Desenho e escrita no ensino de Biologia uma experiência a partir da extensão universitária

Conteúdo do artigo principal

Marcos Felipe Gonçalves Maia
Baldur Rocha Giovannini
Etiene Fabbrin Pires Oliveira

Resumo

O ensino de Biologia é problematizado neste texto por meio da extensão universitária. Uma aula de campo foi conduzida com alunos do ensino médio do Colégio Dom Alano Marie du Noday, Palmas, TO. Objetiva compreender como se expressam os alunos e alunas que participaram da atividade de extensão após a aula de campo em laboratórios de saúde da UFT. É um relato de caso, com análise de desenhos e escritos dos alunos. Fundamenta-se na fenomenologia. Conclui que desenhos e outras múltiplas linguagens expressivas podem ajudar a dinamizar e complementar o ensino de biologia, em especial com alunos que não possuem laboratórios nas suas respectivas escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Maia, M. F. G., Giovannini, B. R., & Oliveira, E. F. P. (2019). Desenho e escrita no ensino de Biologia: uma experiência a partir da extensão universitária. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 12(2), 135–147. https://doi.org/10.46667/renbio.v12i2.191
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Marcos Felipe Gonçalves Maia, Universidade Federal do Tocantins

Doutorando em Educação (UFPB). Mestre em Educação (UFT). Especialista em Educação e Direitos Humanos (UnB). Licenciado em Biologia (UFT). Bacharel em Bibliotecnomia (UnB). Pesquisador do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Sexualidade, Corporalidade e Direitos (UFT).

Baldur Rocha Giovannini, Universidade Federal do Tocantins

Licenciado em Biologia (UFT).

Etiene Fabbrin Pires Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Geociências - UFRGS. Professora do curso de Ciências Biológicas UFT e do Mestrado em Biodiversidade, Ecologia e Conservação - UFT.

Referências

ANDERSON, Leon. Analytic autoethnography. Journal of Contemporary Ethnography, v.35, n.4, p.373-395, 2006. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0891241605280449?journalCode=jcec. Acesso em: 6 jun. 2018.

ARROYO, Miguel. Os coletivos empobrecidos repolitizam os currículos. In: POR QUE POBREZA? EDUCAÇÃO E DESIGUALDADE. Rio de Janeiro: IPEA, 2014. p. 89-115.

AZZI, Roberta; BASQUEIRA, Ana Paula. Aprendizagem observacional na visão da teoria social cognitiva. In: BORUCHOVITCH, E.; AZZI, R.; SOLIGO, A. (Org.). Temas em psicologia educacional: contribuições para a formação de professores. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2017. p. 13-36.

BAPTISTA, Geilsa. Os desenhos como instrumento para investigação dos conhecimentos prévios no ensino de ciências… In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., Florianópolis, 2009. Anais… Florianópolis, 2009. Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/395.pdf . Acesso em: 25 maio 2018.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2009. BENETTI, Alfonso. A autoetnografia como método de investigação artística sobre a expressividade na performance pianística. Opus, v. 23, n. 1, p. 147-165, abr. 2017. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/424 . Acesso em: 6 jun. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site.pdf Acesso em:16 maio 2018.

BRASIL. Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996: estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/l9394.htm . Acesso em:6 jun. 2018.

CORDEIRO, Carina; SILVA, Wagner; CARDOSO, Marisa. O uso do desenho, em Biologia, como ferramenta no processo ensino-aprendizado. ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 17.; SEMINÁRIO DE EXTENSÃO, 7., Taubaté, 2012. Anais… Taubaté: Unitau, 2012. Disponível em: http://www.unitau.br/enic/trabalhos/DPB1144.pdf . Acesso em: 25 maio 2018.

COSTA, Marco et al. O desenho como estratégia pedagógica no ensino de ciências… Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 5, n. 1, 2006. Disponível em: https://reec.uvigo.es/volumenes/volumen5/ART10_Vol5_N1.pdf . Acesso em: 25 maio 2018.

EVARISTO, Débora et al. Anatomia humana para todos: contribuindo para a compreensão do corpo humano. In: JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - JEPEX, 13., Recife, 2013. Anais... Recife: UFRPE, 2013. Disponível em: http://www.eventosufrpe.com.br/2013/cd/resumos/R0720-1.pdf . Acesso em: 25 maio 2018.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

FREIRE, Paulo Educação Como Prática da Liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1967.

FREUD, Sigmund. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. Rio de Janeiro: Imago, 1973.

GODINHO, Isabel. Pobreza e desigualdade social no Brasil: um desafio para as políticas sociais. CIRCUITO DE DEBATES ACADÊMICOS. Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, 2011. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/code2011/chamada2011/pdf/area2/area2-artigo31.pdf . Acesso em: 6 jun. 2018.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

KRASILCHIK, Myriam. Prática de ensino de biologia. São Paulo: USP, 2008.

KRASILCHIK, Myriam; SILVA, Paulo. Bioética e ensino de ciências: o tratamento de temas controversos, dificuldades apresentadas por futuros professores de ciências e de biologia. Ciências e Educação, Bauru, v. 19, n. 2, p. 379-392, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000200010 . Acesso em: 29 jan. 2018.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, jan./abr., 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf . Acesso em 18 ago. 2019.

LUZ, Adriana; SCHIMIEGUELL, Hélio. Inserção do desenho como recurso didático auxiliar no desenvolvimento da disciplina de Biologia. GRAPHICA 2005. Anais… Disponível em: http://www.lematec.net.br/CDS/GRAPHICA05/artigos/luzschimieguell.pdf . Acesso em: 25 maio 2018.

MAIA; Marcos; OLIVEIRA, Etiene. Memórias autoetnográficas do estágio supervisionado em biologia: professor reflexivo ou reflexão do professor? In: ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR - INTERFOR, II; ENCONTRO INTER-REGIONAL NORTE-NORDESTE, CENTRO-OESTE SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR, ENFORSUP, 7., 2017, Palmas. Anais… Palmas: UFT, p. 274-286. Disponível em: http://ww2.uft.edu.br/ii-interfor . Acesso em: 6 jun. 2018.

MAIA, Marcos; ROCHA, Damião. A fenomenologia na pesquisa em educação: um olhar sobre a etnometodologia e etnopesquisa crítica. Atos de Pesquisa em Educação, v. 11, n. 3, p. 718-736, set./dez. 2016 . Disponível em: http://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5543 . Acesso em: 26 dez. 2017.

MAIA, Marcos; ROCHA, Damião; SANTANA, Jocyleia. Narrativas e memórias de jovens sobre suas construções subjetivas de gênero e sexualidade no processo educativo tocantinense. In: FERRARI, Anderson; CASTRO, Roney (Org.). ABEH e a construção de um campo de pesquisa e conhecimento: desafios e potencialidade de nos reinventarmos. Campina Grande: Realize, 2017. p. 706-715. Disponível em: http://editorarealize.com.br/revistas/ebook_abeh/trabalhos/ebook_abeh.pdf . Acesso em: 26 dez. 2017.

MENDES, L.; NUNES, D.; PIRES, E. Avaliação do conhecimento paleontológico como intervenção em escolas de ensino médio: um estudo de caso no estado do Tocantins. Holos, v. 31, n. 8, 2015. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1991 Acesso em: 25 maio 2018.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

MORIN, Edgar. O homem e a morte. Rio de Janeiro: Imago, 1997. MOTA, T.; CLEOPHAS, M. Proposta para o ensino de química utilizando a planta… Revista Virtual de Química, v. 6, n. 5, 2014. Disponível em: http://rvq.sbq.org.br/imagebank/pdf/v6n5a15.pdf. Acesso em: 25 maio 2018.

NAVES, Emilse. Fazer-saber: reflexões sobre a função acadêmica da extensão universitária. Em Extensão, v. 14, n. 1, p. 9-29, jan./jun. 2015. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/28113 Acesso em: 20 dez. 2017.

PATROCÍNIO, Wanda. O desenho e suas relações com a linguagem escrita em alunos portadores de deficiência mental. Rev. online Bibl. Prof. Joel Martins, Campinas, SP, v.2, n.2, p.149-160, fev. 2001. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1077/1092 . Acesso em: 25 maio 2018.

PAULA, João. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces, Revista de Extensão, v. 1, n. 1, p. 05-23, jul./nov. 2013. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/revistainterfaces/index.php/IREXT/article/view/5/pdf Acesso em: 20 dez. 2017.

PILLAR, Analice Dutra. Desenho e construção de conhecimento na criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

SANTOS, Boaventura. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 7.ed. S.l.: Edições Afrontamento, 1994.

SANTOS, João; ROCHA, Bianca; PASSAGLIO, Kátia. Extensão universitária e formação no ensino superior. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v.7, n. 1, p. 23-28, jan./jun., 2016. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/3087 Acesso em: 20 dez. 2017.

SEVALHO, Elison. “DNA no túnel do tempo”: um relato de atividade extensionista para o ensino de biologia. Em Extensão, v. 16, n. 1, 2017. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/37456 . Acesso em 25 maio 2018.

SILVA, Marcos; SILVA, Márcia. Argumentação no ensino de biologia: uma experiência no ensino médio. ACTIO: Docência em Ciências, v. 1, n. 1, p. 70-86, jul./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4745 . Acesso em: 18 dez. 2017.

TOMIO, Daniela. Relações entre ensinar ciências e a escrita: reflexões sobre as “origens” de seu pesquisar no Brasil. Inter-Ação, Goiânia, v. 41, n. 3, p. 629-650, set./dez. 2016. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/41888 . Acesso em: 6 jun. 2018.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.