O ensino de zoologia em escolas da Superintendência Regional de Ensino de Caratinga/Minas Gerais

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Natália Siqueira Moreira
Ione Maria de Matos

Resumo

Objetivou-se analisar as metodologias e recursos didáticos utilizados no ensino de Zoologia em escolas da SRE de Caratinga e elaborar propostas que colaborem para o processo ensino-aprendizagem. Questionários semiestruturados foram aplicados a 28 professores que lecionam Ciências e/ou Biologia no sétimo e segundo anos dos ensinos fundamental e médio respectivamente, em 29 escolas estaduais de 7 municípios. A maior parte desses professores realizam o ensino pautado na memorização do conteúdo, utilizam principalmente o livro didático, não fazem relação eco evolutiva das espécies animais, faltam espaços para a realização de atividades práticas e recursos metodológicos. Propostas foram elaboradas e compiladas em um caderno de sugestões com estratégias para o ensino de Zoologia e disponibilizado aos professores e a SRE de Caratinga.

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Como Citar
Moreira, N. S., & Matos, I. M. de. (2020). O ensino de zoologia em escolas da Superintendência Regional de Ensino de Caratinga/Minas Gerais. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 13(1), 120–140. https://doi.org/10.46667/renbio.v13i1.312
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Natália Siqueira Moreira, Escola Estadual "Alberto Azevedo" e Escola Municipal "Barão do Rio Branco"

Mestrado Profissional  em Ensino de Biologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Campus avançado de Governador Valadares, MG - Brasil. Professora Efetiva de Biologia - Escola Estadual “Alberto Azevedo”; Professora Efetiva de Ciências - Escola Municipal “Barão do Rio Branco”. Inhapim, MG - Brasil.

Ione Maria de Matos, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Ciências Biológicas - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG - Brasil. Professora Adjunta - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF),  Campus avançado de Governador Valadares, MG - Brasil

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