Os estilos de pensamento de professores que ensinam biodiversidade na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé

Conteúdo do artigo principal

Fernanda Feitoza de Oliveira
Maria Clara Silva-Forsberg

Resumo

Trata-se de caracterizar o estilo de pensamento de professores que ensinam sobre biodiversidade nos anos iniciais em escolas ribeirinhas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, Manaus, AM. Os professores responderam a um questionário e foram realizadas entrevistas semiestruturadas. A organização e análise dos dados foi baseada na Análise Textual Discursiva – ATD e na epistemologia de Ludwik Fleck. O estilo de pensamento sobre biodiversidade adveio da vivência dos professores nas comunidades da RDS do Tupé e também traz aspectos relacionados a sua formação inicial, mesmo que limitados. A conservação da biodiversidade é enfatizada pelos professores e está presente nas atividades propostas. Registrou-se a necessidade de aproximação das escolas/professores com suas respectivas comunidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Oliveira, F. F. de, & Silva-Forsberg, M. C. (2024). Os estilos de pensamento de professores que ensinam biodiversidade na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(2), 1025–1042. https://doi.org/10.46667/renbio.v17i2.1638
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Fernanda Feitoza de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Mestra em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia - Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Manaus, AM. Pedagoga da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Manaus, AM - Brasil.

Maria Clara Silva-Forsberg, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora em Ciências Ambientais pela Indiana University. Professora Permanente do PPGEEC/UEA e PPGECEM da REAMEC; Professora Titular da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Manaus, AM - Brasil.   

Referências

ALMEIDA, Ester Aparecida Ely; FREITAS, Anne Caroline de; CAVALCANTE, Santos Cleusa.; LOURO, Ferreira Silva Rosana; MOTOKANE, Marcelo Tadeu; FRANZOLIN, Fernanda. A biodiversidade nas pesquisas em Educação Ambiental. Debates em Educação, Maceió, AL, v. 11, n. 24, p. 29-50, 2019.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente. 3.ed. Brasília: A Secretaria, 1997.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei n. 9.985, de 18 de julho de 2000. Regulamenta o art. 225, § 1º, incisos I, II, III e VII da Constituição Federal, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências, 2000.

BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006. Brasília: MEC, CNE/CP, 2006.

BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Brasília: MEC, CNE/CP, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

BRICCIA, Viviane; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Competências e formação de docentes dos anos iniciais para a Educação Científica. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc., Belo Horizonte, MG, v. 18, n. 1, p. 1-22, 2016.

CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. 30.ed. São Paulo: Cultrix, 2012.

CONDÉ, Mauro Lúcio Leitão. (Prefácio à edição brasileira) Um livro e seus prefácios: de pé de página a novo clássico. In: FLECK, Ludwik. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte. Editora: Fabrefactum. 2010.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos, 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

DELIZOICOV, Demétrio; CASTILHO, Nadir; CUTOLO, Luiz Roberto Agea; ROS, Marco Aurélio da; LIMA, Armênio Matias Corrêa. Sociogênese do conhecimento e pesquisa em ensino: contribuições a partir do referencial fleckiano. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, v. 13, Número Especial, p. 56-69, 2002.

FEHR, Johannes. Fleck, sua vida, sua obra. In: CONDÉ, Mauro Lúcio Leitão. Ludwik Fleck: estilos de pensamento na ciência. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.

FLECK, Ludwik. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 12.ed. São Paulo: Paz e Terra. 1999.

FREITAS, Mayara Reinert Gelamo de. A Epistemologia de Ludwik Fleck em pesquisas sobre Formação de Professores de Ciências no Brasil. 2018, 150f. Dissertação (mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, PR, 2018.

GOMES, Raimunda Kelly Silva; NAKAYAMA, Luiza. Saberes e Percepções de Meio Ambiente dos (as) professores (as) de uma Escola Ribeirinha Amazônica Amapaense. Cocar, Belém, PA, v. 10, n. 20, p. 406-430, 2016.

KRASILCHIK, Myriam. Prática de ensino de Biologia. 4.ed.rev.ampl., 3ª reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011.

LEFF, Enrique. Discursos sustentáveis. São Paulo: Cortez, 2010.

LÉVÊQUE, Christian. A biodiversidade. Bauru. SP: Edusc, 1999.

LORENZETTI, Leonir; MUENCHEN, Cristiane; SLONGO, Iône Inês Pinsson. A Recepção da Epistemologia de Fleck pela Pesquisa em Educação em Ciências no Brasil. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc., Belo Horizonte, MG, v. 15, n. 3, p. 181-197, 2013.

MANAUS. Decreto n°. 8044, de 25 de agosto de 2005. Cria a reserva de desenvolvimento sustentável do Tupé. Diário Oficial de Manaus, 2005.

MARANDINO, Martha; MONACO, Luciana Magalhães. Biodiversidade nos Museus: discussões sobre a (in)existência de um discurso sobre conservação em ações educativas dos museus de ciências. In: REUNIÓN DE LA RED DE POPULARIZACIÓN DE LA CIENCIA Y LA TECNOLOGÍA EN AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE (RED POP - UNESCO) Y IV TALLER “CIENCIA, COMUNICACIÓN Y SOCIEDAD, 10., 2007. Atas da... 2007.

MATOS, Daniel Abud Seabra; JARDILINO, José Rubens Lima. Os conceitos de concepção, percepção, representação e crença no campo educacional: similaridades, diferenças e implicações para a pesquisa. Educação & Formação, Fortaleza, CE, v. 1, n. 3, p. 20-31, set./dez. 2016.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza.; DESLANDES, Suely Ferreira.; GOMES, Romeu. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007.

OROZCO, Yonier Alexander. O ensino da biodiversidade: tendências e desafios nas experiências pedagógicas. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, Bogotá, Colômbia, v. 12, n. 2, p. 173-185, 2017.

PIRES, Esmeraldo Tavares.; SILVA, Carlos Aldemir Farias da. Práticas docentes em uma escola ribeirinha na Ilha de Marajó (Pará, Brasil). Cocar, Belém, PA, v. 12, n. 23, p. 168-194, 2018.

REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. São Paulo: Editora Brasiliense, 2006.

ROSA, Maria Inês Petrucci; PAVAN, Adriana Cristina. Discursos híbridos nas memórias das licenciaturas em ciências em uma instituição universitária. Ciência & Educação, Bauru, SP, v. 17, n. 1, p. 83-96, 2011.

PRIMACK, Richard B; RODRIGUES, Efraim. Biologia da Conservação. Londrina, PR: Planta, 2001.

SANTOS, Boaventura de Souza. Um discurso sobre as Ciências na transição para uma ciência pós-moderna. Estudos Avançados, São Paulo, SP, v. 2, n. 2, p. 46-71, 1988.

SCHÄFER, Lothar; SCHNELLE, Thomas. Fundamentação da perspectiva sociológica de Ludwik Fleck na teoria da ciência. In: FLECK, Ludwik. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010. p. 1-36

SHIVA, Vandana. Monoculturas da mente: perspectivas da biodiversidade e da biotecnologia. São Paulo, SP: Gaia, 2003.

SOUZA, Ana Lúcia Santos; CHAPANI, Daisi Teresinha. Concepções de ciência de um grupo de licenciandas em Pedagogia e suas relações com o processo formativo. Ciência & Educação, Bauru, SP, v. 21, n. 4, p. 945-957, 2015.

SOUZA, Robson Simplício de; GALIAZZI, Maria do Carmo. A categoria na análise textual discursiva: sobre método e sistema em direção à abertura interpretativa. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, SP, v. 5, n. 9, p. 514-538, 2017.

WOLLMANN, Ediane Machado; SOARES, Félix Alexandre Antunes; ILHA, Phillip Vilanova. As percepções de Educação Ambiental e Meio ambiente de professoras das séries finais e a influência destas em suas práticas docentes. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, MG, v. 15, n. 2, p. 387-405, 2015.

ZANINI, Alanza Mara; ROCHA, Marcelo Borges. Unidades de Conservação e práticas educativas: tendências em estudos brasileiros. Cocar, Belém, PA, v. 16, n. 34, p. 1-21, 2022.

Artigos Semelhantes

<< < 27 28 29 30 31 32 33 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.