A temática étnico-racial na comunidade discursiva de Ciências e Biologia

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Lívia da Silva Queiroz
Maria Margarida Pereira de Lima Gomes

Resumo

Este estudo objetiva compreender que normas e padrões sobre questões étnico-raciais vêm sendo produzidos no âmbito da comunidade discursiva de ensino de Ciências e Biologia. Entende-se que tal comunidade é formada por professores/as e pesquisadores/as interessados na produção curricular dessas disciplinas. Metodologicamente, levantou-se trabalhos dos anais dos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia, entre 2016 e 2021, uma vez que tais eventos reúnem membros dessa comunidade. Os resultados apontam uma busca por afastamento de perspectivas que justificaram “cientificamente” o racismo. A Lei 10.639/2003 aparece associada aos conhecimentos científicos na produção dessas disciplinas, tanto na formação docente quanto na educação básica, transformando suas finalidades de ensino. Os/as docentes “desejáveis” são aqueles que buscam superar a fragmentação curricular, questionando as “verdades” científicas.

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Como Citar
Queiroz, L. da S., & Gomes, M. M. P. de L. . (2022). A temática étnico-racial na comunidade discursiva de Ciências e Biologia. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(nesp.2), 550–568. https://doi.org/10.46667/renbio.v15inesp2.728
Seção
Dossiê Temático - Relações Étnico-raciais e o Ensino de Biologia
Biografia do Autor

Lívia da Silva Queiroz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Educação - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ - Brasil

Maria Margarida Pereira de Lima Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorado em Educação - Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ - Brasil. Professora Associada - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ - Brasil. 

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