Teorias da aprendizagem na prática pedagógica do professor de biologia

Conteúdo do artigo principal

Gessikelli Silva Barbosa
https://orcid.org/0000-0002-7392-5931
Arthur Lima da Silva
https://orcid.org/0000-0002-0643-3988

Resumo

Este estudo objetivou analisar quais teorias da aprendizagem os professores de Biologia do município de Surubim/PE, conhecem e aplicam em sala de aula. Participaram do estudo 10 professores de Biologia que atuam na rede estadual de ensino. A pesquisa foi do tipo exploratória, de abordagem qualitativa. Na coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com perguntas de cunho pessoal e questões relacionadas aos objetivos da pesquisa. Para análise dos dados foi seguida a proposta do método hermenêutico-dialético segundo Minayo (1992). Os resultados mostraram que os professores de Biologia possuíam um conhecimento fragmentado sobre as teorias da aprendizagem, e que isto pode ter sido ocasionado pela falta de interesse nas disciplinas pedagógicas, durante a formação inicial dos mesmos.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Barbosa, G. S., & Silva, A. L. da. (2020). Teorias da aprendizagem na prática pedagógica do professor de biologia. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 13(1), 86–101. https://doi.org/10.46667/renbio.v13i1.267
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Gessikelli Silva Barbosa, Universidade de Pernambuco

Mestre em Educação - Universidade de Pernambuco (UPE). Recife, PE, Brasil. Professora contratada - Universidade de Pernambuco (UPE). Recife, PE, Brasil

Arthur Lima da Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutorando em Ecologia e Biomonitoramento - Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador, BA - Brasil. Professor Assistente - Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).  São Raimundo Nonato, PI - Brasil.

Referências

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