Avaliação de simulações interativas em ciências da Plataforma on-line “Phet” por meio de parâmetros de avaliação e de oficinas com futuros docentes

Conteúdo do artigo principal

Andreia Regina Cravo
Karina Dias Espartosa

Resumo

Para superar as dificuldades vivenciadas pelos professores ao explicar assuntos abstratos de ciências e de biologia, despertando o interesse do estudante, é possível recorrer às Tecnologias da Informação e Comunicação e aos Objetos de Aprendizagem. Objetivando avaliar o desempenho de três simulações interativas em ciências, da plataforma on-line PhET, este trabalho utilizou-se de protocolos de avaliação e desenvolveu oficinas com futuros docentes. Nos resultados são apresentados os desafios e as potencialidades dessas simulações, constatadas nas avaliações e nas oficinas.  Avaliou-se que a ferramenta se apresenta como uma boa estratégia didática de ensino e contribui positivamente no processo de ensino-aprendizagem. Ainda que as simulações demonstrem alguns parâmetros deficientes, verificou-se que o professor pode contorná-los atuando como mediador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Cravo, A. R., & Espartosa, K. D. (2021). Avaliação de simulações interativas em ciências da Plataforma on-line “Phet” por meio de parâmetros de avaliação e de oficinas com futuros docentes. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 14(1), 658–679. https://doi.org/10.46667/renbio.v14i1.389
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Andreia Regina Cravo, Instituto Federal do Paraná (IFPR) Assis Chateaubriand

Licenciatura em Ciências Biológicas - Instituto Federal do Paraná (IFPR).  Cursando  Especialização lato sensu em  Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal do Paraná  (IFPR).  

Karina Dias Espartosa, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Mestra em Ecologia - Universidade de São Paulo (USP). Professora - Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Referências

AGUIAR, E.V.B.; FLÔRES, M.L. P. Objetos de aprendizagem: conceitos básicos. In: TAROUCO, L.; COSTA, V.; ÁVILA, B.; BEZ, M.; SANTOS, E. (Org.). Objetos de aprendizagem: teoria e prática. Porto Alegre: Evangraf, 2014. cap. 1, p. 12-28.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

CABRAL, J. R. R.; DE CARVALHO, C. M.; CORRÊA FILHO, J. A.; DE CASTRO, A. M. B. Uma metodologia alternativa para o ensino de física: o uso de simuladores e sensores na busca de uma Aprendizagem Significativa. In: SIMPÓSIO NACIONAL DO ENSINO DE FÍSICA, 20., 2013. São Paulo, SP. Anais eletrônicos. Disponível em: https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/pibidfisica/Trabalhos%20Divulgados/XX%20SNEF/Jessica_e_Cristiane_-_XX_SNEF.pdf. Acesso em: 04 maio 2019.

CARDOSO, F. A.; FRENEDOSO, R. C.; ARAÚJO, M. S. T. Concepções de meio Ambiente entre estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas. Revbea, São Paulo, v.10, n 2, p. 95-112, 2015. Disponível em: http://revbea.emnuvens.com.br/revbea/article/view/4380/3006 Acesso em: 07 out. 2019.

COELHO, R. O. O uso da informática no ensino de física de nível médio. 2002. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, UFPel, Pelotas, 2002.

FALCHI, L. de F. O.; FORTUNATO, I. Simulador Phet e o ensino da tabuada na educação básica: relato de experiência. Revista on-line de Política e Gestão Educacional, p. 439-452, jan./abr. 2018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10672/7349 . Acesso em: 04 mai. 2019.

GREGÓRIO, E. A.; OLIVEIRA, L. G.; MATOS, S. A. Uso de simuladores como ferramenta no ensino de conceitos abstratos de Biologia: uma proposição investigativa para o ensino de síntese proteica. Experiências em Ensino de Ciências, v. 11, n. 1, p. 101-125, 2016. Disponível em: http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID303/v11_n1_a2016.pdf. Acesso em: 08 abr. 2019.

KAUARK, F. S.; MANHÃES, F. C.; MEDEIROS, C. H. Metodologia da pesquisa: um guia prático. Itabuna: Via Litterarum, 2010.

LEMOS, P. B. M. Auxiliando dificuldades de aprendizagem apontadas por estudantes do ensino médio por meio de objetos virtuais de aprendizagem. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v.13, n 1, p. 3-21, 2020. Disponível em: http://sbenbio.journals.com.br/index.php/sbenbio/article/view/265/82 . Acesso em: 28 ago. 2020.

MACÊDO, J. A. Simulações computacionais como ferramenta auxiliar ao ensino de conceitos básicos de eletromagnetismo: elaboração de um roteiro de atividades para professores do ensino médio. 2009. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

MACIEL, C.; BACKES, E. M. Objetos de aprendizagem, objetos educacionais, repositórios e critérios para sua avaliação. In: MACIEL, C. (Org.). Ambientes virtuais de aprendizagem. Cuiabá: EdUFMT, 2012. p. 161-198.

MAKUCH, F. B.; MARTINS, M. A. O uso do PhET Simulations no ensino de frações. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 2, mai./ago. 2018. Disponível em: https://revistas.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3753 . Acesso em: 08 abr. 2019.

MATOS, I. C.; LEÃO, M. F. Catalogação dos simuladores PhET de física para serem explorados no processo educativo ao longo do Ensino Médio. Revista Tecnologias na Educação, v. 25, p. 1-13, jul. 2018. Disponível em: http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2018/07/Art10-vol.25-Junho-2018.pdf. Acesso em: 07 out. 2019.

MENDES, A. P.; SANTANA, G. P.; JÚNIOR, E. S. F. P. O uso do software PhEt como ferramenta para o ensino de balanceamento de reação química. Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Manaus/AM, v. 8, p. 52-60, jan./jun. 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/280529396. Acesso em: 08 abr. 2019.

MESCK, A. P. de D.; MATTIA, J. L. Aliando alimentação, exercício e escrita: um desafio em simulação. Disponível em: https://phet.colorado.edu/services/download-servlet?filename=%2Factivities%2F3757%2Fphet-contribution-3757-6722.pdf. Acesso em: 24 jun. 2019.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações curriculares para o ensino médio. Ciências da natureza e matemática e suas tecnologias. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006, vol. 2, 135 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf. Acesso em: 08 abr. 2019.

MORALES, E. M.; GARCÍA, F. J.; BARRÓN, A. LOs Instructional Design based on an Ontological Model to Improve their Quality. In: SIMPOSIO INTERNACIONAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA, 8., 2006. LEÓN, SPAIN; 8TH INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON COMPUTERS IN EDUCATION, 8th., 2006. Proceedings… León: Universidad de León, 2006. p. 441-448. Disponível em: https://gredos.usal.es/handle/10366/55704?show=full. Acesso em: 02 ago. 2019.

MOTOMURA, O. Jogos de empresa. In: BOOG, G. G. Manual de treinamento e desenvolvimento. São Paulo:McGraw-Hill, 1980.

PHET SIMULAÇÕES INTERATIVAS. Universidade de Colorado Boulder. 2002. Disponível em: https://phet.colorado.edu. Acesso em: 07 out. 2019.

PIEDADE, C.; GUIMARÃES, J. W. N.; MACEDO, V. B.; SANTANA, G. P. Abordagem de reações químicas: uso do simulador PhET. Scientia Amazonia, v. 5, n. 2, p. 72-76, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Genilson_Santana/publication/309491530 . Acesso em: 08 abr. 2019.

POUPART, J.; DESLAURIERS, J.P.; GROULX, L.H.; LAPERRIÈRE, A.; MAYER, R.; PIRES, A. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Tradução de Ana Cristina Nasser. Petrópolis: Vozes, 2008.

REATEGUI, E.; BOFF, E.; FINCO, M. D. Proposta de diretrizes para avaliação de objetos de aprendizagem considerando aspectos pedagógicos e técnicos. RENOTE, v. 8, n. 3, dez. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1679-1916.18066 . Acesso em: 24 jun. 2019.

SABBADINI, F.; DE OLIVEIRA, M. J. F. Simulação interativa visual: uma ferramenta para tomada de decisão. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 3., 2006, Rio de Janeiro,RJ. Anais eletrônicos. Rio d Janeiro, RJ: UFRJ, 2006.

Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos06/22_VIS.pdf . Acesso em: 13 abr. 2019.

SANTOS, A. C. dos; NICOLETE, P. C.; SCHNEIDER, A. P.; DA SILVA, J. B. Ensino de biologia por investigação: um relato de experiência sobre o uso de laboratórios virtuais disponibilizados em AVEA, em uma proposta investigativa, para turmas de Ensino Médio. In: SILVA, J. B.; BILESSIMO, S. M. S.; ALVES, J. B. M. (Org.). Integração de tecnologias na educação: práticas inovadoras na educação básica. Araranguá, SC: Hard Tech Informática Ltda, 2018. vol. 2, p. 48-59.

SANTOS, C. V. dos; KLEIN, V.; BARIN, C. S. Objetos de aprendizagem em química e ciências: avaliando potencialidades e desafios. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, v. 6, n. 1, out. 2017. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/641/497 . Acesso em: 24 jun. 2019.

TAROUCO, L. M. R.; FABRE, M. J. M.; TAMUSIUNAS, F. R. Reusabilidade de objetos educacionais. RENOTE - Revista Novas Tecnologias para a Educação, v. 1. n. 1, fev. 2003. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/13628/7697 . Acesso em: 08 abr. 2019.

TAVARES, R. Animações interativas e mapas conceituais: uma proposta para facilitar a aprendizagem significativa em ciências. Revista on-line Ciência & Cognição, v. 13, n. 2, p. 99-108, 2008. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/222/121 . Acesso em: 13 abr. 2019.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

ZARA, R. A. Reflexão sobre a eficácia do uso de um ambiente virtual no ensino de Física. In: ENINED-ENCONTRO NACIONAL DE INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO, 2., 2011. Unioeste Cascavel/PR. Anais eletrônicos. p. 265-272. Disponível em: https://www.inf.unioeste.br/enined/anais/artigos_enined/A29.pdf. Acesso em: 08 abr. 2019.

Artigos Semelhantes

<< < 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.