Entre encontros e ensino de biologia e gêneros e sexualidades sopros e insurgências de uma biologia menor

Conteúdo do artigo principal

Sandro Prado Santos
Matheus Moura Martins

Resumo

Este artigo apresenta dados de uma pesquisa cartográfica que se interessou pelasressonâncias das experiências de pessoas transaos territórios da educação em Biologia e que se materializou num caminhar entreos emaranhados do campo oficial do ensino de Biologia. Nesse contexto, temos como objetivo apresentar as potencialidades e as insurgências de um mapeamento dos movimentos efetuados nos ENEBIO’s e EREBIO’s. O sopro dos encontros nos convocaram ao agenciamento “Experiências de pessoas trans – Ensino de Biologia” que nos abriu espaços para pensarmos a educação em biologia enquanto territórios constituídos por linhas de diferentes naturezas, ritmos e direções, e, em que os gêneros e as sexualidades ecoam e funcionam na sua constituição, produzindo planos que coexistem em oscilações maioresmenores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Santos, S. P., & Martins, M. M. (2020). Entre encontros e ensino de biologia e gêneros e sexualidades: sopros e insurgências de uma biologia menor. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 13(1), 141–152. https://doi.org/10.46667/renbio.v13i1.314
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Sandro Prado Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação - Unversidade Federal de Uberlândia (UFU). Uberlândia, MG - Brasil. Professor adjunto - Unversidade Federal de Uberlândia (UFU). Uberlândia, MG - Brasil. 

Matheus Moura Martins, Universidade Federal de Uberlândia

Graduação em andamento  - Ciências Biológicas. Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Uberlândia, MG - Brasil. 

Referências

ALBUQUERQUE-JÚNIOR, Durval Muniz de.; VEIGA-NETO, Alfredo.; SOUZA-FILHO, Alípio de. Uma cartografia das margens. In: ALBUQUERQUE-JÚNIOR, Durval Muniz de.; VEIGA-NETO, Alfredo.; SOUZA-FILHO, Alípio de. (Org.). Cartografias de Foucault. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011, p. 9-12.

BARZANO, Marco Antonio Leandro. Currículo das margens: apontamentos para ser professor de Ciências e Biologia. Revista Educação em Foco, Juiz de Fora/MG, v.21, n.1, p. 105-124, mar./jun. 2016.

DELEUZE, Gilles. Conversações. 3.ed. Tradução de Peter Pál Pelbart. São Paulo: Ed.34, 2013.

DELEUZE, Gilles.; GUATTARI, Félix. Mil Platôs, v.1. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. São Paulo: Ed. 34. 2011.

DELEUZE, Gilles.; GUATTARI, Félix. Mil Platôs, v.3. Tradução de Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lúcia Cláudia Leão e Suely Rolnik. São Paulo: Ed. 34. 2012.

ETTER, Fernanda. et al. Sentidos de sexualidade em produções acadêmicas: Investigando os anais dos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia (2005-2012). Revista SBenBio, Niterói, v. 7, p. 2085-2096, 2014.

GALLO, Silvio. Deleuze & Educação. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

JESUS, Jaqueline Gomes de. Orientações sobre a população transgênero: conceitos e termos. Brasília: Autor, 2012.

MARANDINO, Martha.; SELLES, Sandra Escovedo.; FERREIRA, Márcia Serra.; AMORIM, Antônio Carlos Rodrigues (Org.). Ensino de Biologia: conhecimento e valores em disputa. Niterói: EdUFF, 2005. p. 121-130.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Currículo-mapa: linhas e traçados das pesquisas pós-críticas sobre currículo no Brasil. Educação & Realidade, v.30, n.1, p. 67-82, jan./jun. 2005.

PARAÍSO, Marlucy Alves; CALDEIRA, Maria Carolina da Silva. Apresentação. In: PARAÍSO, Marlucy Alves.; CALDEIRA, Maria Carolina da Silva. (Org.). Pesquisas sobre currículos, gêneros e sexualidades. Belo Horizonte: Mazza, 2018, p. 13-21.

PINHO, Raquel.; BASTOS, Felipe. Sentidos de sexualidade nos anais dos Encontros Regionais de Ensino de Biologia RJ/ES (2001-2015). Revista da SBEnBio, Maringá, PR, n.9, 2016.

PRADO-FILHO, Kleber.; TETI, Marcela Moltalvão. A cartografia como método para as Ciências Humanas e Sociais. Barbarói, Santa Cruz do Sul, n.38, p. 45-59, jan./jun. 2013.

RANNIERY, Thiago.; LEMOS, Paula Cunha. de. Gênero pode ser uma categoria útil para o ensino de Biologia? In: VILELA, Mariana Lima et al. (Org.). Aqui também tem currículo! Saberes em diálogo no ensino de biologia. Curitiba: Prismas, 2018. p. 65-86. ISBN: 978-85-537-0044-8.

REIS, Neilton dos.; PINHO, Raquel. Ensino de Biologia e gênero: o que dizem as narrativas não-binárias? Revista da SBEnBio, n.9, 2016, p. 3716-3727.

SANTANA, Naomi Neri.; POLIZEL, Alexandre Luiz; MAIO, Eliane Rose. Concepções de Professores de Ciências e Biologia no município de Maringá, Paraná, sobre transexualidade. Revista da SBEnBio, n.9, 2016, p. 5054-5064.

SANTOS, Sandro Prado. Experiências de pessoas trans - ensino de Biologia. 2018. 289 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.

SANTOS, Sandro Prado.; MARTINS, Matheus Moura. Configurações do campo do ensino de biologia e suas composições com as transexualidades. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO SEXUAL - SABERES/TRANS/VERSAIS CURRÍCULOS IDENTITÁRIOS E PLURALIDADES DE GÊNERO, 5., Maringá, 2017. Anais... Maringá, PR, 2017, p. 1-8.

SANTOS, Sandro Prado.; MARTINS, Matheus Moura. Corpos trans e a educação em Biologia: des-territorializações e conexões com a filosofia da Diferença. In: SEMINÁRIO CONEXÕES, 8., 2019, Campinas. Anais... Campinas, SP: UNICAMP/FE, 2019, p. 89-90.

SELLES, Sandra Escovedo. Apresentação. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBenBio) - Temas polêmicos e Ensino de Biologia, v. 3, Campinas, SP: 2010.

SELLES, Sandra Escovedo. Desafios da formação e da prática de professores de Biologia: abrindo janelas. In: BARZANO, Marco Antônio Leandro.; FERNANDES, José Artur Barosso.; FONSECA, Lana Cláudia de Souza.; SHUARTZ, Marilda. (Org.). Ensino de Biologia: experiência e contextos afirmativos. Goiânia: Índice, 2014, p. 13-26.

SILVA, Elenita Pinheiro de Queiroz. O que a escola e a universidade têm a ver com a vida da população LGBTQI? Jornal da UFU, jul./ago. 2017, n. 176. Disponível em: comunica.ufu.br. Acesso em: 30 de setembro de 2017.

SILVA, Elenita Pinheiro de Queiroz; CICILLINI, Graça Aparecida. Cultura, educação e produção curricular na Biologia: o tema corpo humano como pretexto. In: SELLES, S. E. et al. (Org.). Ensino de Biologia: histórias, saberes e práticas formativas. Uberlândia: EDUFU, 2009, p. 149-172.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>