Biology education and racismEnseñanza de biología y racismo: representaciones de cuerpos negros en colecciones didácticas de ciencias de la naturaleza y sus tecnologías representations of black bodies in natural sciences and technologies textbooks
Main Article Content
Abstract
This article aims to characterize the imagery representation of black bodies in four collections of textbooks on Natural Sciences and its Technologies, approved in the PNLD-EM/2021. The criteria for approving the collections are closely related to Law 10.639/03, which represents a commitment to the education of ethnic-racial relations and the fight against racism. The research methodology had a quantitative-qualitative character to analyze the collections according to the total number and type of images in analytical categories. The results indicate the negligible presence of blackbody images, representing 12% of the total images. The impacts that this black underrepresentation will cause on the student population must be credited to the omission of these collections, as they do not show commitment to the fight against racism.
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
References
ALMEIDA, Silvio. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018.
AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues; FERRARO, Nicolau Gilberto; PENTEADO, Paulo Cesar Martins; TORRES, Carlos Magno; SOARES, Júlio; CANTO, Eduardo Leite do; LEITE, Laura Celloto Canto. Moderna Plus: ciências da natureza e suas tecnologias: manual do professor. São Paulo: Moderna, 2020.
BENVENUTO, Fabiana; AYRES, Ana. Cléa. Moreira. Currículo de Ciências e relações étnico-raciais: uma relação em construção. Revista da SBEnBio, v.7, p.1899-1910, 2014.
BOLSANELLO, Maria Augusta. Darwinismo social, eugenia e racismo “científico”: sua repercussão na sociedade e na educação brasileiras. Educar em Revista, v.12, p.153-165, 1996.
BRASIL. Decreto nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Diário Oficial da União, Brasília, 19 jul. 2017b. Seção 1, p. 7.
BRASIL. Decreto-Lei nº 91.542, de 19 de agosto de 1985. Institui o Programa Nacional do Livro Didático, dispõe sobre sua execução e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 20 ago. 1985. Seção 1, p. 12178.
CAVALCANTI, Erinaldo. Livro didático: produção, possibilidades e desafios para o ensino de História. Revista História Hoje, v.5, v.9, p.262-284, 2016.
CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e pesquisa, v. 30, n. 3, p. 549-566, 2004.
FARIAS, Eric Vinaud de Melo de; PEREIRA-FERREIRA, Cristiane; AZEVEDO, Hugo José; BARROS, Renanda. Paiva da Silva; COSTA, Elaine Cristina Pereira. 20 anos de Enpec: um levantamento sobre livros didáticos em Ciências Biológicas e Naturais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12., 2019. Atas do XII ENPEC, Natal, RN, 2019.
FERREIRA, Márcia Serra. S.; SELLES, Sandra Escovedo. Análise de livros didáticos em Ciências: entre as ciências de referência e as finalidades sociais da escolarização. Educação em Foco (Juiz de Fora), v.8, n.1-2, p. 63-78, 2004.
FREITAS, Neli Klix; RODRIGUES, Melissa Haag. O livro didático ao longo do tempo: a forma do conteúdo. DAPesquisa, v.3, n.5, p.300-307, 2008.
GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: HENRIQUES, R. (Org.). Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03. Brasília: Secad/MEC, 2005. p. 39-62.
GOULD, Stephen Jay. A falsa medida do homem. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
LEVY, Raquel Santos; SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Márcia Serra. Examining the ambiguities of the human race concept in biology textbooks: tensions between knowledge and values expressed in school knowledge. In: HAMMAN, M.; REISS, M.; BOULTER, C.; TUNNICLIFFE, S. D. (Org.). Biology in Context: Learning and teaching for the twenty-first century. Londres: Institute of Education University of London, 2008. p. 338-346.
LOPES, Mario Olavo da Silva. Representação étnico-racial nos livros didáticos de ciências da natureza. 2016. 73 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016.
LOPES, Sônia; ROSSO, Sergio. Ciências da Natureza. São Paulo: Moderna, 2020.
MARTINS, Isabel. Quando o objeto de investigação é o texto: uma discussão sobre as contribuições da Análise Crítica do Discurso da Análise Multimodal como referenciais para a pesquisa sobre livros didáticos de Ciências. In: Nardi R (Org.), A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. p. 95-116. São Paulo: Escrituras, 2007.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
MUNAKATA, Kazumi. O livro didático como mercadoria. Pro-Posições, v. 23, n.3, p. 51-66, 2012.
OLIVEIRA, Ana Carolina Pereira. Finalidades da Disciplina Escolar Biologia nas Políticas Curriculares (1996-2018). 2021. 93 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ: UFF, 2021.
PRALON, Lúcia. Imagem e produção de sentido: as fotografias no livro didático. In: MARTINS, I.; GOUVÊA, G.; VILANOVA, R. O livro didático de Ciências: contextos de exigência, critérios de seleção, práticas de leitura e uso em sala de aula. Rio de Janeiro, 2012.
PINHEIRO, Regiane Machado de Souza; ECHALAR, Alda Daniele Lima; QUEIROZ, José Rildo. As políticas públicas de livro didático no Brasil. Educar em Revista, 37: e81261, 2021.
ROSA, Marcelo Daquino; MEGID NETO, Jorge. Livro didático de Ciências, Programa Nacional do Livro Didático e Indústria cultural: alguns elementos para reflexão. Revista da SBEnBio, v.9, p.1346-1357, 2016.
SANTOS, Kelly Cristina dos. Diálogo: ciências da natureza e suas tecnologias: manual do professor. São Paulo: Moderna, 2020.
SANTOS, Lucas Santiago; TOLENTINO NETO, Luiz Caldeira Brant. De que forma pessoas negras têm sido representadas em livros didáticos de Ciências utilizados em escolas públicas de Santa Maria- RS? Research, Society and Development, v. 7, n. 9, p. 1-16, 2018.
SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Márcia Serra. Influências histórico-culturais nas representações sobre as estações do ano em livros didáticos de Ciências. Ciência & Educação, v.10, n. 1, p.101-110, 2004.
SEPULVEDA, Claudia; LIMA, Diego de Brito; RIBEIRO, Mariléa Gonçalves; ARTEAGA, Juan Manuel Sánchez. Variabilidade humana, raça e o debate sobre cotas raciais em universidades públicas: articulando ensino de genética à educação em direitos humanos. In: TEIXEIRA, P. P.; OLIVEIRA, R. D. V. L.; QUEIROZ, G. R. P. C. (Org.). Conteúdos cordiais: biologia humanizada para uma escola sem mordaça. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2019. p. 85-105.
SILVA, Ingrid Letícia Pinto Marinho; AYRES, Ana Cléa Moreira. Diversidade e ensino de ciências: análise da produção envolvendo as relações étnico-raciais em periódicos nacionais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12., 2019. Atas do XII ENPEC, Natal, RN, 2019.
SILVA, Ana Célia A discriminação do negro no livro didático. 2. ed. Salvador: Edufba, 2004. 112p.
SILVÉRIO, Florença Freitas; MOTOKANE, Marcelo Tadeu O corpo humano e o negro em livros didáticos de Biologia. Contexto & Educação, Ano 34, nº 108, p. 26-41, maio/ago. 2019.
SOUZA, Bárbara Cristina Morelli; AYRES, Ana Cléa Moreira. Questões étnico-raciais no ensino de Ciências: um panorama dos trabalhos publicados em eventos e revistas da área. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2018. Anais...Belém, PA: IEMCI, UFPA, 2018. p.3969-3978.
THOMPSON, Miguel; RIOS, Eloci Peres; SPINELLI, Walter; REIS, Hugo; SANT’ANNA, Blaidi; NOVAIS, Vera Lúcia Duarte de; ANTUNES, Murilo Tissoni. Conexões: ciências da natureza e suas tecnologias: manual do professor. São Paulo: Moderna, 2020.
TRIVELATO, Silvia. Que corpo/ser humano habita nossas escolas? In: MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA M. S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2005.
VALIENTE, Carine; SELLES, Sandra. Representação de corpos humanos em livros didáticos de Ciências em perspectivas históricas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11., 2017. Atas do XI ENPEC, Florianópolis, SC, 2017.
VALIENTE-VIANNAY, Carine Costa. O corpo humano e o ensino de ciências: analisando os livros didáticos sob uma perspectiva sócio histórica. 2016. 186 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro . São Gonçalo, RJ: UERJ, 2016.
VERRANGIA, Douglas. Criações docentes e o papel do ensino de Ciências no combate ao racismo e a discriminações. Educação em Foco (Juiz de Fora), v. 21, n.1, p.79-103, 2016.
WADE, Peter. Raça: natureza e cultura na ciência e na sociedade. In: HITA, M. G. (Org.). Raça, racismo e genética: em debates científicos e controvérsias sociais. Salvador: EDUFBA, 2017. p. 47-80.