A plataforma iNATURALIST como ferramenta de ensino de Ciências e Biologia, Educação Ambiental e Ciência Cidadã

Conteúdo do artigo principal

Cristiane Colodel
Lorena Aparecida Pitela Kraushaar
Maria Vitória Ferreira dos Santos
Rodrigo de Cássio da Silva

Resumo

Num contexto permeado por desafios ambientais, a Educação Ambiental é ferramenta crucial para a preservação da biodiversidade. A Ciência Cidadã e o uso de tecnologias da informação e comunicação destacam-se como abordagens colaborativas nesse processo. Buscando novas possibilidades pedagógicas no enfrentamento destes desafios, este estudo explora a plataforma iNaturalist no ensino de Biologia, sob a perspectiva da Ciência Cidadã, com enfoque na biodiversidade. O artigo traz um estudo de caso como exemplo de utilização dos dados já registrados na plataforma para elaboração de atividades didáticas e apresenta a possibilidade de criação de projetos, estimulando a participação ativa dos alunos no registro da biodiversidade na plataforma, permitindo que os alunos se sintam protagonistas e desempenhem um papel ativo na preservação ambiental.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Colodel, C., Kraushaar, L. A. P., Santos, M. V. F. dos, & Silva, R. de C. da. (2024). A plataforma iNATURALIST como ferramenta de ensino de Ciências e Biologia, Educação Ambiental e Ciência Cidadã. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(2), 836–859. https://doi.org/10.46667/renbio.v17i2.1282
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Cristiane Colodel, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná

Doutora em Ciências - Bioquímica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Curitiba, PR - Brasil. Licenciada em Ciências  Biológicas - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) - Ponta Grossa, PR - Brasil.  Professora EBTT no Instituto Federal do Paraná (IFPR).  Jaguariaíva, PR - Brasil. 

Lorena Aparecida Pitela Kraushaar, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)  - Ponta Grossa, PR - Brasil.

Maria Vitória Ferreira dos Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) - Ponta Grossa, PR - Brasil.

Rodrigo de Cássio da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Ciências Biológicas - Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Professor adjunto na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) - Ponta Grossa, PR - Brasil.

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