O uso de Blogs por Museus e Centros de Ciências do Sudeste brasileiro a análise do Blog “Coluna do Astrônomo” do Planetário do Rio De Janeiro

Conteúdo do artigo principal

Júlia Beatriz Andrade Silveira
Rayane Peres de Andrade
Marcelo Borges Rocha

Resumo

Os museus de ciências realizam ações educativas e culturais para diferentes tipos de público, proporcionando uma aproximação com a ciência. Entre seus recursos, a tecnologia vem oferecendo mecanismos eficientes na Divulgação Científica (DC). Dentre eles estão os blogs, uma potente forma de aproximar ciência e sociedade online. Essa pesquisa buscou investigar o uso de blogs por museus de ciências da região Sudeste Brasileiro. Como resultado, dentre 156 instituições, apenas 19 utilizam blogs, sendo seis deles ativos. A pesquisa caminhou para um Estudo de Caso sobre o blog “Coluna do Astrônomo” do Planetário do Rio de Janeiro com análise das atividades de DC praticadas no blog. Apesar da redução de seu uso, os blogs apresentaram-se como instrumentos potentes de DC através da prática de múltiplas atividades interativas e diferentes tipos de abordagem.

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Como Citar
Silveira, J. B. A., Andrade, R. P. de, & Rocha, M. B. (2024). O uso de Blogs por Museus e Centros de Ciências do Sudeste brasileiro: a análise do Blog “Coluna do Astrônomo” do Planetário do Rio De Janeiro. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(2), 920–941. https://doi.org/10.46667/renbio.v17i2.1232
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Júlia Beatriz Andrade Silveira, Federal Center for Technological Education Celso Suckow da Fonseca

Mestra em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ).  Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Doutoranda no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ). Rio de Janeiro, RJ - Brasil. 

Rayane Peres de Andrade, Federal Center for Technological Education Celso Suckow da Fonseca

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Bolsista de Iniciação Científica do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ). Rio de Janeiro, RJ - Brasil. 

Marcelo Borges Rocha, Federal Center for Technological Education Celso Suckow da Fonseca

Doutor em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Professor adjunto do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ). Rio de Janeiro, RJ - Brasil. 

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