O ensino de zoologia em escolas da Superintendência Regional de Ensino de Caratinga/Minas Gerais

Conteúdo do artigo principal

Natália Siqueira Moreira
Ione Maria de Matos

Resumo

Objetivou-se analisar as metodologias e recursos didáticos utilizados no ensino de Zoologia em escolas da SRE de Caratinga e elaborar propostas que colaborem para o processo ensino-aprendizagem. Questionários semiestruturados foram aplicados a 28 professores que lecionam Ciências e/ou Biologia no sétimo e segundo anos dos ensinos fundamental e médio respectivamente, em 29 escolas estaduais de 7 municípios. A maior parte desses professores realizam o ensino pautado na memorização do conteúdo, utilizam principalmente o livro didático, não fazem relação eco evolutiva das espécies animais, faltam espaços para a realização de atividades práticas e recursos metodológicos. Propostas foram elaboradas e compiladas em um caderno de sugestões com estratégias para o ensino de Zoologia e disponibilizado aos professores e a SRE de Caratinga.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Moreira, N. S., & Matos, I. M. de. (2020). O ensino de zoologia em escolas da Superintendência Regional de Ensino de Caratinga/Minas Gerais. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 13(1), 120–140. https://doi.org/10.46667/renbio.v13i1.312
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Natália Siqueira Moreira, Escola Estadual "Alberto Azevedo" e Escola Municipal "Barão do Rio Branco"

Mestrado Profissional  em Ensino de Biologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Campus avançado de Governador Valadares, MG - Brasil. Professora Efetiva de Biologia - Escola Estadual “Alberto Azevedo”; Professora Efetiva de Ciências - Escola Municipal “Barão do Rio Branco”. Inhapim, MG - Brasil.

Ione Maria de Matos, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Ciências Biológicas - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG - Brasil. Professora Adjunta - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF),  Campus avançado de Governador Valadares, MG - Brasil

Referências

ANTUNES Celso. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 51-59.

AZEVEDO, H. J. C. C. Introdução ao ensino de zoologia. Goiânia, GO: Espaço Acadêmico, 2019.

AZEVEDO, M. E. O.; DE OLIVEIRA, M. C. A.; LIMA, D. C. A zoologia no ensino médio de escolas estaduais do município de Itapipoca, Ceará. Revista da SBEnBio, v.9, p. 6143-6154, 2016.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 2009.

BASTOS JUNIOR, P. S. Metodologias e estratégias para o ensino de Zoologia. 2013. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília, Planaltina, 2013.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.

CAMPOS, C. J. C. Método de análise de conteúdo: ferramenta para a análise de conteúdo de dados qualitativos no campo da saúde. Revista Brasileira de enfermagem, v.57, n.5, p.611-614, 2004.

CRESPO, A. A. Estatística fácil. 19. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

DIAS, M.G; SESSA. P. Ensino de zoologia em foco: interações e atividades investigativas. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACION EM DIDACTICA DE LAS CIÊNCIAS, 10., 2017. Anais...Sevilla, Espanha, 2017. p.5493-5497. ISSN (DIGITAL): 2174-6486. Disponível em: https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2017nEXTRA/123_-_Ensino_de_Zoologia_em_foco_interacoes_e_atividades_investigativas.pdf

FERREIRA, F.S; BRITO, S.V.; RIBEIRO, S.C.; SALES, D.L.; ALMEIDA, W.O. A zoologia e a botânica do ensino médio sob uma perspectiva evolutiva: uma alternativa de ensino para o estudo da biodiversidade. Cad. Cult. Ciênc, v. 2, n.1, p.58-66, 2008.

GATTI, B.A.; BARRETO, E.S.S. Professores: aspectos de sua profissionalização, formação e valorização social. Brasília, DF: UNESCO, 2009. (Relatório de Pesquisa)

GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, v.31, n.113, p. 1355-1379, 2010.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. Universidade de São Paulo: EDUSP, 2004.

LOPES, R. W.; FERREIRA, M. J. M.; STEVAUX, M. N. Proposta pedagógica para o ensino médio: filogenia de animais. Revista Solta a Voz, v. 18, n. 2, 2007.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências da natureza e suas tecnologias (PCN), Brasília: Secretaria da Educação Básica, 1997.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Letramento científico. Disponível em: http://download.inep.gov.br/download/internacional/pisa/2010/letramento_cientifico.pdf .

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa Nacional do Livro didático. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro/pnld/guia-do-livro-didatico/item/11986-escolha-pnld-2019.

NEVES, K. R. DAS; SCHWANTES, L. Ensino de zoologia por desafios de observação: o método científico como instrumento de aprendizagem. REnBio - Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 12, n.2, p. 188-206, 2019. ISSN: 1982-1867.

OCDE. Principais dados do Brasil no Education at a Glance 2015. Disponível em: http://www.oecd.org/education/school/TALIS-2013-country-note-Brazil-Portuguese.pdf, 2015.

OCDE. Principais dados do Brasil no Education at a Glance 2018. Disponível em: http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pesquisa_talis/resultados/2018/relatorio_nacional_talis2018.pdf.

OLIVEIRA, C. DE. A Zoologia nas escolas: percursos do ensino de zoologia em escolas da rede pública no município de Aracaju/SE. 2017.

Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do São Cristóvão, Sergipe, 2017.

PISA: Informe de resultados da pisa, 2015. Disponível em: http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/resultados/2015/pisa_satisfacao_do_professor_de_ciencias.pdf, 2015.

PRINCIPAIS dados do Brasil no Education at a Glance, 2013. Disponível em: https://www.oecd.org/brazil/Education-at-a-glance-2015-Brazil-in-Portuguese.pdf, 2013.

SANTANA, D. R.; SOUZA NETO L. G.; DA SILVA, L. A. M. Uma proposta para construção de tirinha para o Ensino de Zoologia: Idealização e Elaboração. Revista Ciências & Ideias, v.11, n.1, p. 298-322, 2020.

SANTOS, S. C. S. Diagnóstico e possibilidades para o ensino de zoologia em Manaus/AM. 2010. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2010.

SANTOS, S. C. S.; FACHÍN-TÉRAN, A. Possibilidade do uso de analogia e metáfora no processo de ensino-aprendizagem no Ensino de Zoologia no 7º ano do Ensino Fundamental. In: CONGRESSO NORTE NORDESTE DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. Anais...Boa Vista: UERR, 2009.

SANTOS, S. C. S.; FACHÍN-TÉRAN, A. Condições de ensino em zoologia no nível fundamental: o caso das escolas municipais de Manaus, AM. Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Manaus, 2013. v.6, n.10, p. 1-18.

SANTOS, L. A. S.; GONDIM, M. J. C. Ações para a organização de uma coleção didática de zoologia em uma escola de Uberlândia, MG. Rev. Ciênc. Ext. v.9, n.2, p.19-27, 2013.

SANTOS, A. B.; GUIMARÃES, C. R. P. A utilização de jogos como recurso didático no ensino de zoologia. Rev. Elétrons. Investig. Educ. Cienc. v.5 n.2, 2010.

VASCONCELOS, I; PRAIA, J.F; Almeida, L. S. Theory of learninf and the teaching-learning of sciences-from instruction to apprenticeship. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v.7. n.1, 2002.

VASCONCELOS, S.; SOUTO, E. O livro didático de Ciências no Ensino Fundamental proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência & Educação, 2003. v. 9, n. 1, p. 93-104.

WAISELFISZ, J. J. O ensino das ciências no Brasil e o PISA. São Paulo: Sangari do Brasil, 2009.

Artigos Semelhantes

<< < 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.