Desenho e escrita no ensino de Biologia uma experiência a partir da extensão universitária
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
ANDERSON, Leon. Analytic autoethnography. Journal of Contemporary Ethnography, v.35, n.4, p.373-395, 2006. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0891241605280449?journalCode=jcec. Acesso em: 6 jun. 2018.
ARROYO, Miguel. Os coletivos empobrecidos repolitizam os currículos. In: POR QUE POBREZA? EDUCAÇÃO E DESIGUALDADE. Rio de Janeiro: IPEA, 2014. p. 89-115.
AZZI, Roberta; BASQUEIRA, Ana Paula. Aprendizagem observacional na visão da teoria social cognitiva. In: BORUCHOVITCH, E.; AZZI, R.; SOLIGO, A. (Org.). Temas em psicologia educacional: contribuições para a formação de professores. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2017. p. 13-36.
BAPTISTA, Geilsa. Os desenhos como instrumento para investigação dos conhecimentos prévios no ensino de ciências… In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., Florianópolis, 2009. Anais… Florianópolis, 2009. Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/395.pdf . Acesso em: 25 maio 2018.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2009. BENETTI, Alfonso. A autoetnografia como método de investigação artística sobre a expressividade na performance pianística. Opus, v. 23, n. 1, p. 147-165, abr. 2017. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/424 . Acesso em: 6 jun. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site.pdf Acesso em:16 maio 2018.
BRASIL. Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996: estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/l9394.htm . Acesso em:6 jun. 2018.
CORDEIRO, Carina; SILVA, Wagner; CARDOSO, Marisa. O uso do desenho, em Biologia, como ferramenta no processo ensino-aprendizado. ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 17.; SEMINÁRIO DE EXTENSÃO, 7., Taubaté, 2012. Anais… Taubaté: Unitau, 2012. Disponível em: http://www.unitau.br/enic/trabalhos/DPB1144.pdf . Acesso em: 25 maio 2018.
COSTA, Marco et al. O desenho como estratégia pedagógica no ensino de ciências… Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 5, n. 1, 2006. Disponível em: https://reec.uvigo.es/volumenes/volumen5/ART10_Vol5_N1.pdf . Acesso em: 25 maio 2018.
EVARISTO, Débora et al. Anatomia humana para todos: contribuindo para a compreensão do corpo humano. In: JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - JEPEX, 13., Recife, 2013. Anais... Recife: UFRPE, 2013. Disponível em: http://www.eventosufrpe.com.br/2013/cd/resumos/R0720-1.pdf . Acesso em: 25 maio 2018.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
FREIRE, Paulo Educação Como Prática da Liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1967.
FREUD, Sigmund. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. Rio de Janeiro: Imago, 1973.
GODINHO, Isabel. Pobreza e desigualdade social no Brasil: um desafio para as políticas sociais. CIRCUITO DE DEBATES ACADÊMICOS. Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, 2011. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/code2011/chamada2011/pdf/area2/area2-artigo31.pdf . Acesso em: 6 jun. 2018.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
KRASILCHIK, Myriam. Prática de ensino de biologia. São Paulo: USP, 2008.
KRASILCHIK, Myriam; SILVA, Paulo. Bioética e ensino de ciências: o tratamento de temas controversos, dificuldades apresentadas por futuros professores de ciências e de biologia. Ciências e Educação, Bauru, v. 19, n. 2, p. 379-392, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000200010 . Acesso em: 29 jan. 2018.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, jan./abr., 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf . Acesso em 18 ago. 2019.
LUZ, Adriana; SCHIMIEGUELL, Hélio. Inserção do desenho como recurso didático auxiliar no desenvolvimento da disciplina de Biologia. GRAPHICA 2005. Anais… Disponível em: http://www.lematec.net.br/CDS/GRAPHICA05/artigos/luzschimieguell.pdf . Acesso em: 25 maio 2018.
MAIA; Marcos; OLIVEIRA, Etiene. Memórias autoetnográficas do estágio supervisionado em biologia: professor reflexivo ou reflexão do professor? In: ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR - INTERFOR, II; ENCONTRO INTER-REGIONAL NORTE-NORDESTE, CENTRO-OESTE SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR, ENFORSUP, 7., 2017, Palmas. Anais… Palmas: UFT, p. 274-286. Disponível em: http://ww2.uft.edu.br/ii-interfor . Acesso em: 6 jun. 2018.
MAIA, Marcos; ROCHA, Damião. A fenomenologia na pesquisa em educação: um olhar sobre a etnometodologia e etnopesquisa crítica. Atos de Pesquisa em Educação, v. 11, n. 3, p. 718-736, set./dez. 2016 . Disponível em: http://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5543 . Acesso em: 26 dez. 2017.
MAIA, Marcos; ROCHA, Damião; SANTANA, Jocyleia. Narrativas e memórias de jovens sobre suas construções subjetivas de gênero e sexualidade no processo educativo tocantinense. In: FERRARI, Anderson; CASTRO, Roney (Org.). ABEH e a construção de um campo de pesquisa e conhecimento: desafios e potencialidade de nos reinventarmos. Campina Grande: Realize, 2017. p. 706-715. Disponível em: http://editorarealize.com.br/revistas/ebook_abeh/trabalhos/ebook_abeh.pdf . Acesso em: 26 dez. 2017.
MENDES, L.; NUNES, D.; PIRES, E. Avaliação do conhecimento paleontológico como intervenção em escolas de ensino médio: um estudo de caso no estado do Tocantins. Holos, v. 31, n. 8, 2015. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1991 Acesso em: 25 maio 2018.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.
MORIN, Edgar. O homem e a morte. Rio de Janeiro: Imago, 1997. MOTA, T.; CLEOPHAS, M. Proposta para o ensino de química utilizando a planta… Revista Virtual de Química, v. 6, n. 5, 2014. Disponível em: http://rvq.sbq.org.br/imagebank/pdf/v6n5a15.pdf. Acesso em: 25 maio 2018.
NAVES, Emilse. Fazer-saber: reflexões sobre a função acadêmica da extensão universitária. Em Extensão, v. 14, n. 1, p. 9-29, jan./jun. 2015. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/28113 Acesso em: 20 dez. 2017.
PATROCÍNIO, Wanda. O desenho e suas relações com a linguagem escrita em alunos portadores de deficiência mental. Rev. online Bibl. Prof. Joel Martins, Campinas, SP, v.2, n.2, p.149-160, fev. 2001. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1077/1092 . Acesso em: 25 maio 2018.
PAULA, João. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces, Revista de Extensão, v. 1, n. 1, p. 05-23, jul./nov. 2013. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/revistainterfaces/index.php/IREXT/article/view/5/pdf Acesso em: 20 dez. 2017.
PILLAR, Analice Dutra. Desenho e construção de conhecimento na criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
SANTOS, Boaventura. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 7.ed. S.l.: Edições Afrontamento, 1994.
SANTOS, João; ROCHA, Bianca; PASSAGLIO, Kátia. Extensão universitária e formação no ensino superior. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v.7, n. 1, p. 23-28, jan./jun., 2016. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/3087 Acesso em: 20 dez. 2017.
SEVALHO, Elison. “DNA no túnel do tempo”: um relato de atividade extensionista para o ensino de biologia. Em Extensão, v. 16, n. 1, 2017. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/37456 . Acesso em 25 maio 2018.
SILVA, Marcos; SILVA, Márcia. Argumentação no ensino de biologia: uma experiência no ensino médio. ACTIO: Docência em Ciências, v. 1, n. 1, p. 70-86, jul./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4745 . Acesso em: 18 dez. 2017.
TOMIO, Daniela. Relações entre ensinar ciências e a escrita: reflexões sobre as “origens” de seu pesquisar no Brasil. Inter-Ação, Goiânia, v. 41, n. 3, p. 629-650, set./dez. 2016. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/41888 . Acesso em: 6 jun. 2018.