Correlação e causalidade em aulas de Biologia baseadas no ensino por investigação

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Beatriz Busin Campos
Maíra Batistoni e Silva

Resumo

Correlação e causalidade são conceitos importantes para o entendimento de conhecimentos científicos, porém são comumente confundidos. Desenvolvemos e aplicamos uma sequência didática (SD) para investigar como estudantes do Ensino Médio relacionam variáveis na análise de dados e avaliar como uma SD que discute  correlação e causalidade ajuda na construção de explicações baseadas em evidências. A SD investigativa abordou a microbiota intestinal e, durante sua aplicação, verificamos que os estudantes costumam inferir causalidade através de dados que demonstram correlações, muitas vezes  utilizando  conhecimentos prévios para justificar tais inferências. Também ponderamos que, por a SD ter sido aplicada remotamente, a interação entre  pares,  fundamental na abordagem investigativa,  não foi efetiva, explicando a dificuldade de os estudantes  reconhecerem e superarem os erros cometidos.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Campos, B. B., & Silva, M. B. e. (2023). Correlação e causalidade em aulas de Biologia baseadas no ensino por investigação. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(1), 234–253. https://doi.org/10.46667/renbio.v16i1.904
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Beatriz Busin Campos, Universidade de São Paulo

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências - Universidade de São Paulo (USP) São Paulo, SP - Brasil. Professora de ciências - Maple Bear Alto de Pinheiros. São Paulo, SP - Brasil

Maíra Batistoni e Silva, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação - Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP - Brasil. Professor Doutor  - Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP - Brasil.

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