Educação ambiental e ensino de biologia ações socioedcuativas não-formais em São Paulo-SP

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Valdir Lamim-Guedes

Resumo

Neste texto, apresentamos ações de educação ambiental e ensino de biologia desenvolvidas no Instituto Educadores Sem Fronteiras (ESF), São Paulo-SP, envolvendo uma abordagem interdisciplinar, lúdica, tecnologias de informação e comunicação, incentivo à participação dos alunos e a contextualização. Apresentaremos aulas integradas de biologia e química sobre crise hídrica, árvore da vida e estados da matéria e atividades desenvolvidas em algumas aulas, como projeto, e ações extraclasse. O processo aprendizagem foi contínuo, sendo desenvolvido ao longo do ano e não de forma pontual, em concordância com os principais pressupostos da educação ambiental e científica. Relevante e fundamental para o processo foi o intenso engajamento dos alunos no debate socioambiental, durante as atividades descritas.

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Como Citar
Lamim-Guedes, V. (2017). Educação ambiental e ensino de biologia : ações socioedcuativas não-formais em São Paulo-SP. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 10(1), 22–38. https://doi.org/10.46667/renbio.v10i1.40
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Valdir Lamim-Guedes, Universidade Federal de Ouro Preto

Biólogo e Mestre em Ecologia pela Universidade Federal de Ouro Preto, especialista em Jornalismo Científico (UNICAMP) e em Design Instrucional para EaD (UNIFEI) e Doutorando em Educação pela USP. É professor de graduação e pós-graduação no Centro Universitário Senac-Santo Amaro.

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