O fim da picada explorando a materialidade em aulas sobre arboviroses

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Rosa Maria Duarte Veloso
Fernando César Silva

Resumo

Esse relato de experiência é o resultado de uma disciplina desenvolvida em uma escola pública, na qual os estudantes puderam se envolver com o uso de materiais que desencadearam desdobramentos importantes. Assim, relatamos a experiência vivenciada nessa disciplina considerando o papel da materialidade na construção de entendimentos em sala de aula. Diversas estratégias foram utilizadas durante a disciplina, por exemplo, construção de mosquitéricas para mapeamento de focos do mosquito. A construção dessas mosquitéricas demonstrou o papel da materialidade nos processos de construção de entendimentos, contribuindo para a participação dos estudantes em discussões mais amplas, como, o racismo ambiental. Reconhecer o papel da materialidade em sala de aula pode reconfigurar as relações que estabelecemos com ela.

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Como Citar
Veloso, R. M. D., & Silva, F. C. (2024). O fim da picada: explorando a materialidade em aulas sobre arboviroses. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(2), 701–718. https://doi.org/10.46667/renbio.v17i2.1568
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Rosa Maria Duarte Veloso, Centro Educa Mais Professor Ribamar Torres

Mestra em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza, CE - Brasil. Professora do Centro Educa Mais Professor Ribamar Torres (CEMPRT). Pastos Bons, MA - Brasil

Fernando César Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Química e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, MG - Brasil. Professor adjunto na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, MG - Brasil

Referências

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