Aula de campo como recurso metodológico para o conhecimento da malacofauna uma experiência com uma turma de graduação

Conteúdo do artigo principal

Breno Carvalho da Silva
Natanael Charles da Silva

Resumo

O filo Mollusca compreende um dos maiores filos do reino animal, no qual está inserido a classe Gastropoda, que representa 80% dos moluscos vivos. A presente pesquisa objetivou realizar uma atividade de campo com alunos da graduação em Ciências Biológicas que proporcionasse aos discentes envolvidos estudar a diversidade de moluscos (Gastrópodes) no litoral norte paraense (Vila dos pescadores, Bragança-PA), contribuindo para o conhecimento da malacofauna local e regional. A metodologia adotada se deu em três etapas: a) aula de campo; b) fixação do material e c) identificação e armazenamento em coleção zoológica. Obteve-se um total de 36 exemplares, distribuídos em 7 espécies e 5 famílias de gastrópodes. Diante dos resultados, considera-se que este estudo pode servir de guia para outras pesquisas, possibilitando a ampliação do conhecimento sobre a bioecologia desses animais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva , B. C. da ., & Silva , N. C. da . (2022). Aula de campo como recurso metodológico para o conhecimento da malacofauna: uma experiência com uma turma de graduação. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(1), 171–187. https://doi.org/10.46667/renbio.v15i1.651
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Breno Carvalho da Silva , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas - Instituto Federal do Pará (IFPA) Campus Abaetetuba, PA, Brasil - Discente curso de mestrado Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), PB, Brasil

Natanael Charles da Silva , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Mestre em Ensino de Biologia; Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor - Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Abaetetuba. Belém, PA - Brasil. 

Referências

ABBATE, D.; SIMONE, L. R. L. Review of Pugilina from the Atlantic, with Description of a new species from Brazil (Neogastropoda, Melongenidae). African Invertebrates, v. 56, n. 3, p. 559-577, 2015.

ABDALA, G.; SARAIVA, N.; WESLEY, F. Plano de manejo da reserva extrativista caeté taperaçu. Diagnóstico da unidade de conservação. Brasília, ICMBio, p. 109, 2012.

ALBUQUERQUE, F. S.; PESO-AGUIAR, M. C.; ASSUNÇÃO-ALBUQUERQUE, M. J. T. Distribution, feeding behavior and control strategies of the exotic land snail Achatina fulica (Gastropoda: Pulmonata) in the northeast of Brazil. Braz. J. Biol, v. 68, n. 4, p. 837-842, 2008.

ALMEIDA, M.; AFONSO-NETO. O gastrópode Bradybaena similaris (Férussac, 1821) (Pulmonata, Xanthonychidae) como modelo experimental para estudo em laboratório. Act Biom Bras. v. 6, n. 2, p. 25-41, 2015.

ALVES, P. R.; SILVA, E. P. Evolução em campo: uma prática de ensino de evolução. Genética na Escola, v. 13, n. 1, p. 14-23, 2018. Disponível em: https://www.geneticanaescola.com/copia-volume-12-n-2. Acesso em: 19 set. 2021.

AMARAL, A. C. Z.; JABLONSKI, S. Conservation of marine and coastal biodiversity in Brazil. Conservation Biology, v. 19, n. 3, p. 625-31, 2005. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/3591046. Acesso em: 2 set. 2021.

AZEVEDO, H. J. C. C.; FIGUEIRÓ, R.; ALVES, D. R.; VIEIRA, V.; SENNA, A. R. O uso de coleções zoológicas como ferramenta didática no ensino superior: um relato de caso. Revista Práxis, v. 4, n. 7, p. 43-46, 2012. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/praxis/article/view/548. Acesso em: 14 jul. 2021.

BARBOSA, F. S. Tópicos em malacologia médica. Rio de Janeiro, Fiocruz, 1995.

BEASLEY, C. R.; FERNANDES, C. M.; GOMES, C. P.; BRITO, B. A.; SANTOS, S. M. L.; TAGLIARO, C. H. Molluscan diversity and abundance among coastal habitats of Northern Brazil. Ecotropica, v. 11, n. 1, p. 9-20, 2005.

BEHLING, H.; COHEN, M. C. L.; LARA, R. J. Studies on Holocene mangrove ecosystem development and dynamics of the Bragança Peninsula in northeastern Pará, Brazil. Palaeogeography, Palaeoclimatology, Palaeoecology, v. 167, p. 225-242, 2001.

BIFANO, M. E. Conchas: guia prático. São Paulo, Nobel, p. 64, 1998.

CÁRIAS, L. R. B.; MOURÃO, L. R. D.; SANTOS, M. L. B.; GOMES, F. T. Biologia na escola: uma nova estratégia de ensino. Analecta, Minas Gerais, v. 4, n. 4, nov./2018. Disponível em: https://seer.cesjf.br/index.php/ANL/article/download/1763/1109. Acesso em: 10 jun. 2021.

CARVALHO, J. B.; BATISTA, B. B.; BARROS, L. S.; SANTOS, I. I.; COUCEIRO, R. M. Levantamento da Malacofauna nos munícipios de Belterra e Santarém, Pará, Brasil. CONBEP, 20., 2017. Anais...Florianópolis, SC, 2017.

COSTA, E. R. P.; SILVA JUNIOR, F. X. Aula de Campo Como Facilitador de Ensino-Aprendizagem: Um estudo sobre o curso de turismo do Ceres Currais Novos-RN. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.15, n. 4, p. 01-24, 2021. Disponível em: https://arquivos.info.ufrn.br/arquivos/201704824734d646617637c4eb17a6a09/PPC_TURISMO_CERES_2013.pdf. Acesso em: 10 out. 2021.

ERNESTO, M.; CORDANI, U. G.; CARNEIRO, C. D. R.; DIAS, M. A. F. S.; MENDONÇA, C. A.; BRAGA, E. S. Perspectivas do ensino de Geociências. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, p. 331-343, São Paulo, 2018.

FAO. Organización de las Naciones Unidas para la alimentación y la agricultura, Rome. Arquivo de notícias, 2018. Disponível em: https://www.fao.org/news/archive/news-by-date/2018/pt/. Acesso em: 8 out. 2021.

FARIA, R. S.; TARDIN, B. O.; ROQUE, F. Ensino de biologia da invasão, competição e controle biológico usando moluscos vivos. Revista Eixo, v. 9, n. 3, 2020. Disponível em: http://revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo/article/view/729/539. Acesso em: 02 nov. 2021.

FAPESPA. FUNDAÇÃO AMAZÔNIA DE AMPARO A ESTUDOS E PESQUISAS DO PARÁ - FAPESPA. Estatística Municipal – Bragança, 2011. Disponível em: https://fapespa.pa.gov.br/noticia/1311. Acesso em: 12 fev. 2021.

FRANSOZO, A.; NEGREIROS-FRANSOZO, M. L. Zoologia dos invertebrados. Rio de Janeiro, RJ: Gen Roca, 2016.

GRAF, D. L.; CUMMINGS, K. S. The freshwater mussels (Unionoida) of the world (and other less consequential bivalves). MUSSELpdb Introduction Browse d'basing, 2018. Disponível em: http://mussel-project.uwsp.edu/db/. Acesso em: 7 out. 2021.

GRASSO, M.; TOGNELLA, M. M. P. Valor sócio-econômico. In: Schaeffer-Novelli, Y. (Ed.). Manguezal: ecossistema entre a terra e o mar. Carribean Ecological Research, São Paulo, 1995. p.43-48

KRAUSE, G.; SCHORIES, D.; GLASER, M.; DIELE, K. Spatial patterns of mangrove ecosystems: the Bragantinian mangroves of northern Brazil (Bragança, Pará). Ecotropica, v. 7, p. 93-107, 2001.

LIMA, M. K. S. Moluscos marinhos: uma abordagem sistemática e uma caracterização da malacofauna de um paleovale submerso da Plataforma Continental na costa Oeste do Estado do Ceará, Brasil. 2021. 99 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.

LIMA, R. A.; BRAGA, A. G. S. A relação da educação ambiental com as aulas de campo e o conteúdo de biologia no ensino médio. REGET/UFSM. Santa Maria, v. 18, n. 4, 2014. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/231164728.pdf. Acesso em: 1 jun. 2022.

MITTERMEIER, R.A.; MYERS, N.; THOMSEN, J. B.; FONSECA, G. A.; OLIVIERI, S. Biodiversity hotspots and major tropical wilderness areas: approaches to setting conservation priorities. Conserv. Biol. v. 12, p. 516-520, 1998.

MORALES, D. A. La salida de campo como recurso didáctico para enseñar ciencias. Una revisión sistemática. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, v. 15, n. 3, p. 3103-3103, 2018.

MOREIRA, R.; OLIVO, A. L.; BEREZUK, P. A. Concepções e práticas de docentes sobre as atividades de campo. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIA, 10., 2017. Anais...Sevilla, 2017. p.2165-2170.

NASCIMENTO, E. R.; MENEZES, J. B. F.; SOUSA, S. A. Coleções zoológicas: possibilidades e integração no ensino, pesquisa e extensão. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2019, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Realize Eventos Científicos e Editora Ltda, 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/59547. Acesso em: 14 jul. 2021.

OLIVEIRA, A. P. L. de; CORREIA, M. D. Aula de campo como mecanismo facilitador do ensino-aprendizagem sobre os ecossistemas recifais em Alagoas. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Santa Catarina, v. 6, n. 2, p.163-190, 2013.

PACHECO, P.; MARTINS, M. F. O escargot. Higiene alimentar. v.12, n. 55, p. 43-46, 1998.

RIBEIRO, P. K; CALIXTO, F. A; KELLER, L. A; MARQUES, M. E. F. O sururu como produto de subsistência e renda da população ribeirinha, Brasil - Revisão de literatura. Semioses, v. 10, n. 3, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5141. Acesso em: 12 set. 2021.

PAIVA, A. B.; SUDÉRIO, F. B. Aulas de campo interdisciplinares como estratégias formativas para docentes de Ciências Biológicas. Scientia Plena. v. 15, n. 8, 2019. Disponível em: https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/4894/2204. Acesso em: 2 nov. 2021.

PORTELA, J. F. La salida de campo como recurso didáctico para conocer el espacio geográfico: El caso de la ciudad de Valladolid y de Soria. Didáctica Geográfica, v. 18, n. 1, 2018. Disponível em: http://didacticageografica.agegeografia.es/index.php/didacticageografica/ar ticle/viewFile/384/357. Acesso em: 21 mar. 2021.

RIOS, E. C. Compendium of Brazilian Sea Shells. Rio Grande, Evangraf, p. 668, 2009.

SANTANA, P.; CORREA, R.; GONÇALVES J.; SANTA-BRÍGIDA, N.; MARTINS, T.; VENEZA, I.; SILVA, R.; EVANGELISTA-GOMES, G. Prospecção de crustáceos e moluscos comercializados na feira livre de Bragança, Pará, Amazônia costeira. In: Ciência e tecnologia do pescado: uma análise pluralista. São Paulo: Editora Científica Digital, 2020. p. 307-328.

SANTOS, J.; COVELO, F.; FIDALGO, C.; SALES, F. Coleções biológicas. Revista de Ciência Elementar, v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://rce.casadasciencias.org/rceapp/art/2021/008/. Acesso em: 01 jun. 2022.

SILVA, A. F.; OLIVEIRA JÚNIOR, R. J. Aula de campo como prática de ensino -aprendizagem: sua importância para o ensino da Geografia. ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS, 18., 2016. Anais..., 2016 Disponível em: http://www.eng2016.agb.org.br/resources/anais/7/1468291713_ARQUIVO_AuladeCampo-ENG2016.pdf. Acesso em: 29 abr. 2021.

SILVA, B. B. Diagnóstico da pesca no litoral paraense. Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Federal do Pará. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, 2004.

SILVA, M. E.; CAMPUS, C. R. P. Aulas de campo para alfabetização científica: práticas pedagógicas escolares. 284p. (Série pesquisa em educação em ciências e matemática; 6. ed.), 2015.

VIEIRA, F. L.; SILVA, G. M.; PERES, J. P. S.; ALVES, E. D. L. Causas do desinteresse e desmotivação dos alunos nas aulas de Biologia. Universitas Humanas, Brasília, v.7, n. 1/2, p. 95-109, 2010. Disponível em: http://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/index.php/universitashumanas/article/download/1061/1238. Acesso em: 23 nov. 2020.

VIVEIRO, A. A.; DINIZ, R. E. S. As atividades de campo no ensino de ciências: reflexões a partir das perspectivas de um grupo de professores. In: NARDI, R (Org.). Ensino de ciências e matemática, I: temas sobre a formação de professores. São Paulo: UNESP, 2009.

ZHAO, L.; WALLISER, E. O.; MERTZ-KRAUS, R.; SCHÖNE, B. R. Unionid shells (Hyriopsis cumingii) record manganese cycling at the sediment-water interface in a shallow eutrophic lake in China (Lake Taihu). Palaeogeography, Palaeoclimatology, Palaeoecology, v. 484, p. 97-108, 2017. Disponível em: https://www.cabdirect.org/cabdirect/abstract/20183057112. Acesso em: 15 ago. 2020.

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.