Perfil dos alunos da EJA nas escolas da Superintendência Regional de Educação de Colatina / Espírito Santo

Conteúdo do artigo principal

Frederico Alves Morais Oliveira
Ione Maria de Matos

Resumo

O trabalho verificou como acontece o ensino de biologia na EJA da SRE Colatina, bem como, elaborou, aplicou e avaliou uma sequência didática. O diagnóstico da situação do ensino de biologia foi feito por meio de aplicação de questionários semiestruturados a alunos e professores de biologia, com a tabulação de dados. Foi elaborada uma sequência didática utilizando metodologia ativa sobre microbiologia. Os alunos são predominantemente jovens, possuem algum acesso à internet e estão no mercado de trabalho, tem interesse em fazer a prova do ENEM, o material didático utilizado por eles deve sofrer adaptações. O desenvolvimento e utilização de um Kit de aula prática,  mostrou-se eficaz visto que a média no questionário pós aula foi superior a 85%.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Oliveira, F. A. M. ., & Matos, I. M. de. (2021). Perfil dos alunos da EJA nas escolas da Superintendência Regional de Educação de Colatina / Espírito Santo. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 14(2), 911–932. https://doi.org/10.46667/renbio.v14i2.587
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Frederico Alves Morais Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestrado Profissional em Ensino de Biologia  - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).  Governador Valadares, MG - Brasil. Professor efetivo - Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr Jones dos Santos Neves;  Escola Estadual Machado de Assis e Centro Educacional Crescer.

 

Ione Maria de Matos, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorado em Ciências Biológicas - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, MG - Brasil. Professora adjunta do Departamento de Ciências Básicas da Vida, área de Fisiologia Humana e Biofísica - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Governador Valadares, MG - Brasil. 

Referências

ARROYO, M. Passageiros da noite: do trabalho para a EJA: itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis: Vozes, 2017.

BARDIN, Laurence. L’analyse de contenu. 10 ed. Paris: Presses Universitaires de France, 2001. v. 93117

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

______. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental, 1997.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a Educação de Jovens e Adultos /Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2000.

BRUNEL, Carmen. Jovens cada vez mais jovens na educação de jovens e adultos. Porto Alegre: Mediação, 2004.

CAMPOS, Claudinei José Gomes. Método de análise de conteúdo: ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v.57, n.5, p.611-614, 2004. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672004000500019 . Acesso em: 01 fev. 2020.

CARVALHO, Luana Rocha da Silva. Uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem da EJA: perspectivas didáticas, uso das TIC's e recursos pedagógicos. 2016. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

CRESPO, Antônio Arnot. Estatística fácil. 19. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

DANTAS, Alessandra Torrezan Sanches. Aprendendo fermentação biológica por investigação. In: VI SINECT – SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2018, 6., 2018. Anais... Ponta Grossa: PPGECT, 2018. Disponível em: http://www.sinect.com.br/2018/down.php?id=4056&q=1 . Acesso em: 01 jun. 2019.

DELIZOICOV, Demétrio. Tensões e transições do conhecimento. 1991. Tese de Doutorado. IFUSP/FEUSP, São Paulo, 1991.

_____. Problemas e problematizações. In: PIETROCOLA, M. (Org.). Ensino de física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2001. p. 125-150.

DELIZOICOV, D; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M.M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

DEMÉTRIO, Clayson Ferreira. Contextualização de conteúdos na EJA: a percepção de professores de ciências naturais. 2016. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11935 . Acesso em: 27 fev. 2019.

FERREIRA, Lorene Dutra Moreira E. Juvenilização na educação de jovens e adultos de Ouro Preto/MG: trajetórias e perspectivas dos estudantes mais jovens. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto -UFOP. Mariana, MG, 2015. Disponível em: https://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/5428/1 /DISSERTA%C3%87%C3%83O_Juveniliza%C3%A7%C3%A3oEduca%C3%A7%C3%A3oJovens.pdf. Acesso em: 01 jul. 2020.

GEGLIO P. C; RAISSA C.S. As diferenças entre o ensino de biologia na educação regular e na EJA. Interfaces da Educ., Paranaíba, v.2, n.5, p.76-92, 2011. DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v2i5.594

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2018. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101705_informativo.pdf Acesso em: 01 jul. 2020.

LIRA, Luzia dos Santos. A importância da prática experimental no ensino de biologia na educação de jovens e adultos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) -Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.

MERAZZI, Denise Westphal; OAIGEN, Edson Roberto. Atividades práticas do cotidiano e o ensino de ciências na EJA: A percepção de educandos e docentes. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 3, p. 1-18, jun. 2007. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1727. Acesso em: 05 ago. 2020.

MENEZES, Betânia Silva Rocha; GABRIEL, Júlio César de Castro. Enem comunitário: uma proposta para a contenção da evasão escolar e o desestímulo na EJA. 2015. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA) - Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.

MORAIS, Francisco Alexandro de. O ensino de Ciências e Biologia nas turmas de EJA: experiências no município de Sorriso - MT. Revista Iberoamericana de Educación n.º 48/6 - 10 de marzo de 2009. EDITA: Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI). Disponível em: https://rieoei.org/historico/expe/2612Morais.pdf. Acesso em: 26 fev. 2019.

MOREIRA, L. C.; SOUZA, G. S. de. O uso de atividades investigativas como estratégia metodológica no ensino de microbiologia: um relato de experiência com estudantes do ensino médio. Experiências em Ensino de Ciências. v. 11, n. 3, p. 1-17, IF.UFMT, Cuiabá, 2016.

MOTA, Elaine Aparecida. O ensino de ciências e de biologia na EJA: trabalhando com o lúdico. Instituto Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2015, 19 f. Disponível em : https://caco.ifsc.edu.br/arquivos/proeja/artigos_especializa%C3%8 7%C3%83o_proeja_ead/Elaine%20-%20Artigo%20final.pdf . Acesso em: 26 fev. 2019.

MUENCHEN, C.; DELIZOICOV, D. Os três momentos pedagógicos e o contexto de produção do livro “Física”. Ciência & Educação, Bauru, v. 20, n. 3, p. 617-638, 2014.

NASCIMENTO, Geusa Maria Arnaldo do, Práticas pedagógicas e materiais didáticos criativos e dinâmicos no ensino da biologia em EJA, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA) - Universidade de Brasília/ UAB. Brasília, 2010. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/5857/1/2010_GeusaMariaArnaldoDoNascimento.pdf Acesso em: 27 fev. 2019.

PARANHOS R.D; CARNEIRO M.H.S. Ensino de biologia na educação de jovens e adultos: distribuição da produção científica e aspectos que caracterizam o interesse intelectual de um coletivo de pesquisadores. Revista Contexto e Educação, n.108, p. 269-286, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.269-286

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P de. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v.16, n.1, p.59-77, 2011.

SILVA, Simone Gonçalves da. A certificação pelo Exame Nacional do Ensino Médio: implicações no currículo e no trabalho docente da educação de jovens e adultos. 2014. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.

VARGAS, P. G.; GOMES, M. DE F. C. Aprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos: novas práticas sociais, novos sentidos. Educação Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 449-463, abr./jun. 2013.

Artigos Semelhantes

<< < 23 24 25 26 27 28 29 30 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.