Aprendizagem informal e práticas agroecológicas em o contexto de um pomar
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho é abordado a partir de um enfoque etnográfico, e tem como objetivo conhecer aspectos relevantes da aprendizagem co-construída por meio de práticas agrícolas no contexto informal de uma horta, localizada no território de uma universidade nacional da Argentina, configurada de forma autônoma e horizontal. Por meio da análise das narrativas dos horticultores que participavam regularmente da horta, foram elaboradas categorias de análise sobre as características predominantes da aprendizagem agroecológica, a saber: (1) trajetórias dos participantes, (2) aprendizagem como prática comunitária, (3) aspectos pessoais da aprendizagem, (4) práticas geradoras de aprendizagem e (5) dimensão político-social.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
ACEVEDO-OSORIO, A. Escuelas de agroecología en Colombia. La contrucción del conocimiento agroecológico en manos campesinas. En: ALTIERI, M.; SARANDON, S; MORALES, C.; FUNES, F.; SUIRA, S. (Ed.) CONGRESO LATINOAMERICANO DE AGROECOLOGÍA, 4., Lima, Peru, 2013. Anales… Lima, Peru: Sociedad Científica Latinoamericana de Agroecología (SOCLA), 2013. Disponível en: https://orgprints.org/view/projects/int-conf-socla-2013.html
DELORS, J. La educación encierra un tesoro. Madrid: Santillana. 1996.
DUSSI, M. C., FLORES, L. B.; BARRIONUEVO, M. E. Agroecología y educación: multidimensión en la comprensión de sistemas complejos en Patagonia. En: JORNADAS NACIONALES DE EXTENSIÓN RURAL Y IX DEL MERCOSUR: EL ENCUENTRO EN LA DIVERSIDAD, 17., Santa Fé, Argentina, 2014. Anales… Santa Fé. Argentina: Zavalla, 2014. p. 1015-1019.
ESCOBAR, A. (2016). Desde abajo, por la izquierda y con la tierra. Disponible en: https://elpais.com/elpais/2016/01/17/contrapuntos/1453037037_145303.html Acceso en: 30 de junio 2020.
GUBER, R. La etnografia, metodo, campo y reflexividad. Buenos Aires: Siglo Veintiuno, 2011.
LLERENA DEL CASTILLO, G.; ESPINET BLANCH, M. Agroecología escolar. Espana: Pollen, 2017.
MARTIN, R. B. Perspectiva teórica sobre el estudio de los contextos y comunidades de aprendizaje. En: MARTÍN, R, RINAUDO, M.C. y PAOLONI, P. V. Comunidades. Estudios y experiencias sobre contextos y comunidades de aprendizaje. Argentina: Eduvim, 2019, p. 75-13.
MARTÍN, R. B. 2014. CONTEXTOS DE APRENDIZAJE. Formales, no formales e informales. IKASTORRATZA e-Revista de Didáctica, v.12, 2014. Disponible en: http://www.ehu.eus/ikastorratza/12_alea/contextos.pdf Acceso en: 30 de junio 2020.
MARTÍN, R.B.; PALOMBO, N.; PERRONI GASULL, C.; PAREDES MALDONADO, Y.; SILVERA RUIZ, L.; SAGO HERRADOR, E. y CHIAPERO, F. La investigación educativa en diversos contextos de aprendizaje. Una experiencia de formación docente. En JORNADA DE EXPERIENCIAS E INVESTIGACIONES EDUCATIVAS EN CIENCIAS EXACTAS Y NATURALES, 1., 2019. Anales…Córdoba, Argentina. 2019.
MEJIA-ARAUZ, R. Tendencias actuales en la investigación del aprendizaje informal. Sinéctica, v.26, 2005. Disponible en: https://sinectica.iteso.mx/index.php/SINECTICA/article/view/246/239 Acceso en: 30 de junio 2020.
ROGOFF, B. The cultural nature of human development. Nueva York: Oxford Univ., 2003.
SANCHEZ DE PRAGER, M.; CASTELLANOS SIERRA, M.; CÁRDENAS HENAO, J.; ZAPATA, W.; CASTILLO ORDOÑEZ, E.; VELEZ ZABALA, F. ; GÓMEZ DUQUE, S. Aprendizajes en experiencia de apropiación de conocimiento (APS) agroecológico en familias campesinas del Valle del Cauca (Colombia). CONGRESO LATINOAMERICANO DE AGROECOLOGÍA - SOCLA, 5., La Plata, 2015. Anales… La Plata, 2015. Disponible en: http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/54447 Acceso en: 30 de junio 2020.
TRILLA, J.; GROS, B.; LÓPEZ, F. y MARTÍN, M. J. La educación fuera de la escuela. Ámbitos no formales y Educación Social. Barcelona, España: Ariel Educación. 2003.
VIA CAMPESINA. Movimiento Campesino Internacional. Disponible en: https://viacampesina.org/es/quignifica-soberanalimentaria/ Acceso en: 23 de junio 2020.