (SEDUC).

Anderson Thiago Monteiro da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Professor da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco (SEDUC).

Alzira de Lucena Correia Leite Neta, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Ricardo Ferreira das Neves, Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico de Vitória / Docente do curso de Ciências Biológicas e do Mestrado profissional PROFBIO. Universidade Federal Rural de Pernambuco / Docente colaborador do Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências PPGEC

Doutor em Ensino das Ciências e Matemática - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).  Professor da Universidade Federal de Vitória/PE (UFPE - CAV). Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). 

Referências

BARDIN, Laurence. Análise do conteúdo. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BAUER, Martin. W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio. Brasília: MEC/CNE, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, etapa II - caderno III. Ciências da Natureza. Curitiba: MEC/SEB, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 13 mar. 2021.

BRUSCA, Richard. C.; BRUSCA, Gary. J. Invertebrados. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2007.

CAMPELLO, Bernadete Santos. Encontros científicos. In: CAMPELLO, Adete Santos; CENDÒN, Valadares; KREMER, Ette Marguerite. (Org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000. p. 55-72.

CAMPOS, Luciana Maria Lunardi; BORTOLOTO, T. M.; FELÍCIO, A. K. C. A produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Caderno dos núcleos de Ensino. v. 47, p. 47-60, 2003.

CORREIA, Mônica. D.; SOVIERZOSKI, Hilda H. Ecossistemas marinhos: recifes, praias e manguezais. Maceió: EDUFAL, 2005.

CRISTIANO, Samanta da Costa. Levantamento de ocorrências e acidentes causados por cnidários pelágicos no município de Imbé, litoral norte do Rio Grande do Sul-Brasil. 2011. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Biológicas). Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande, 2011.

GOMES, Sandra Lúcia Rebel; MENDONÇA, Marília Alvarenga Rocha; SOUZA, Clarice Muhlethaler. Literatura cinzenta. In: CAMPELLO, Adete Santos; CENDÒN, Valadares; KREMER, Ette Marguerite. (Org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000. p. 97-104.

HADDAD JUNIOR, Vidal. Animais aquáticos de importância médica no Brasil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. v. 36, n. 5, p. 591-597, 2003.

HICKMAN JUNIOR, Cleveland. P. et al. Princípios integrados de zoologia. 16. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.

LACERDA, Aureliana Lopes. et al. A importância dos eventos científicos na formação acadêmica: estudantes de biblioteconomia Importance of scientific meetings at the academic formation: library science students. Revista ACB. v. 13, n. 1, p. 130-144, 2008.

MARCHIORI, Patrícia Zeni. et al. Fatores motivacionais da comunidade científica para publicação e divulgação da sua produção em revistas. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 2006. Salvador, BA. Anais... 2006.

MARTINS, Suzanne Giovelli; BERTOLDO, Janice Vidal. Prática pedagógica de qualidade: a criatividade docente. Disciplinarum Scientia Ciências Humanas. v. 14, n. 1, p. 37-45, 2013.

MCFADDEN, Catherine S. et al. A Molecular phylogenetic analysis of the octocorallia (cnidaria: anthozoa) based on mitochondrial protein-coding sequences. Molecular Phylogenetics and Evolution. v. 41, n. 3, p. 513-527, 2006.

MIRANDA, Mikaela Zuchinalli. Acidentes com cnidários (cnidaria: medusozoa) planctônicos no município de Balneário Rincão, Santa Catarina. 2017. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Biológicas). Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2017.

NARDI, Roberto. Memórias do ensino de ciências no Brasil: a constituição da área segundo pesquisadores brasileiros, origens e avanços da pós-graduação. Revista do IMEA-UNILA. v. 2, n. 2, p. 13-46, 2014.

NEVES, R. F. Abordagem do conceito de célula: uma investigação a partir das contribuições do Modelo de Reconstrução Educacional (MRE). 2015. 264f. Tese (Doutorado) Ensino das Ciências e Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2015.

OLIVEIRA, Danielle Britto Guimarães. et al. O Ensino de Zoologia numa perspectiva evolutiva: análise de uma ação educativa desenvolvida com uma turma do Ensino Fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2011. Campinas,SP. Anais... ABRAPEC, 2011.

PECHENIK, Jan. A. Biologia dos invertebrados. 7. Ed. Porto Alegre: AMGH, 2016.

PEREIRA, Natália Bueno. Perspectiva para o ensino de zoologia e os possíveis rumos para uma prática diferente do tradicional. 2012. 43 f. Monografia (Ciências Biológicas). Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.

POBLACION, Dinah Aguiar; NORONHA, Daisy Pires; CURRÁS, Emília. Literatura cinzenta versus literatura branca: transição dos autores das comunicações dos eventos para produtos de artigos. Ciência da informação. v. 25, n. 2, 1996.

RUPPERT, Edward. E.; FOX, Richard. S.; BARNES, Robert. D. Zoologia dos invertebrados: uma abordagem funcional e evolutiva. 7. ed. São Paulo: Roca, 2005.

SANTOS, Saulo César Seiffert; TERÁN, Augusto Fachín. Possibilidades do uso de analogias e metáforas no processo de ensino-aprendizagem do ensino de zoologia no 7º ano do ensino fundamental. In: CONGRESSO NORTE NORDESTE DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, 2009. Boa Vista, RR. Anais... 2009.

SANTOS, Saulo César Seiffert. Diagnóstico e possibilidades para o ensino de zoologia em Manaus/AM. 2010. 237 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, AM, 2010.

SANTOS, Saulo César Seiffert; TERÁN, Augusto Fachín; SILVA-FORSBERG, Maria Clara. Analogias em livros didáticos de biologia no ensino de zoologia. Investigações em Ensino de Ciências. v. 15, n. 3, p. 591-603, 2011.

SCHMIDT, Luciana; OHIRA, Maria Lourdes Blatt. Bibliotecas virtuais e digitais: análise das comunicações em eventos científicos (1995/2000) Virtual and digital libraries: analysis communications in scientific events (1995-2000). Revista ACB. Florianópolis/SC, v. 7, n. 1, p. 73-97, 2002.

SEVERINO, Antônio J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2014.

VILLAÇA, Roberto. Recifes Biológicos. In: PEREIRA, Renato Crespo; SOARES-GOMES, Abilio. (Eds.). Biologia Marinha. Rio de Janeiro: Interciência, 2002. p. 399-420.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)