Aula de campo como recurso metodológico para o conhecimento da malacofauna uma experiência com uma turma de graduação

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Breno Carvalho da Silva
Natanael Charles da Silva

Resumo

O filo Mollusca compreende um dos maiores filos do reino animal, no qual está inserido a classe Gastropoda, que representa 80% dos moluscos vivos. A presente pesquisa objetivou realizar uma atividade de campo com alunos da graduação em Ciências Biológicas que proporcionasse aos discentes envolvidos estudar a diversidade de moluscos (Gastrópodes) no litoral norte paraense (Vila dos pescadores, Bragança-PA), contribuindo para o conhecimento da malacofauna local e regional. A metodologia adotada se deu em três etapas: a) aula de campo; b) fixação do material e c) identificação e armazenamento em coleção zoológica. Obteve-se um total de 36 exemplares, distribuídos em 7 espécies e 5 famílias de gastrópodes. Diante dos resultados, considera-se que este estudo pode servir de guia para outras pesquisas, possibilitando a ampliação do conhecimento sobre a bioecologia desses animais.

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Como Citar
Silva , B. C. da ., & Silva , N. C. da . (2022). Aula de campo como recurso metodológico para o conhecimento da malacofauna: uma experiência com uma turma de graduação. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(1), 171–187. https://doi.org/10.46667/renbio.v15i1.651
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Breno Carvalho da Silva , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas - Instituto Federal do Pará (IFPA) Campus Abaetetuba, PA, Brasil - Discente curso de mestrado Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), PB, Brasil

Natanael Charles da Silva , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Mestre em Ensino de Biologia; Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor - Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Abaetetuba. Belém, PA - Brasil. 

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