Vozes-mulheres-negras no ensino de Biologia para uma escola comprometida com a promoção da saúde

Conteúdo do artigo principal

Brenda Iolanda Silva do Nascimento
Iago Vilaça de Carvalho
Fernanda Antunes Gomes da Costa

Resumo

Este ensaio tem por objetivo discutir a possibilidade de promoção da saúde emancipatória a partir do diálogo com a literatura de mulheres negras no Ensino de Biologia. Acreditamos ser a invisibilidade de certas narrativas no espaço escolar um fator de adoecimento e pauta importante para se pensar práticas pedagógicas que possam enfrentar os perigos de uma história única. Portanto, buscar caminhos para epistemologias que possam convocar as experiências negras se mostra urgente e capaz de corporificar a escola. Através das reflexões teóricas de bell hooks, Paulo Freire e das interlocuções com a literatura de Conceição Evaristo, desejamos que este corpo-escola possa favorecer a construção de comunidades pedagógicas engajadas com a promoção da saúde no ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Nascimento, B. I. S. do, Carvalho, I. V. de, & Costa, F. A. G. da . (2022). Vozes-mulheres-negras no ensino de Biologia para uma escola comprometida com a promoção da saúde. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(nesp.2), 513–530. https://doi.org/10.46667/renbio.v15inesp2.739
Seção
Dossiê Temático - Relações Étnico-raciais e o Ensino de Biologia
Biografia do Autor

Brenda Iolanda Silva do Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrado em Educação em Ciências e Saúde - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde (NUTES) . Rio de Janeiro, RJ - Brasil.  

Iago Vilaça de Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Educação em Ciências e Saúde - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Doutorado em andamento em Educação em Ciências e Saúde  - Universidade Federal do Rio de Janeiro-Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde (UFRJ/NUTES) . Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

Fernanda Antunes Gomes da Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Letras Vernáculas - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ - Brasil.  Professora Adjunta - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Macaé, RJ - Brasil. Professora Colaboradora do Programa de Pós - Graduação em Educação em Ciências e Saúde - Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde (NUTES) . Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

ARRAES, Jarid. Redemoinho em dia quente. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2019.

ARRAES, Jarid. Um buraco com meu nome. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2021.

AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Pólen Livros, 2019.

BERTH, Joice. O que é empoderamento? Belo Horizonte: Letramento, 2018.

BRASIL. Lei 10.639/03, de 9 de janeiro de 2003. Diário Oficial da União, de janeiro de 2003.

BRASIL. Lei 11.645 / 08, de 10 de março de 2008. Diário Oficial da União, de março de 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria Executiva. Secretaria de Educação Básica. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, SED, CNE, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 18 abr. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e ações para educação das relações étnico-raciais. Brasília, DF: SECAD, 2006.

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.

CARNEIRO, Sueli. Instituto da Mulher Negra. Epistemicídio. Brasil, set. 2014. Disponível em: https://www.geledes.org.br/epistemicidio/ Acesso em: 29 jan. 2021.

EVARISTO, Conceição. Becos da memória. 3. ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2017.

EVARISTO, Conceição. Da grafia-desenho de minha mãe, um dos lugares de nascimento de minha escrita. Representações performáticas brasileiras: teorias, práticas e suas interfaces. Belo Horizonte: Mazza, 2007. p. 16-21.

EVARISTO, Conceição. Da representação à auto-apresentação da Mulher Negra na Literatura Brasileira. Revista Palmares, v. 1, n. 1, p. 52-57, 2005.

EVARISTO, Conceição. Insubmissas lágrimas de mulheres. 2. ed. Rio de Janeiro: Malê, 2016.

EVARISTO, Conceição. Poemas da recordação e outros movimentos. Belo Horizonte: Nandyala, 2008.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1979.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

GELEDÉS, Instituto da Mulher Negra. A educação de meninas negras em tempos de pandemia: o aprofundamento das desigualdades. Brasil, abr. 2020. Disponível em: https://www.geledes.org.br/a-educacao-de-meninas-negras-em-tempos-de-pandemia-o-aprofundamento-das-desigualdades/ Acesso em: 22 mai. 2021.

GOMES, Nilma. Lino. O Movimento Negro educador. Petrópolis: Vozes, 2017.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

HOOKS, bell. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos; 2018.

KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação – Episódios de Racismo Cotidiano. Rio de Janeiro. Livros Cobogó, 2019.

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. 10 ed. São Paulo: Ática, 2014.

NASCIMENTO, Brenda. A educação em ciências e saúde a partir de vozes-mulheres: uma proposta didática para abordagem do tema saneamento básico no ensino fundamental. Lucía – Revista feminista de cultura visual e tradução. São Paulo, p. 214 – 224, 2019.

NASCIMENTO, Brenda Iolanda Silva; CARVALHO, Iago Vilaça de; COSTA, Fernanda Antunes Gomes da. A sala de aula no contexto de (Pós) pandemia: ressignificando conteúdos de Ciências a partir de textos escreviventes. Dialogia, n. 36, p. 205-219, 2020.

NASCIMENTO, Brenda Iolanda Silva; COSTA, Fernanda Antunes Gomes da. Possíveis impactos no Ensino de Ciências a partir da Educação das Relações Étnico-Raciais: uma revisão bibliográfica. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, 2021. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/83834 Acesso em: 18 mar. 2022.

PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Ed. 34, 2010.

PIVETTA, Fátima; PORTO, Marcelo F. Por uma promoção da saúde emancipatória nos territórios urbanos: a proposta do laboratório territorial de Manguinhos. Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2009.

REYES, Yolanda. Ler e brincar, tecer e cantar: literatura, escrita e educação. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento: Justificando, 2017.

VERRANGIA, Douglas; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Cidadania, relações étnico-raciais e educação: desafios e potencialidades do ensino de Ciências. Educação e Pesquisa, v. 36, p. 705-718, 2010.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.